Lions

Prévia: Chiefs voltam ao batente contra os ressurgentes Lions

Um time é modelo de excelência na liga há anos, enquanto o outro parece estar cada vez menos distante. Dá para os Lions causarem estrago na Semana 1?

Setembro chegou e é hora do otimismo reinar – e otimismo pode ser o nome do meio do Detroit Lions: um time que não disputa os playoffs desde 2016, mas que parece estar na melhor posição desde então para voltar ao mata-mata. A primeira missão é espinhosa: abrir a temporada contra o atual campeão Kansas City Chiefs em pleno Arrowhead Stadium.

Enquanto Patrick Mahomes e sua equipe vivenciaram mais uma intertemporada de comemorações e tranquilidade com relação ao futuro, Dan Campbell e seus comandados tiveram de lidar com o gostinho amargo de não se classificar aos playoffs pelos critérios de desempate, ainda que tenham muito ao que se apegar pelo bom fim de temporada.

Detroit Lions (0-0) @ Kansas City Chiefs (0-0)
Arrowhead Stadium, Kansas City, MO
️️ Quinta-feira, 07 de setembro, 21:20. ESPN2 e Star
Kansas City favorito por 4.5 pontos

Com ou sem Jones/Kelce, Chiefs são melhor time

A linha de 4.5 pontos mostra que, apesar do favoritismo de Kansas City, esse jogo é considerado até um pouco equilibrado pelas casas de aposta. Muito disso se deve pelas prováveis ausências de Travis Kelce e Chris Jones – o primeiro machucou seu joelho no treino de terça-feira, o segundo está distante da franquia há bastante tempo enquanto negocia um novo contrato. Sem duas de suas três grandes estrelas, tem gente que acha que os Chiefs vão sofrer na quinta-feira.

Eu não acho.

O fato de Mahomes/Kelce/Jones serem parte da elite em suas respectivas posições ofusca que o elenco de Kansas City é muito bem construído. A linha ofensiva, por exemplo, é uma das melhores da liga; a secundária é jovem e possui nomes de bom nível; a quantidade de jogadores ‘bons, mas não espetaculares’ que esse elenco possui não é pequena, e eles fazem bastante a diferença ainda que passem despercebido.

Acho que Kansas City é um time melhor que Detroit e que encaixa bem no matchup. No ano passado, os passes de Mahomes viajaram, em média, 7.2 jardas por tentativa – de longe a menor marca de sua carreira. Não olho para os Lions e vejo um pass rush eficiente e capaz de causar problemas para a linha ofensiva adversária, de modo que os Chiefs darão tempo suficiente para seu quarterback explorar melhor os matchups. Não haverão muitas jogadas explosivas, o que não é um problema para o time que liderou a NFL em jardas após a recepção na temporada passada.

Kelce e Jones são vitais em partidas contra adversários como Bengals e Bills nos playoffs. Contra o Detroit Lions em casa, a ausência deles machuca um pouco menos.

Jogo-termômetro ideal para os Lions

Se você entra numa temporada cheio de expectativas e acha que pode finalmente voltar aos playoffs, que desafio melhor do que abrir contra o atual campeão fora de casa? Não é pequena a lista de pessoas que acredita que esse time dos Lions pode vencer a divisão (e me incluo nela), no entanto, até a bola oval voar, tudo não passa de projeção.

Se quer entender o quão preparado o time de Detroit está, jogar em Kansas City na semana 1 é o melhor termômetro que existe.

Jared Goff é hoje um quarterback melhor do que o que vimos no Los Angeles Rams, todavia ainda é um jogador que despenca de produção quando não está em situação de conforto. Sem Chris Jones pressionando-o pelo interior, sua vida fica menos complicada; Amon-Ra St. Brown, que está totalmente recuperado, será seu melhor amigo nessa dura estreia. E a linha ofensiva permanece como uma das melhores da NFL.

Tudo isso pode não ser suficiente, mas aqui uma vitória moral pode fazer muito bem. Acredite, os Lions sabem o quanto vai ser difícil vencer no Arrowhead Stadium, então sairão dessa partida com o máximo de lições possível. A remodelada defesa consegue segurar os quarterbacks de elite? O ataque vai continuar jogando bem e de forma criativa? Esse time vai dar trabalho para as superpotências como os Chiefs ou estão se iludindo demais?

Perguntas que o jogo de abertura da NFL vai ajudar a esclarecer.

Para saber mais:
Guia Temporada 2023 pra quem tem pressa: ponto forte, fraco e quantas vitórias seu time vai ter
Prévias 2023: Lions podem fechar 30 anos de amargura
Prévias 2023: A esperança, finalmente, voltou aos Panthers
5 perguntas que a temporada da NFL irá te responder

“odds