Ontem a noite o site da CBS Sports publicou um texto com uma mensagem um tanto quando dúbia e caça-clíques. “Ex-Lions WR tells Calvin Johnson to unretire and sign with the Patriots”. No jeito que a frase foi construída – obviamente para caçar esses cliques – a impressão que passa é que Johnson vai seguir o conselho de Nate Burleson, voltar da aposentadoria e assinar com os Patriots. Hoje pela manhã havia múltiplos tweets me perguntando se isso era verdade.
Bom, vamos lá. É 99% improvável.
Em primeiro lugar como o amigo Matheus Rocha disse no twitter – e talvez ele seja a pessoa mais adequada para falar sobre os Lions no Brasil – Detroit ainda tem contrato com Calvin Johnson Jr. Falaremos mais sobre em nosso podcast hoje. Não é como se ele tivesse se aposentado, os Lions tivessem tirado ele do elenco e boas, os Patriots podem contratá-lo. Até porque se ele estivesse como agente livre, não tenha dúvidas que outras equipes estariam atrás dele.
O grande problema é que estamos vivendo um período de aposentadorias “precoces” em relação aos anos anteriores. Uma carreira que costumava acabar aos 35 anos agora está acabando aos 30. O colega Ubiratan Leal, no ExtraTime, falou um pouco sobre isso. Talvez por não parecer “normal” pensemos que a aposentadoria de Johnson Jr não é genuína. Longe disso.
Qualquer pessoa que acompanha de perto a carreira de Calvin sabe a identificação que ele tem com a cidade de Detroit. Veja: ele estava lá na campanha do 0-16. Ele foi “obrigado” a receber passes de Dan Orlovsky. Quando você passa por esse tipo de situação – e anos depois consegue ir aos playoffs – é algo que faz com que você crie laços densos e profundos com o torcedor. Exatamente por isso, essa ida para os Patriots soaria um tanto quanto estranho e nada coerente com tudo o que ele demonstrou em Detroit por todos esses anos.
Por conta de estarmos “estranhando” essas aposentadorias precoces, naturalmente iremos “deixar de acreditar” e colocar esses jogadores nos times mais fortes, como se para eles fosse mais importante ganhar um título. Não, às vezes não é só isso que importa. O legado desses jogadores – e sua condição física, sobretudo – por vezes é bem mais importante. Um jogador como Calvin Johnson nunca irá se aposentar para o fã de Detroit. Manter esse legado, essa chama viva, deve ser o que passa em sua cabeça (bem como em preservar seu corpo, tão punido por lesões nos últimos anos).
Mesmo que o boato tivesse um pingo de verdade… Os Patriots teriam que trocar por Calvin Johnson. A equipe já não tem escolha de quarta rodada neste ano (troca por Martellus Bennett) e de primeira rodada (punição pelo DeflateGate). Não faria sentido algum trocar por Johnson e herdar seu contrato com Detroit – ainda mais porque New England é apenas a 19ª equipe com mais espaço no teto salarial neste ano e para o próximo precisará renovar com importantes peças defensivas. Para o torcedor dos Patriots, o boato deve ficar só no mundo das ideias. Não faz a cara de Belichick e menos ainda de Calvin Johnson Jr.






