Bills x Broncos: Um duelo sem favorito

A repetição do confronto da pós-temporada do ano passado promete ser bem mais acirrada. Tal expectativa é refletida até nas linhas de aposta. Buffalo e Denver prometem um jogo disputado e cheio de emoções até o apito final.

Reprise do ano passado ou um duelo digno do que esses times merecem? Buffalo Bills e Denver Broncos são duas das franquias mais emblemáticas da NFL e vão se enfrentar pelo segundo ano consecutivo na pós-temporada. Em janeiro de 2025, porém, as expectativas não foram concretizadas. Em um sonoro 31 x 7, Buffalo não deu chance ao seu oponente.

No entanto, as coisas mudaram. Os Broncos lideraram a AFC, vem de uma semana extra de descanso e mandam o jogo em sua casa. Bo Nix não é mais um calouro, a defesa de Denver cresceu ainda mais e os Bills dependem cada vez mais do desempenho de seu quarterback. Ao mesmo tempo, sabemos que, com Josh Allen, tudo é possível. Neste sábado, o confronto será mais nivelado do que no ano passado?

Buffalo Bills (13-5) @ Denver Broncos (14-3)
Empower Field at Mile High, Denver, CO
Sábado, 17 de janeiro, 18h30. ESPN2 e Disney+
Denver favorito por 1,5 pontos

Por que os Bills podem vencer?

Quando se possui um quarterback do nível de Allen – especialmente com a forma que ele cresce nos playoffs -, não há obstáculo instransponível. Josh está carregando seu time frente às dificuldades e eleva o seu redor como poucos. Mesmo contra unidades defensivas mais fortes, como é o caso dessa defesa de Denver, ele consegue usufruir de sua capacidade de improvisação para escapar da pressão e encontrar janelas.

Ademais, o tranquilo triunfo do último ano demonstra que Buffalo conhece o caminho das pedras contra essa defesa – e ele é terrestre. Na rodada de Wild Card do ano passado, James Cook finalizou a partida com 120 jardas terrestres, com média superior a 5 jardas/carregada, e um touchdown. Se conseguir repetir esse feito, auxiliará, também, a desacelerar a principal arma defensiva de Denver: seu pass rush.

Invertendo o campo, vemos um impressionante crescimento defensivo de Buffalo, especialmente na contenção aérea. Contra o Jacksonville Jaguars, foram as ações da secundária que selaram o resultado e podemos ver isso se repetindo neste final de semana. Bo Nix é um passador que não comete tantos turnovers, todavia, também corre poucos riscos. Contra uma secundária que vem jogando bem, não poderá viver de passes curtos para sempre ou será facilmente neutralizado.

Por que os Broncos podem vencer?

Grandes defesas em pós-temporada sempre carregam consigo a possibilidade de vitória – e os Broncos têm uma grande defesa. O vigoroso pass rush da equipe liderou a NFL em sacks e carrega a esperança de neutralizar Allen. Nik Bonitto vem de outra temporada fantástica, Zach Allen faz trabalho espetacular no miolo e John Franklin-Myers/Jonathon Cooper completam o grupo com alta destreza.

Se conseguirem pressionar Josh em boa parte dos snaps, ele vai ser obrigado a segurar a bola e tomar decisões ruins, já que seu grupo de recebedores não tem qualidade suficiente para gerar separação. Essa é a receita que outras defesas passaram ao longo da temporada – como a do Houston Texans, por exemplo. Isso é ainda mais eficiente quando se possui confiança em sua secundária, o que também é o caso de Denver. Patrick Surtain pouco trabalho terá contra os wide receivers dos Bills. Além disso, o retorno de Dre Greenlaw será fundamental para auxiliar na cobertura de tight ends, recorrente desafogo do jogo aéreo de Buffalo.

Pela parte ofensiva, fica a expectativa para que Bo Nix firme-se como um quarterback que cresce nos grandes momentos. Ao longo desse ano, ele amadureceu como passador e chamou a responsabilidade, principalmente, nos quartos finais, com passes e corridas decisivas. Foram sete drives para ganhar o jogo, melhor marca da liga. Nos playoffs, não se vence jogando bonito, mas fazendo o necessário no momento crucial. Se ele repetir sua sina da temporada regular, carregará seu time à Final de Conferência, mesmo que sem o brilhantismo das estatísticas.

Palpite

Será um jogo apertado e aberto até o fim. Josh Allen precisará vencer o duro obstáculo da defesa de Denver e Bo Nix encara uma defesa aérea de Buffalo em plena evolução. Ainda que a contenção terrestre dos Bills seja porosa, a ineficácia dos Broncos pelo chão fará falta neste momento crucial; R. J. Harvey não rendeu como o esperado após a lesão de J. K. Dobbins e não parece que pode guiar o caminho.

Os duelos individuais são nivelados e os ataques possuirão pouca margem a se explorar. Nesse caso, fico com o melhor quarterback. Sim, a defesa de Denver é muito qualificada, mas a queda vista na reta final da temporada demonstra que há margem a se explorar ali e Allen será capaz de comandar sua equipe ao triunfo, mesmo que tendo que resolver sozinho pelo chão. Em um jogo de poucos pontos, aposto em vitória de Buffalo por menos de três pontos.

Para saber mais:
Com Josh Allen, tudo é possível
5 lições do Wild Card: Tem que girar a faca!
Kyle Shanahan e 49ers: cultura não cai do céu, se constrói

Quer ter todo conteúdo do ProFootball rapidinho em seu celular ou computador sem perder tempo?

Acesse nossos grupos no WhatsApp ou no Telegram e receba tudo assim que for para o ar.

“odds