No último final de semana, as atletas do Brasil fizeram bonito mais uma vez. Pela terceira oportunidade consecutiva, a seleção feminina de flag football se classificou para a Copa do Mundo da modalidade 5 x 5. O Mundial é organizado pela International Federation of American Football (IFAF) – a FIFA do futebol americano. O Mundial está agendado para o mês de setembro deste ano, nas Bahamas.
Para chegar lá, as brasileiras conquistaram o vice nas eliminatórias americanas. Na etapa classificatória, que também contou com a participação do Panamá e Guatemala, o Brasil bateu as guatemaltecas por 19 a 2. A vitória garantiu a ida a competição, já que o qualifier das Américas dava duas vagas e as guatemaltecas tinham perdido na primeira jornada contra as donas da casa.
Na “final” contra as panamenhas, o elenco verde-amarelo perdeu por 20 a 13. Com o resultado, o Brasil cai na chave A com Áustria, Bahamas, Dinamarca, Israel e México. O grupo B é composto por Canadá, França, Alemanha, Japão, Estados Unidos e Panamá.
“Foram apenas 5 dias, mas que me proporcionaram mais um sonho realizado, algumas várias lições de vida aprendidas e um objetivo conquistado. Eu que sempre sou cheia de coisa pra falar, não sei muito como me expressar dessa vez, talvez por nunca ter estado tão envolvida e focada como estive.Voltei feliz pela vaga conquistada, por ter tido a oportunidade de conhecer melhor e jogar ao lado de tanta gente nova e talentosa. Mas também volto um pouco frustrada por ter certeza de que era possível ter sido muito melhor, independente dos resultados em si. Obrigada a todos que torceram e nos ajudaram de qualquer forma, toda ajuda foi fundamental e agora será mais ainda, pois daqui apenas 4 meses teremos o maior desafio de todos. Mais uma viagem cara e adversários muito mais experientes, fortes e desafiadores… Mas nós gostamos desses, pois são os que mais nos fazem crescer! Já é setembro?”, publicou a quarterback Grasiela Gonzaga em seu perfil no Facebook.
Assista aqui um dos lances da partida contra o Panamá.
Participações anteriores
Nas duas participações anteriores, as brasileiras conquistaram a décima posição do Mundial da Itália, em 2014, e a décima segunda colocação, em 2012, no Mundial da Suécia. A única não participação foi no mundial de 2010, no Canadá.
A campanha de 2014 contou com seis derrotas (para Israel, Estados Unidos, Alemanha, Espanha, Panamá e França) e três vitórias (Japão, Finlândia e Suécia). Em 2012, foi uma vitória (Panamá), um empate (Itália) e seis derrotas (Dinamarca, Panamá, Alemanha, Áustria, México e Suécia).




