[dropcap size=big]N[/dropcap]o meio desta semana, uma lesão aconteceu. A gravidade dela… Bom, ninguém sabe. Ninguém fora os jogadores do New England Patriots viram. O que está acontecendo? Quão saudável Tom Brady estará para a final da Conferência Americana?
São muitas perguntas e poucas explicações. O que, lógico, dá margem para muitas teorias da conspiração. Tentando ser racional, vamos pensar juntos no que está rolando em Foxboro.
O que se sabe como fato
Tom Brady, oficialmente pelo relatório de machucados dos Patriots, está listado com participação “questionável” para o jogo de domingo. O questionável quer dizer “50%” de chance de jogo – “duvidoso” quer dizer 25% e “fora”, obviamente, quer dizer que o cara não jogará. Brady treinou de maneira limitada ao longo da semana e não respondeu na coletiva de imprensa de sexta – a única que ele participou nesta semana – se jogará no domingo. “Veremos”, foi a resposta. Diversas vezes rotulado como “provável” quando esse rótulo ainda existia no relatório, é a primeira vez que Tom Brady aparece como “questionável” para uma partida.
Perguntado se lançou a bola em algum dos treinos, a resposta foi “Não falarei sobre isso”. Na coletiva, de maneira estranha, o quarterback dos Patriots usou luvas nas duas mãos. Oficialmente, a lesão seria na mão direita. Brady passou por raio-x e não foi detectado nenhum dano estrutural.
Os jogadores dos Patriots, ao melhor estilo Bill Belichick, desviaram do assunto quando perguntados sobre. Devin McCourty, ao ser perguntado sobre “como está Brady?”, limitou-se a dizer que o quarterback estava “bonito como sempre”.
.@McCourtytwins com as últimas notícias sobre Tom Brady! 👀😂 #PatriotsBrasil #Brady #GoPats pic.twitter.com/OQQ2u5w4pW
— Patriots Brasil (@patriotsbrasil) 19 de janeiro de 2018
O que foi ventilado sobre o assunto
Os principais repórteres que cobrem o New England Patriots relatam que Tom Brady machucou o dedão direito ao fazer um handoff durante um treino no início desta semana. O dedo sofreu um corte e saía muito sangue quando aconteceu – Brady tomou quatro pontos na região, por isso as luvas (no frio de Boston, não deve ser bacana ficar com uma mão machucada ao ar livre).

De três, uma…
Por lógica, vamos lá: não houve dano estrutural na mão de Tom Brady, até por conta do raio-x e das imagens na coletiva de imprensa. Não tem dedo torto nem nada do gênero. Partindo disso, de três, uma:
a) Ou houve um corte profundo na mão de Tom Brady
b) Ou isso tudo é uma gigantesca cortina de fumaça e nada aconteceu
c) Ou houve um corte e o time está se aproveitando disso para tirar o foco de outras questões (certo eles)
Considerando que houve esse corte mesmo – acredito que seja o caso – falei com um amigo meu que é médico e passei o que temos sobre o assunto. Segundo ele, quatro pontos na região é um corte pequeno.
Caso seja um corte mais profundo, mesmo com quatro pontos, o analgésico pode ser uma opção. Com isso antes do jogo, não deve afetar tanto a produção de Brady – aí do momento dos pontos em diante, oito dias para o ferimento fechar superficialmente e mais uns 20 para fechar mais profundo. De toda forma, Brady pode querer jogar com dor. Jogar com analgésico pode afetar o julgamento de um quarterback. Jogar com uma injeção que bloqueie os nervos na região do dedão pode tirar o grip da bola. E sem isso, a mira pode ficar complicada. Daí a luva – o grip.
Ainda na questão médica, David Chao – ex-médico na NFL e que cuida de uma conta sobre o assunto no Twitter, o @ProFootballDoc – disse mais ou menos a mesma coisa.
Seja como for, virtualmente não há motivo para pensar que Tom Brady não irá jogar. A questão é como ele irá jogar – teremos que ver no pré-jogo.
O caso, na minha opinião, é a alternativa “c”. Para mim, houve um corte na mão e Brady treinou de luvas nesta semana para garantir que não haja problemas com os pontos e que o grip não seja prejudicado. Ele usou a luva na coletiva para que os Jaguars não saibam a extensão da lesão. E aí que entra a questão da cortina de fumaça.
É a coisa mais Arte da Guerra/Sun Tzu possível. Com o adversário não sabendo qual sua real força antes da batalha, ele não conseguirá se preparar da mesma forma. Há corte? Quão profundo? A incerteza é complicada para Jacksonville. Doug Marrone, técnico dos Jaguars, disse que está se preparando para a partida como se Brady estivesse 100%. E não duvide que ele estará.
A questão da cortina de fumaça é boa na medida que tirou TODO o foco da imprensa daquele artigo da ESPN americana. O que, já esqueceu? Foi aquela novela toda de que havia briga entre Brady e Belichick. Alguém está falando sobre isso agora? Pois é. Antes que achem que estou achando isso errado, eu faria a mesma coisa que os Patriots estão fazendo.

Prévia, NFC: Eagles, Vikings e a força da coletividade além do quarterback
Prévia, AFC: Falando sério: os Jaguars têm alguma chance contra os Patriots?
Em resumo…
Brady joga no domingo a menos que seja dito explicitamente o contrário. E eu vou mais além: se eu fosse Bill Belichick, colocava Brian Hoyer para começar o jogo nas três primeiras descidas. O time dos Jaguars ficaria completamente atordoado. Depois, coloco Brady – como Hoyer começou o jogo, a defesa pode ir sedenta em cima de um Tom Brady que acham que não está bem. Mas está.
Acho quase impossível que Brady não jogue por conta de um corte na mão. Philip Rivers já jogou final de Conferência Americana com o ligamento do joelho rompido, afinal.
Na pior das hipóteses, ele jogará com dor – que certamente é atenuada pela adrenalina – e sua precisão estará um pouco afetada por conta disso. De toda forma, caso fosse torcedor do time, ainda prefiro esse cenário a Brian Hoyer.
Na melhor das hipóteses, trata-se de um corte que já deve estar cicatrizando e que não dói o bastante para que o grip seja afetado – e se o for, a luva ajuda na aderência. E nesse caso, todos pararam de falar da distração de “tretas em New England” e a defesa de Jacksonville entra em campo com um ponto de interrogação na cabeça. E isso, para um ataque, é a melhor coisa possível.
Comentários? Feedback? Siga-me no twitter em @CurtiAntony ou no facebook – e ainda, nosso site em @profootballbr e curta-nos no Facebook.
Textos Exclusivos do ProClub, Assine!
Tight ends podem decidir: Os duelos individuais mais importantes das finais de Conferência
ProClub: Palpites/Picks, Finais de conferência 2017/18
História: As 10 melhores Finais de Conferência da história da NFL
Podcast, ProClub: Como descobrimos o futebol americano?
História: Relembre os 4 duelos entre Patriots e Jaguars na história dos Playoffs







