5 lições é uma coluna semanal, abordando pontos importantes que a rodada da NFL nos trouxe. Está no ar sempre nas segundas-feiras, trazendo opinião rápida e de forma clara. Clique aqui e confira o índice da coluna!
1. Respeitem Sam Darnold
Fantasmas não existem. Talvez eles existam, mas não no universo de Sam Darnold, que espantou todos eles com uma atuação sem falhas durante o jogo de domingo. Darnold teve uma atuação brilhante em um momento crucial e com muita pressão, e os Seahawks precisaram muito dele no NFC Championship Game. Ele respondeu de forma brilhante e foi o grande responsável pela vitória de Seattle.
Darnold brilhou principalmente jogando sob pressão. Seus 3 touchdowns vieram com jogadores dos Rams a ponto de causarem problemas, especialmente no passe para Jake Bobo. No momento mais importante de sua carreira, enfrentando sua maior dificuldade técnica, ele foi brilhante. É hora de respeitar Sam Darnold: ele foi brilhante contra os Rams.
2. Respeitem Mike Vrabel
Pegar um time que teve uma das piores campanhas da liga e fazer dele uma equipe com campanha positiva é difícil, mas acontece em alguns casos—a NFL sempre conta com o elemento de melhora rápida. Levar esse time aos playoffs é um pouco mais complicado. Pegar uma equipe totalmente desacreditada, vencer a divisão e levá-la ao Super Bowl em seu primeiro ano no cargo é um feito praticamente impossível. E Mike Vrabel conseguiu.
Com um estilo forte de liderança e imposição dentro e fora do vestiário, totalmente diferente de seu antecessor (e, curiosamente, companheiro de posição), Vrabel construiu bases muito sólidas para que os Patriots sejam competitivos não apenas em 2025, mas também em anos seguintes. Com princípios claros e um time muito balanceado, ele mostrou porque é forte candidato ao prêmio de Treinador do Ano. Merecidíssimo.
3. Nenhuma vergonha em cair de pé
O Los Angeles Rams encerrou a temporada dois passos antes do que se esperava. Com um elenco fortíssimo, um dos melhores treinadores da NFL e rejuvenescidos com as chegadas de Davante Adams e Nate Landman, o time caiu de pé e com muitas honras frente a um Seattle Seahawks muito potente. Caiu também trocando tiro, mostrando garra e bastante qualidade. Faltou realmente um passo a mais.
Absolutamente nenhuma vergonha em cair da forma que caíram, por mais que a expectativa ao longo da temporada talvez tivesse sido um pouquinho mais alta. Matthew Stafford ainda tem muita lenha para queimar na NFL se assim quiser, e esse time já larga entre as melhores histórias de 2026 caso o cerne do elenco seja mantido. Os méritos da vitória são dos Seahawks, e ainda que vitória moral não tenha qualquer utilidade, o verdadeiro perdedor é aquele que desiste. Não é o caso do Los Angeles Rams.
4. Talvez a melhor das oportunidades
O Denver Broncos teve um timaço durante a temporada de 2025, e a falta de sorte de perder Bo Nix logo antes da Final de Conferência vai deixar um grande “e se?” para os torcedores. O problema é que a derrota encerra um ano que talvez não se repita: muita coisa deu certo para Denver nesse ano e a tendência inicial é de regressão, especialmente com 9-2 em jogos definidos por sete ou menos pontos na temporada atual.
O adversário na Final de Conferência não era nada fácil; ainda assim, dado o contexto, não é sempre que se tem uma oportunidade do tamanho da que os Broncos possuíam nessa temporada, e com Stidham em campo (e um campo proibitivo de jogar futebol americano no último quarto), venceu quem soube aproveitar melhor as oportunidades no domingo. Talvez a melhor delas tenha sido neste domingo para os Broncos.
5. Special teams importam demais
Durante todo o ano, os special teams dos Rams foram um gigantesco problema, e as poucas derrotas que aconteceram tiveram também responsabilidade com isso. Não é como se a franquia tivesse ignorado o problema ou não levado a sério o contexto, incluindo uma mudança de coordenador durante o ano, um movimento relativamente raro no setor. Não adiantou.
Mais um erro de special teams foi crucial para a derrota de Los Angeles e a lição que fica é clara: special teams importam. Se você não tem um grupo confiável, isso pode voltar para te complicar nos momentos mais importantes de um ano.
Quer ter todo conteúdo do ProFootball rapidinho em seu celular ou computador sem perder tempo?
Acesse nossos grupos no WhatsApp ou no Telegram e receba tudo assim que for para o ar.






