Após a semana 8, é hora de começar a fazer contas e ver os cenários possíveis. Pensando nisso, separamos a situação pré-rodada 9 dos times, com base em cálculos e projeções. Todos os números usados como referência são do Pro Football Focus e levam em conta força da tabela, elenco e mais alguns dados. Sem mais delongas, vamos aos cenários.
Com o pé em janeiro
Probabilidade: acima de 90%
O Philadelphia Eagles é dono da melhor campanha e apenas uma tragédia o tira dos playoffs: nos últimos três anos, 7 times estiveram com pelo menos 7 vitórias após 8 partidas e todos foram para pós-temporada. Curioso é o caso do Kansas City Chiefs: mesmo tendo perdido para o Denver Broncos, um rival de divisão, segue com mais de 90% de chance, muito por conta da fragilidade de seus oponentes na AFC West. A lesão de Kirk Cousins impacta na NFC North, onde o Detroit Lions é também amplo favorito a vencer.
Bem encaminhados
Probabilidade: entre 70 e 89%
Seis times estão bem encaminhados. Na AFC, três equipes: Baltimore Ravens, Miami Dolphins e Jacksonville Jaguars. Dos três, o primeiro abriu vantagem na sua divisão, mas tem um jogo a mais que seus concorrentes, o que faz com que não esteja na primeira prateleira. Miami segue vencendo e pelo menos um wild card, enquanto os Jaguars não tem nesse momento grandes ameaças na AFC South.
Do outro lado, na NFC, Dallas Cowboys, Seattle Seahawks e San Francisco são os times com situação confortável: Dallas segue com um caminho sólido, tentando perseguir os Eagles, com quem ainda tem confrontos diretos. Seattle e San Francisco devem se digladiar pela NFC West, com o derrotado no embate levando o wild card.





