A NFL (National Football League) deu um grande presente para o torcedor brasileiro de futebol americano em 2024. Normalmente, a temporada é muito esperada, mas desta vez há ainda mais entusiasmo, pois terá um jogo no Brasil. Aliás, essa partida será logo a de abertura da temporada, dando um sabor a mais. Mas, antes de tudo começar, que tal ficar por dentro da liga? Vem com a gente!
Favoritos ao título da NFL e prêmios
Equipes favoritas
Antes mesmo da temporada 2024 da NFL começar já surgiram previsões sobre o provável campeão, bem como os favoritos aos prêmios individuais. Logo de cara, fala-se muito do Kansas City Chiefs conquistar o Super Bowl pela terceira vez consecutiva. No entanto, ao mesmo tempo, este seria um feito inédito na liga e as previsões para a campanha da equipe giram em torno de 13 vitórias e quatro derrotas.
Por outro lado, especialistas em NFL acreditam que a temporada de 2024 da NFL será a última chance de título para o San Francisco 49ers com seu atual elenco. A equipe deve fazer uma ótima temporada regular, com previsões de 13 vitórias e quatro derrotas, e vem forte para a final de conferência e da liga.
Presente em três Super Bowls desde a década de 2010, sendo eles 2013 (XLVII), 2020 (LIV) e 2024 (LVIII), o 49ers precisa mostrar muito mais em momentos decisivos. Tanto em 2020 quanto em 2024, a equipe perdeu para o Chiefs, apesar de ter conseguido manter o placar próximo. No entanto, diversos erros prejudicaram o que poderiam ter sido dois títulos em pouco tempo.
Além dos dois finalistas do Super Bowl LVIII, o Detroit Lions também surge forte como candidato ao título da temporada 2024. De acordo com os especialistas, a temporada de 2024 tem tudo para ser a melhor da equipe na NFL. No entanto, o Baltimore Ravens também deve ser lembrado, já que contrataram Derrick Henry, running back que se destacou pelo Tennessee Titans nos últimos anos.
Jogadores favoritos aos prêmios individuais da NFL na temporada 2024
No caso das premiações individuais, analistas de NFL indicam que Jordan Love (Green Bay Packers), Josh Allen (Buffalo Bills), CJ Stroud (Houston Texans) e Joe Burrow (Cincinnati Bengals), devem competir com Lamar Jackson (Baltimore Ravens) para MVP (most valuable player) da temporada 2024 da NFL. Patrick Mahomes (Chiefs) corre por fora, mas não deve ser descartado.
O site oficial da NFL constantemente divulga rankings sobre os mais variados assuntos, e em 2024 não seria diferente. De acordo com os analistas da liga, o OPOY (ofensive player of the year) será o running back Christian McCaffrey (49ers). Em 2023, ele disputou 16 jogos, teve 1459 jardas corridas, 14 touchdowns e uma taxa de 54% de sucesso. Além disso, fez 67 recepções e 564 jardas, bem como sete touchdowns.
No caso do DPOY (defensive player of the year), acredita-se que TJ Watt (Pittsburgh Steelers), leve o prêmio na temporada de 2024 da NFL. Na última temporada, o jogador perdeu o prêmio para Myles Garrett (Cleveland Browns). Em 2023, Watt disputou 17 partidas, teve uma interceptação para 24 jardas, oito passes defendidos, quatro fumbles forçados, bem como três fumbles recuperados. Além disso, estabeleceu um recorde com 19 sacks e 68 tackles (48 solo e 20 assistências).
Esses não são os únicos prêmios importantes de se acompanhar na temporada 2024 da NFL. Por exemplo, o OROY (ofensive rookie of the year) deve ser Caleb Williams (Chicago Bears), a primeira escolha geral do último Draft. Para DROY (defensive rookie of the year), então, Dallas Turner (Minnesota Vikings) surge com o principal nome a vencer o prêmio.
Há ainda o COY (coach of the year), que deve ser Dan Campbell, treinador principal do Detroit Lions. Por fim, considera-se Kirk Cousins (Atlanta Falcons) o favorito para conquistar o CPOY (comeback player of the year) da NFL em 2024.
Mudanças para a temporada 2024 da NFL
A principal mudança prevista para a temporada de 2024 da NFL é no kickoff. De acordo com a nova regra, quando o kicker chutar a bola para iniciar a partida, somente ele e dois retornadores podem se mexer. Os demais jogadores só podem pegar a bola se ela tocar o chão ou algum dos recebedores.
Existe agora uma nova área entre a linha de 20 jardas e a endzone, sendo esta chamada de “zona de aterrissagem”. Caso a bola atinja essa zona do campo, o recebedor precisa retornar para conquistar jardas ofensivas, pois não pode mais pedir fair catch. Se a bola passar essa área rumo à endzone, o time que vai começar atacando pode escolher se quer retornar.
