Vocês já sabem como funciona esse texto no Pro Football. Anualmente, entre a Semana 2 e a Semana 3, publicamos esse mesmo artigo e listamos os motivos pelos quais os times aqui citados podem chegar aos playoffs mesmo com um início para se esquecer.
Mas primeiro o contexto. Ele vem de um estudo de Justis Mosqueda publicado originalmente em 2018, que aponta que as equipes que começam a temporada com 2 derrotas consecutivas tem chances baixíssimas de se recuperar e classificar para aos playoffs. Mesmo com a regra tendo se alterado em 2020, no geral ainda são apenas 11% dos times com esse início que chegam na pós-temporada.
“Ah, mas o meu time é bom” ok, mas ele ainda está 0-2. Ano passado, das nove equipes que assim iniciaram o ano, só o Houston Texans chegou aos playoffs. Enfim, sem mais enrolações, confira os cinco times que listamos em 2024.
Cincinnati Bengals
O Cincinnati Bengals que jogou contra o Kansas City Chiefs teria vencido o New England Patriots com facilidade – que me desculpem os torcedores destes, mas sabemos que o melhor nível de ambos estão em estratosferas diferentes. Os Bengals chegam no 0-2 depois de uma ótima atuação contra o adversário mais difícil da liga e sem jogadores importantes. Dá pra sonhar.
São 15 semanas ainda restando no calendário e muita coisa boa pode acontecer até lá. O que acabou foi a margem de erro: as próximas duas partidas são contra Washington Commanders e Carolina Panthers e qualquer tropeço vai ligar o alerta vermelho. Se chegar 2-2 no confronto divisional contra o Baltimore Ravens, a pressão diminui um pouco.
Indianapolis Colts
Eu sei, eu sei, a derrota de domingo foi uma tragédia por vários motivos. Mas a inconsistência só é problema até o momento em que você encontra a consistência. Papinho chato, né? A questão é que… tudo isso era esperado. Anthony Richardson pouco jogou no College, se machucou no ano passado e continua mostrando flashes de um potencial incrível. O verdadeiro problema é a defesa contra o jogo terrestre, bastante afetada por lesões e que já cedeu 474 (!) jardas (!) em dois (!) jogos (!).
Os Colts parecem surpreendentes aqui? Bem, eu não discordo, só que a tabela de Indianapolis é consideravelmente mais fácil que a de alguns dos outros times que compõem essa lista, principalmente os dois da AFC South. Dá pra sobreviver e brigar, no entanto, é igual o caso de Cincinnati: a margem pra erro já acabou.
Baltimore Ravens
A queda de nível em relação ao ano passado era esperada – muitas perdas no staff defensivo, jogadores importantes da defesa saíram, a linha ofensiva também foi desfalcada, etc -, todavia os Ravens se colocaram numa situação bem mais difícil quando não fecharam o jogo do último domingo contra o Las Vegas Raiders. Claro, dá pra dar um desconto pela semana 1 contra os Chiefs, só que os próximos buracos são bem mais embaixo do que Gardner Minshew em casa.
Jogos contra o Dallas Cowboys (fora), o Buffalo Bills e o Cincinnati Bengals (fora) podem levar esse time bem lá para baixo se não houver uma mudança significativa já na Semana 3. A queda defensiva se provou maior que o esperado e, de novo, falta mais um alvo para Lamar Jackson. Diferente de Joe Burrow & Amigos, Baltimore tem uma tabela de campeão de divisão. O perigo de ficar fora dos playoffs é bem real.
Los Angeles Rams
O time de Sean McVay como a única equipe da NFC West sem uma vitória nas duas primeiras semanas é algo que não estava no meu bingo da temporada. É claro que a combinação de McVay e Matthew Stafford é muito forte, no entanto, lesões estão afetando demais a equipe nesse momento – e tudo que eles não precisavam era enfrentar o fortíssimo San Francisco 49ers na Semana 3.
O modo desespero é mais real do que nos três times acima porque, bem, o nível deles na Semana 2 foi pífio e patético e jogadores importantes estão de molho. A temporada pode ir por água abaixo num piscar de olhos, sem contar que que respostas defensivas precisam chegar rápido.
Jacksonville Jaguars
Encontrar esse quinto time é sempre uma tarefa bem difícil e confesso que os Jaguars entram aqui mais por eliminação. Esse não é um time animador e a comissão técnica mais atrapalha do que ajuda, com Trevor Lawrence parecendo um quarterback completamente comum no momento. Se vale animação, os Jaguars perderam para dois candidatos aos playoffs; se for olhar pelo copo meio vazio, é esse tipo de jogo que você precisa vencer para chegar lá.
Eu honestamente tenho poucas esperanças em Jacksonville, especialmente com jogos contra Buffalo Bills e Houston Texans fora de casa no horizonte. Por sorte a tabela amansa um pouco na segunda metade da temporada, só que não se engane: estão nessa lista muito mais por deficiência dos outros times que por mérito próprio.
Para saber mais:
Não se engane: o Tampa Bay Buccaneers é um time cascudo
Packers entendem que se só podem fazer uma coisa, é preciso fazer bem feito
Bryce Young vai para o banco: Fim da linha?
Ep 98: Recap da semana 2 da NFL 2024
Quer ter todo conteúdo do ProFootball rapidinho em seu celular ou computador sem perder tempo? Acesse nosso grupo no WhatsApp e receba tudo assim que for para o ar. Só clicar aqui!







