5 candidatos ao prêmio de MVP da NFL em 2025

Chegou a hora de classificar o prêmio individual mais importante: o MVP da liga, na prática, é dado ao melhor jogador da temporada—quase sempre um quarterback

mvp

O prêmio de MVP, ou Jogador Mais Valioso na tradução literal, é o individual mais importante em toda a NFL. Claro, é preciso entender o cenário em volta do prêmio: desde a temporada de 2013, todos os vencedores são quarterbacks, então listar cinco jogadores aqui acaba sendo um pouco mais difícil. Mas só dois dos nossos candidatos reais não faz parte da posição; a verdade é que, nesse momento, a briga parece restrita a apenas dois jogadores. Mesmo assim, listamos cinco possibilidades.

Matthew Stafford, QB, Los Angeles Rams

O grande favorito até o momento. Os números você já leu nos 5 lições, mas vamos por completo agora: 66.5% de passes completos, 2.830 jardas de passe, 30 touchdowns e apenas 2 interceptações. Ninguém joga mais futebol americano que Matthew Stafford nesse momento, que abandonou o método gunslinger já há alguns anos para desenvolver uma versão cerebral muito mais eficiente sob o comando de Sean McVay.

Assistir Stafford em campo é pura poesia atualmente e, mesmo já tendo coroado sua carreira com um anel de campeão do Super Bowl, um prêmio de MVP seria ainda mais importante para seu caso ao Hall da Fama. Não estamos aqui para entregarmos prêmios pela história bonita e sim pelo desempenho em campo (e isso vale para os outros também). Dentro das quatro linhas, Stafford é o melhor jogador de 2025.

Drake Maye, QB, New England Patriots

Falando em história bonita… O desenvolvimento rápido de Drake Maye precisa estar na lista dos mais notáveis de 2025. Não que fosse surpreendente: no Pro Football, alertamos sobre sua qualidade gigante desde o ano de 2023. Dito isso, seria muita prepotência dizer que imaginávamos que ele viraria… isso, tão rápido. Certamente não era o caso.

Maye deu um salto gigantesco de qualidade. Ele entende muito bem o jogo, tem excelente precisão nos passes em profundidade e utiliza muito bem de sua mobilidade para estender jogadas e lançar fora do pocket. São 3.130 jardas, 71% de passes completos, 21 touchdowns e 6 interceptações apenas em seu segundo ano na liga. Números de altíssima qualidade.

Patrick Mahomes, QB, Kansas City Chiefs

É bem verdade que ele perdeu um pouco de terreno nas últimas semanas, porém estaríamos sendo injustos ao não incluir Mahomes aqui. Isso porque, se os Chiefs permanecem com campanha positiva e vão lutar por Wild Card até o final da temporada, Mahomes é provavelmente a grande causa disso. Seu excelente início de temporada ajudou bastante a franquia a emplacar uma sequência de cinco vitórias em seis jogos; agora que caiu de produção individual, vemos como Kansas City é um time limitado fora de seu quarterback.

Atualmente, ele conta com 64.4% de passes completos, 2.977 jardas, 18 touchdowns e 7 interceptações. Não são números explosivos como ele já teve em outros anos, porém é só assistir o jogo que você percebe o quanto de impacto ele tem dentro de campo.

Jonathan Taylor, RB, Indianapolis Colts

Aqui já saímos da seara de quarterbacks. Taylor, curiosamente, tem as terceiras melhores odds para ser MVP da temporada, atrás apenas de Stafford e Maye. Também pudera: são 1.465 jardas totais e 17 touchdowns em apenas 11 jogos, incluindo cinco (!) partidas com três touchdowns do running back. O fato dos Colts terem estabilizado seu jogo aéreo fez muito bem para ele.

A questão é que… se em 2021, um ano mais “questionável” com relação ao prêmio, ele não ganhou, parece improvável que ele tenha bala na agulha para tirar o título de Maye ou Stafford, ainda que seu ritmo atual seja até superior ao que se viu naquele ano, onde a força midiática de sua campanha era ainda mais forte. Em outros tempos, ele certamente seria o grande favorito: o último não-quarterback a levar o prêmio foi Adrian Peterson em 2012.

Jaxon Smith-Njigba, WR, Seattle Seahawks

Finalizando a lista, Smith-Njigba cai no mesmo caso de Taylor: Melhor De Sua Posição Mas Não É Quarterback, então não vamos nos estender muito. Craque da bola, Smith-Njigba é hoje disparado o recebedor mais eficiente da NFL, com 1.313 jardas e 7 touchdowns. Mesmo que não ganhe o prêmio de MVP, é forte candidato junto com Taylor ao prêmio de Jogador Ofensivo do Ano. E a chance de terminar a temporada com mais de 2.000 jardas, quebrando o recorde de Calvin Johnson em 2012, é bastante real.

CANDIDATOS AOS PRÊMIOS DO ANO
5 candidatos ao prêmio de Calouro Ofensivo do Ano em 2025
5 candidatos ao prêmio de Jogador Ofensivo do Ano em 2025
5 candidatos ao prêmio de Jogador Defensivo do Ano em 2025
5 principais candidatos ao Comeback Player em 2025

Quer ter todo conteúdo do ProFootball rapidinho em seu celular ou computador sem perder tempo?

Acesse nossos grupos no WhatsApp ou no Telegram e receba tudo assim que for para o ar.

“odds