O primeiro head coach do carrossel de 2025 foi contratado e não surpreende ninguém. Mike Vrabel, ex-treinador do Tennessee Titans, é quem vai dar as cartas no New England Patriots após um ano longe da função. O anúncio foi feito neste domingo pela manhã, logo antes do início da rodada tripla de playoffs da NFL.
O processo de contratação de treinador dos Patriots foi bastante simplório e específico. O time fez duas entrevistas “de verdade”, avaliando pontos positivos e negativos entre Ben Johnson e Mike Vrabel – que também eram os principais nomes disponíveis no atual ciclo de contratações. O segundo já assume o cargo sem nem precisar de uma segunda entrevista: Vrabel já conhece a franquia por conta de seus tempos de jogador e comandou uma reviravolta de sucesso em Tennessee. Se espera que faça o mesmo em New England.
Estabilidade e experiência…
O ano de 2024 foi uma piada para o New England Patriots. Exclua a escolha de Drake Maye e você não terá nada de verdadeiramente positivo para falar sobre a franquia, cuja classe de Draft não impressiona, a free agency pouco adicionou e, claro, os resultados foram péssimos. É uma temporada para se jogar no lixo.
A garantia é que o mesmo não vai se repetir sob o comando de Vrabel. Ele chega com um bom histórico de ter instaurado uma cultura de trabalho duro e vitória nos Titans, ainda que o time tenha ficado devendo um pouco nos playoffs. Durante sua passagem pela organização, ele comandou bons times, trouxe estabilidade e organização e, mais importante, tirou o melhor de seus jogadores nos dois lados da bola, com um estilo de jogo que muito faltou nos Patriots em 2024.
Assim como Mayo, ele também chega como um aprendiz de Bill Belichick e com sucesso em campo pela franquia. A diferença é que, se o antecessor estava mais que despreparado e não servia para a função, Vrabel chega com ótimas credenciais. São seis anos como head coach, um histórico de 54-45 na carreira com 2-3 nos playoffs e dois títulos de AFC South. Ele também foi eleito o Treinador do Ano em 2021; sua passagem por Tennesseee marcou positivamente a franquia e, como dissemos na época de sua demissão, soou como grande erro da organização.
…Mas a comissão técnica é chave
Mudar a cultura é um ponto bastante importante depois de um ano conturbado em New England. A nova contratação não é, digamos, uma volta ao Patriot Way que o torcedor tanto amou, até porque ele está bastante defasado. Ninguém vai duvidar da motivação que Vrabel tira de seus jogadores e de como se relaciona com eles, enquanto que o mesmo não pode ser dito de seu mentor.
Só que cultura te leva até a página dois: você precisa estabelecer uma de sucesso, só que ninguém ganha jogo só por seu esforço. É preciso adicionar talento nos dois lados da bola e, para maximizar isso, a comissão técnica precisa ser cuidadosamente montada. Primeiro porque ninguém vai dizer que isso foi um ponto forte na organização em 2024, mas principalmente porque o time já acredita que tem o bilhete premiado no elenco e vai precisar moldá-lo para voltar a ter um quarterback confiável.
Os erros no desenvolvimento de Mac Jones são lições que precisam ser aprendidas em New England. Urgentemente.
A contratação do coordenador ofensivo será importantíssima em relação ao futuro dos Patriots e, se Vrabel conseguir puxar um bom nome que seja capaz de tirar o melhor de Maye, então os passos mais importantes já estarão completos. Não que o time vá competir por algo em 2025, claro, até porque a diferença para o Buffalo Bills é brutal. Ainda assim, dá pra ter esperança de que dias melhores estão no caminho.
O circo do New England Patriots de 2024 ficou para trás. É tempo de ter disciplina e arrumar a casa.
Para saber mais:
Troféu Imprensa FA: Votando nos prêmios da temporada da NFL
Confira os adversários do seu time na tabela da NFL em 2025
Quer ter todo conteúdo do ProFootball rapidinho em seu celular ou computador sem perder tempo? Acesse nosso grupo no WhatsApp e receba tudo assim que for para o ar. Só clicar aqui!
