Não é sempre que vemos um kicker ser selecionado nas três primeiras rodadas do Draft. Na verdade, a última vez em que isso aconteceu foi em 2005, quando os Jets pegaram Mike Nugent com a 47ª escolha geral. Em 2016, porém, Roberto Aguayo tem chances reais de conseguir acabar com o jejum da posição.
Dono de uma carreira quase perfeita em Florida State, o jovem descendente de mexicanos de 21 anos optou por pular sua última temporada de elegibilidade universitária e ir para a NFL, tornando-se o primeiro kicker desde Sebastian Janikowski (2000), curiosamente outro Seminole, a tomar uma decisão como esta. Deste modo, ele chegará no próximo recrutamento com o status de escolha de terceira ou até mesmo segunda rodada.
Se você acompanha o College Football com alguma frequência, provavelmente já deve pelo menos ter ouvido falar de Aguayo. Em todo o caso, não custa nada detalhar seu impressionante histórico universitário.
Veja tudo sobre a cobertura do Draft 2016
O chutador mais preciso da história da NCAA
Logo em 2013, sua primeira temporada como titular da equipe, Roberto sagrou-se campeão nacional no time comandado pelo quarterback Jameis Winston e ainda conquistou o troféu Lou Groza, premiação dada ao melhor kicker do College – no total, foram 21 field goals certos em 22 tentativas e todos os 94 extra points convertidos.
O mais impressionante de tudo, entretanto, são as suas marcas individuais, sobretudo sua porcentagem de aproveitamento. Se levarmos em conta apenas os field goals, Aguayo é o terceiro mais preciso da história do futebol americano universitário com 69 chutes certos em 78 tentativas (88,4%), ficando atrás de Alex Henery (89,4%) e Brett Baer (90%) – nesta estatística estamos considerando o mínimo de pelo menos 50 tentativas. Por outro lado, se incluirmos também os extra points, o prospecto de Florida State torna-se o mais eficiente de todos os tempos com um total de 267 chutes convertidos em 276 tentados (96,7%), superando os 96,6% estabelecidos por Henery.
Além disso, o jovem vem melhorando sua porcentagem de touchbacks ano após ano, indicando o crescimento na força da sua perna: 37,5% em 2013, 51% em 2014 e 56% em 2015.
Mas é óbvio que nem tudo foi perfeito em sua carreira com os Seminoles. O grande ponto negativo, talvez o único, seja o aumento gradual no número de field goals desperdiçados ao longo das temporadas: respectivamente um, três e cinco de 2013 a 2015.
A nova regra para os extra points pode ajudar Aguayo no Draft
Aguayo disse ao analista Albert Breer, da NFL Media, que seu objetivo é ser selecionado na segunda rodada do Draft. Contudo, a maioria dos especialistas são um pouco mais pessimistas e o projetam saindo uma rodada abaixo – seja como for, ainda assim seria um grande feito.
Um kicker draftado tão cedo assim tem sido algo bastante incomum nos últimos tempos, logo é natural a existência de discussões. De um lado, pode-se argumentar que é possível achar bons talentos na posição com picks inferiores – ou mesmo no mercado de free agents não-draftados. Ademais, escolhas tão altas deveriam ser gastas com atletas de posições mais importantes do que especialistas. Já os defensores da ideia apelam para o valor de possuir um grande chutador no time, pois ele coloca pontos no placar e ganha jogos. Claro, nem todas as franquias podem se dar ao luxo de fazer uma extravagância dessas, mas talvez esta seja uma aposta interessante se você tiver poucas necessidades no elenco e algumas escolhas extras.
A nova regra dos extra points, estabelecida em 2015 pela NFL, é outro argumento a favor da importância dos kickers. Ao aumentar o tamanho do disparo de 20 para 33 jardas, a liga dificultou a vida dos jogadores e fez cair o índice de aproveitamento de 99,3% para 94,2%. Ou seja, as coisas ficaram bem menos automáticas.
Aguayo, por sua vez, pode beneficiar-se mais ainda da regra, pois nunca errou um field goal de menos de 40 jardas em toda a sua carreira universitária (49 acertos em 49 tentativas). Uma consistência tão alta desta distância provavelmente chamará a atenção das equipes que sofreram com extra points na temporada passada.
Os Seminoles recentemente são uma fábrica de kickers para a NFL
Teremos a impressionante marca de quatro ex-kickers de Florida State jogando na NFL em 2016: Sebastian Janikowski (Raiders), Graham Gano (Panthers), Dustin Hopkins (Washington) e Roberto Aguayo – os dois últimos, aliás, fizeram parte do elenco da universidade em 2012.





