Opinião: Foi bizarro e a NFL também erra – mas ao menos acertou em cancelar o Hall of Fame Game

Foi evitável e absurdo. Diretamente, não foi culpa da NFL – até porque a liga não administra o estádio. Mas era evitável – como boa parte dos problemas que podem acontecer num evento por conta das condições da superfície de jogo.


A você que estava empolgado com os Jogos Olímpicos ou assistindo a seleção brasileira contra a potência iraquiana no futebol, explico: por conta de problemas na recém instalada grama artificial no Tom Benson Hall of Fame Stadium, a NFL optou por cancelar a partida entre Indianapolis Colts e Green Bay Packers. Conhecida como “Semana 0” da pré-temporada, a partida teria transmissão para o Brasil pela ESPN (um dos dois únicos jogos) e pelo Esporte Interativo. Naturalmente por estarem há praticamente seis meses sem uma partida de futebol americano profissional, o público se chateou. Com razão, claro. Mas o cancelamento da partida foi a melhor decisão depois da péssima administração da logística. Não foi a primeira vez que isso aconteceu em pré-temporada, aliás: isso já ocorreu em 2001, como falei aqui.

Explica-se: o estádio não é propriedade da NFL e nem do Pro Football Hall of Fame – apenas o é utilizado para o futebol americano profissional nesta semana de agosto. “Quando o campo foi colocado – e era um campo novo que havia sido utilizado apenas uma vez em New Orleans no Superdome – ele passou nos testes de segurança. Nesta manhã, também havia passado nos testes. Mas acredito que as preocupações eram quanto à pintura”, disse o presidente do Hall da Fama, David Baker. “É um saco, mas as condições de campo não estavam seguras para nenhum jogador em nenhum elenco”.

Nesse sentido, a preocupação principal era que a pintura estava fazendo com que o campo estivesse extremamente escorregadio. Num contexto de preocupação cada vez maior com a segurança dos jogadores, natural seria se o jogo fosse cancelado mesmo. Colts e Packers, por conta do eventual jogo de ontem, já teriam o ônus de jogar cinco partidas na pré-temporada. E pré-temporada não vale nada. Se Andrew Luck ficasse uma campanha em campo, já teria sido muito. Não esqueçamos que foi na pré-temporada do ano passado que Jordy Nelson rompeu ligamento do joelho e perdeu o restante dos jogos de 2015. Aaron Rodgers sequer jogaria ontem – Joe Callahan era o programado para começar a partida.

Foi um saco e no lugar de algum tackle, fomos obrigados a ver o papelão da Seleção Brasileira Masculina contra o Iraque – ou, se você não foi imbecil como eu, ver a natação nos Jogos Olímpicos. E se você tem o GamePass, não se preocupe. A pré-temporada começa quinta de qualquer forma. Atlanta recebe Washington e Philadelphia recebe Tampa Bay – ambas as partidas às 21h, horário de Brasília. Até lá, você pode assistir aos jogos clássicos no YouTube. Reclamar? Sim, porque foi uma lambança imensa. Mas, ao menos, ninguém se machucou.

Comentários? Feedback? Siga-nos no twitter em @profootballbr e curta-nos no Facebook.

“odds