Dezembro de 1994, na véspera do natal. Numa temporada para esquecer, o Los Angeles Rams se despede do sul da Califórnia com campanha de 4-12 e derrota para Washington. Os angelenos teriam que esperar mais de duas décadas para rever o azul e amarelo de volta sob o sol da Costa Oeste americana.
Ou melhor: azul “milênio” e dourado. Os Rams voltaram para Los Angeles nesta última intertemporada após várias anos decepcionantes em St. Louis. Em termos de porcentagem de acentos ocupados no The Dome at America´s Center, os Rams tinham marcas constantemente negativas em relação ao resto da liga. Stan Kroenke, que por ironia, é nativo de St. Louis, não teve dúvidas: tendo um terreno pronto para receber um mega estádio em Los Angeles, era hora de voltar.
Fundados em 1936, os Rams são uma das franquias mais icônicas – e que mais trocaram de cidade na NFL. Originalmente sediada em Cleveland, o motivo da primeira ida para Los Angeles em 1946 foi semelhante àquele dado como justificativa em 2016. A final da NFL de 1945 foi em Cleveland, os Rams ganharam e mesmo assim o estádio tinha poucas pessoas para testemunhar o feito. Culpando o frio, Dan Reeves (não confundir com o treinador homônimo) decidiu desbravar o calor da costa oeste americana. Foi a primeira franquia de esportes profissionais americanos em uma cidade da costa oeste. Dodgers e Giants, da infinitamente mais popular (à época) Major League Baseball, somente fariam suas mudanças na década seguinte.
A sede dos Rams na década de 1940 é a mesma deste sábado. O Los Angeles Memorial Coliseum, um dos estádios mais icônicos do mundo, já sediou dois Jogos Olímpicos (1932, 1984) e dois dos mais notórios Super Bowls – o primeiro e o VII, no qual o Miami Dolphins consagrou-se campeão invicto. Agora, volta a ser sede “temporária” dos Rams.
O Los Angeles Rams terá duas partidas noturnas em casa – ambas na pré-temporada. O motivo? Infelizmente o Memorial Coliseum é um estádio extremamente defasado em termos de “padrão NFL”. Já o era em 1994 para os Raiders, imagine hoje para os Rams.
Por conta disso, não há como realizar partidas de temporada regular por lá – os refletores não são “potentes” o suficiente para tanto. Pré-temporada é outra história, visto que são jogos amistosos. Muito por conta disso o jogo de hoje é marcante e uma das poucas partidas “must watch” da pré-temporada de 2016. Não por acaso foi uma das escolhidas pela ESPN americana – e, por conseguinte, da brasileira – para transmitir.
Goff e os reservas de Tony Romo são as histórias de hoje
Primeira escolha geral do Draft de 2016, Jared Goff é a esperança de um futuro melhor para a nova franquia da costa oeste. Os Rams cederam uma tonelada de escolhas para ter a chance de ter Goff em seu elenco – e sua estreia profissional, seja pré-temporada ou não, ocorre em horário nobre, audiência nacional e em casa neste sábado.
Goff não deve começar o jogo como titular: o treinador dos Rams, Jeff Fisher, vem sendo categórico ao afirmar que o titular é Case Keenum. Por outro lado, isso significa que Goff ficará mais tempo em campo, pelo fato de ser reserva. Para ele, a boa notícia, além de ficar mais tempo sob os fracos holofotes do Coliseum, é que a defesa adversária deve ser a segunda ou terceira unidade de Dallas – com efeito, Goff terá adversários tecnicamente menos qualificados para mostrar seu valor. Se você começou a acompanhar a NFL recentemente, lembro-te que na pré-temporada os jogadores titulares ficam pouco tempo em campo.
Do outro lado, ainda na posição de quarterback, temos a volta de Tony Romo a campo. O titular de Dallas ficou pouco tempo under center na temporada passada, sofrendo com constantes lesões. Dito isso, a pré-temporada é ainda mais importante para o torcedor. No ano passado a franquia sofreu com os reservas do camisa 9 e teve uma péssima temporada, ficando em último lugar na fraca NFC East. Para 2016, os problemas já começaram com a lesão de Kellen Moore – ele estará fora da temporada. Com efeito, teremos que observar como o calouro Dak Prescott e como Jameill Showers se comportam em campo hoje.
LEIA TAMBÉM: CALENDÁRIO DE TRANSMISSÕES NA PRÉ-TEMPORADA 2016; ESPN E ESPORTE INTERATIVO
Ainda em termos de lesões, a escolha de primeira rodada dos Cowboys, Ezekiel Elliott, dificilmente deve receber qualquer handoff hoje. O running back está sofrendo com dores na parte posterior da coxa e o técnico Jason Garrett deve poupá-lo para que a lesão não seja agravada.
Com o cancelamento da partida de domingo passado, o Hall of Fame Game, o jogo de hoje deve ser a única das partidas de pré-temporada transmitidas pela ESPN no Brasil (antes de reclamar, aqui os motivos). O Esporte Interativo também transmite o jogo de hoje. Para ver a tabela de transmissões, clique aqui.
- Quem: Dallas Cowboys @ Los Angeles Rams
- Onde: ESPN +/Esporte Interativo
- Quando: 13 de agosto, sábado, 21h.
Comentários? Feedback? Siga-me no twitter em @CurtiAntony, ou nosso site em @profootballbr e curta-nos no Facebook.






