Com boa performance da defesa e de Luck ao final, Colts derrotam os Packers no Lambeau Field

Não, você não leu errado. A defesa de Indianapolis, sexta pior em pontos (28,4) e quarta pior em jardas por partida (402,8) da NFL em 2016, jogou bem e foi a maior responsável pelo triunfo dos Colts sobre os Packers por 31 a 26 em pleno Lambeau Field. Ela só não foi o principal destaque da partida por conta do esquilo que invadiu o campo no segundo tempo e fez todo mundo perder a cabeça. Mesmo assim, a unidade brilhou, segurando Aaron Rodgers e o ataque de Green Bay durante grande parte do tempo.

Do outro lado da bola, Andrew Luck no geral não teve uma das melhores atuações da carreira, mas conseguiu ser efetivo no final de jogo, acertando passes chaves que moveram as correntes e mantiveram a posse de bola para Indianapolis nos minutos derradeiros. Frank Gore, por sua vez, anotou dois touchdowns terrestres e arrastou os defensores adversários algumas vezes com belas corridas. Por fim, vale também citarmos o especialista Jordan Todman, que retornou o kickoff da partida para um touchdown de 99 jardas.

Pressão em Rodgers e boa cobertura da secundária

Se prestarmos atenção somente nas estatísticas, podemos ter a impressão de que a defesa dos Colts não fez nada demais: 26 pontos cedidos, 405 jardas totais e 25 first downs. Porém, a frieza dos números não diz tudo. Por exemplo, dois dos touchdowns de Green Bay aconteceram na metade final do último quarto, quando o confronto se encontrava 31 a 13. Antes disso, o ataque do time foi quase completamente controlado. Com exceção de Jordy Nelson (sete recepções, 94 jardas e um touchdown), nenhum dos recebedores fez muita coisa. O desfalcado jogo terrestre, novamente com Ty Montgomery improvisado como principal running back, viveu de lampejos.

O segredo de Indianapolis, o qual covenhamos não chega a ser nenhum mistério, foi pressionar Aaron Rodgers. O quarterback foi sackado três vezes e em várias outras ocasiões precisou sair do pocket para escapar da pressão. Quando isso aconteceu, Rodgers correu ele mesmo (seis corridas para 43 jardas), jogou a bola fora ou então tentou passes longos, muitas vezes sem sucesso – apenas um lançamento de mais de 20 jardas foi completado em oito tentativas.

Além disso, a secundária dos Colts fez um grande trabalho na cobertura. Seja por méritos dos defensores ou falta de capacidade dos recebedores em conseguir a separação, um problema que já vimos no ano passado, Rodgers em muitos momentos simplesmente não tinha para quem passar a bola. Ele estendia as jogadas com as pernas, porém elas acabavam não resultando em nada alguns segundos depois. O prêmio para a ótima cobertura feita pelos visitantes veio com a interceptação de Darius Butler no terceiro quarto.

Os Packers só conseguiram encontrar ritmo e ter sucesso ofensivo no final da partida, talvez devido a um possível cansaço dos adversários. Em suas duas últimas posses de bola, a equipe conseguiu sólidas e rápidas campanhas respectivamente de 75 e 80 jardas, entrando na end zone com Davante Adams e Randall Cobb.

Luck se recuperou de um começo difícil e brilhou nos momentos decisivos

Conforme já falamos antes, Luck não teve o melhor dia da vida contra Green Bay. No primeiro quarto, ele foi interceptado duas vezes em lances que foram exclusivamente sua culpa. O primeiro foi um “pato morto” lançado na direção de Phillip Dorsett e o segundo um passe sob pressão que não deveria ter sido tentado. Entretanto, depois dos erros, o quarterback se recuperou e conseguiu conduzir bem o ataque do time, embora tenha novamente sofrido com o pass rush adversário – Andrew foi pressionado em 18 dos seus 43 dropbacks (41%).

Fora o touchdown lançado para Donte Moncrief no segundo quarto, os momentos de maior brilho para o quarterback ocorreram no final do duelo. Vencendo por 31 a 26 e com poucos minutos no cronômetro, Indianapolis precisava conquistar first downs para gastar o relógio e não dar uma nova chance aos Packers. Então, Luck apareceu conectando dois belos passes em terceiras descidas, respectivamente para Jack Doyle (20 jardas) e T.Y. Hilton (27 jardas), os quais garantiram a posse de bola e a vitória dos Colts.

O resultado teve desdobramentos importantes na AFC South e NFC North. Com o triunfo, Indianapolis (4-5) assumiu a vice-liderança da divisão e se aproximou um pouco de Houston (5-3). Já Green Bay (4-4) foi ultrapassado por Detroit (5-4), caiu para terceiro na NFC North e saiu da zona de Wild Card.

Comentários? Feedback? Siga-nos no twitter em @profootballbr e curta-nos no Facebook.

“odds