O show de Mac Jones: 49ers conseguem vitória improvável sobre os Rams

Reserva, machucado e na casa do rival: nada disso importou para o quarterback dos 49ers, que liderou uma vitória especial durante o Thursday Night Football

Francamente… era difícil de apostar a favor. Tudo conspirava contra uma possível vitória do San Francisco 49ers nesse Thursday Night Football. Fosse pela força do adversário, fosse pelas lesões que afetam a defesa ou pela ausência de Brock Purdy por reagravar a lesão, nem o mais otimista torcedor pensava que a equipe seria capaz de derrubar o Los Angeles Rams, saudável e vindo de boa vitória.

Mas o que a vitória por 26 a 23 nos relembra é que Kyle Shanahan é um dos melhores técnicos da liga e que, com ele, nenhum jogo está perdido antes do resultado final. Como já o fez em várias vezes durante sua passagem pela franquia, Shanahan montou um excelente plano de jogo para tirar o melhor de seu quarterback reserva. Que acabou por ter, inclusive, uma atuação para recordar. Mac Jones foi o titular pela terceira vez na temporada. E pela terceira vez consecutiva, ele saiu de campo liderando os 49ers até a vitória.

***

Mac Jones realmente merece todos os louros.

Não é como se ele estivesse comandando o melhor ataque do San Francisco 49ers. De todas as coisas que fazem dos 49ers uma potencial surpresa na temporada, boa parte delas não estava em campo. George Kittle, Brandon Aiyuk, Ricky Pearsall e Nick Bosa somaram zero snaps durante o confronto. Christian McCaffrey? Teve muitos toques na bola, mas terminou o jogo com apenas 2.6 jardas por carregada. E a linha ofensiva de San Francisco, como sempre falamos, não ajudou a situação.

Tudo isso só torna a atuação individual de Jones ainda mais impressionante. Ele terminou o jogo com 33 passes completos em 49 tentativas, 342 jardas, 2 touchdowns e 0 interceptações contra uma boa defesa que lhe pressionou em vários momentos. Que até piorou sua lesão no joelho no terceiro quarto depois de uma pancada. E que parecia ser um titular de longo prazo na liga ao invés de um reserva de qualidade para os 49ers.

De acordo com o Next Gen Stats, Jones soltou a bola, em média, 2,56 segundos após o snap. Além de ser um tempo curtíssimo, mostra uma bela evolução no jogo dele—e talvez a grande razão pela qual os 49ers conseguiram vencer o jogo. Embora sofresse muito com sacks desnecessários durante seu tempo em New England, Jones se adaptou bem ao esquema de Kyle Shanahan, soltando a bola rápido e de forma precisa. Individualmente, foi um grande jogo do quarterback e que tirou muito da pressão do restante do ataque.

Jones carregou os 49ers até a vitória sobre os Rams. Passou muito, muito longe do contrário.

Não há controvérsia com Purdy—mas há atualizações

Após a vitória sobre os Rams, Shanahan deu mais detalhes sobre a situação de Brock Purdy. O titular reagravou a lesão e seu status será definido a cada semana, sem previsão de ausência ou retorno. A franquia também não sabe como a recuperação será feita.

Aqui vale pontuar o óbvio: quando saudável, Brock Purdy é o titular absoluto nos 49ers. Ainda assim, exibições de Mac Jones como as de quinta-feira dão ao titular a oportunidade de se recuperar da forma ideal, sem abusar da recuperação ou tentar voltar o mais rápido possível. A lesão de Purdy é bastante dolorida e de recuperação complicada, especialmente por ser no grau mais avançado de dor. Embora o próximo jogo seja fora de casa contra o Tampa Bay Buccaneers, Shanahan já sabe que também é possível ganhar com Jones.

O surpreendente 4-1 e os dez dias de descanso até o próximo jogo dão uma gordura até um pouco inesperada para os 49ers, mas completamente merecida. Não tem sido um início fácil de temporada. Gigantes e competentes, o time está dando jeito mesmo enfrentando uma maré de lesoes.

Para saber mais:
EP 5, temp 2025: O que de melhor aconteceu na semana 4 da NFL
Paciente da Semana #4 – San Francisco 49ers
Packers e Cowboys empatam em jogo emocionante e marcado por erros
Fim da linha? Ataque dos Texans coloca temporada sob alto risco

Quer ter todo conteúdo do ProFootball rapidinho em seu celular ou computador sem perder tempo?

Acesse nossos grupos no WhatsApp ou no Telegram e receba tudo assim que for para o ar.

“odds