Nessa situação, o touchback será indicado na linha de 20 jardas. Entretanto, se a bola não chegar nem na zona demarcada ou acabar indo para fora do campo, a campanha deve iniciar na linha de 40 jardas do próprio mando. Além disso, a regra também alterou os onside kicks. A partir de 2024, para realizar a jogada, a equipe de ataque precisa avisar aos juízes da NFL que fará um onside kick. Dessa forma, não haverá a possibilidade de surpresa, independente do posicionamento dos jogadores em campo.
Recentemente, o Detroit Lions sugeriu uma mudança na regra de desafios. Como resultado, a partir de 2024, as equipes da NFL poderão desafiar três vezes. Mas, isso só será possível se o time vencer um dos dois desafios padrão permitidos. Antes era permitido uma terceira ação no caso de dois desafios vencidos.
Dicas para jogar NFL fantasy
Antes de pensar em estratégia de Draft no NFL Fantasy para jogar ainda em 2024, deve-se entender que tipo de liga irá jogar. Para definir isso, existem três conceitos importantes sobre o tipo de liga.
Em primeiro lugar, é necessário fazer a montagem do roster (elenco). Nesse sentido, existe o Redraft, quando o elenco se desfaz ao final de cada temporada, culminando em um Draft completo no começo da próxima. O segundo tipo é o Dynasty, que se assemelha bastante à vida real. Nesse modo, o elenco é mantido de temporada a temporada, sendo o recrutamento anual restrito aos jogadores novatos da liga.
O segundo conceito é o posicional. De forma geral, as ligas de Fantasy se formam a partir das escolhas de um quarterback, dois wide receivers, dois running backs, um tight-end, um kicker e um defensor, sendo esse último representado por um time inteiro.
Além disso, existem as posições flexíveis. Uma liga pode ser non-flex, ou seja, sem posições flexíveis. Pode também ser flex, com uma ou duas vagas podendo ser preenchida por WR, RB ou TE. Ou, por fim, ser superflex, que seria a flex com a possibilidade de também escalar um QB nessa vaga.
Em terceiro lugar, existe a pontuação por recepção. Algumas ligas são non-PPR, isto é, não dão pontuação por recepção. Ou podem ser half-PPR, que dão meia pontuação, ou PPR, que dão uma pontuação (um ponto). Este último modo impulsiona bastante o valor de WR, assim como RB e TE, que recebem muitos passes.
Escolhendo da melhor forma
O grande ponto (e a grande dica) do NFL Fantasy 2024 é entender o que faz um jogador bom para o jogo e o que faz ele não ser. Na vida real, existem muitos jogadores que são essenciais para seu time, por versatilidade de talento e função, mas que não geram pontos na simulação.
De forma geral, os skill players, WR, RB e TE, recebem pontuação por touchdown marcado e por jarda de recepção e/ou corrida. Portanto, quanto mais utilizarem o jogador, mais ele vai pontuar. Além disso, existe a possibilidade de o recebedor conquistar até um ponto por recepção. Em um time com RBs em times com péssimo jogo aéreo ou WRs em times com bom QB, mas corpo de recebedores fraco, os TEs ativos no jogo aéreo são os mais valiosos.
É possível ainda que o próprio quarterback pontue no quesito jardas de corrida e touchdowns corridos, como Lamar Jackson (Baltimore Ravens), o que aumenta o valor do jogador. Portanto, a primeira dica é observar a porcentagem de utilização do jogador em jogadas ofensivas.
Por causa disso, é importante notar que precisa-se de muito mais skill players do que um QB, que tem apenas uma vaga. O QB acaba perdendo um pouco de valor em um Draft, pois todos os jogadores da posição tem um índice de utilização alto, mesmo os piores. Dessa forma, o mais indicado é draftar os melhores QBs, como Josh Allen (Buffalo Bills), Patrick Mahomes (Kansas City Chiefs) e Lamar, apenas na terceira rodada em diante.
Entretanto, caso você esteja em uma liga superflex, pode-se escalar até três quarterbacks titulares. Em geral, esse tipo de liga apresenta a primeira rodada inteira com picks de QBs.
Anota aí!
A nova temporada de 2024 da NFL vai dar o que falar, já que terá novos olhos (brasileiros) assistindo. Com a visita da liga ao Brasil em setembro, espera-se que dúvidas surjam, bem como o desejo de ficar por dentro de tudo o que acontece. Por isso, nós indicamos que você continue acompanhando todas as análises e notícias da nova temporada com a gente. Clique aqui e não perca nenhuma atualização sobre o futebol americano!





