O Combine, além de ser um evento para avaliar os calouros que estarão no Draft 2017, tem um papel muito importante nos bastidores. Muitos membros de diretorias dos times conversam e acertam alguma eventual troca que ainda pode acontecer antes da Free Agency abrir – em 2017, no dia 9 de março. Mas, além disso, é nele que são dirimidas eventuais pendências na ordem do Draft.
No caso de 2017, Colts e Vikings tiveram a mesma campanha na temporada regular e a mesma força de calendário (.492). Como a força do calendário (vitórias e derrotas dos oponentes enfrentados, em %) foi a mesma, este critério não pode ser usado. Caso tivesse sido diferente, o time com campanha X-X e calendário mais fraco do que um time com campanha X-X com calendário mais forte, fica acima.
Assim, o critério de desempate acaba sendo um simples cara-coroa. Como a escolha de Minnesota foi para Philadelphia na troca envolvendo Sam Bradford, quem acaba herdando o resultado deste sorteio é a franquia da Pensilvânia. Os Eagles ficaram com a 14ª escolha após vencer o sorteio e os Colts ficam com a 15ª.
A ordem do Draft é inversamente proporcional à classificação da temporada regular. Isto quer dizer que há 5 grupos; No primeiro grupo, elencam-se as equipes de 1 a 20 – são as que não foram para os playoffs e o critério aqui é que a equipe com pior campanha escolha acima das piores. Este é o mesmo critério para o grupo 2, de times eliminados no Wild Card Round – as melhores campanhas vem por último. Por fim, o terceiro grupo é composto pelos times que perderam no Divisional Round (a lógica, como você verá abaixo, é a mesma). O 4º grupo é composto pelos times vencidos nas finais de conferência e o último grupo (5) é dos times no Super Bowl anterior. Com isso, a pior campanha da temporada regular é a primeira em cada rodada. O campeão do Super Bowl é a última.
Sem mais delongas, vamos à ordem. Entre parêntesis, a campanha do time e, quando aplicável, o desempate. Caso haja empate na campanha e o critério tem de ser usado, há alternância entre as rodadas. Por isso na primeira rodada os Bears são os terceiros e Jaguars os quartos – mas na segunda rodada, inverte e Jaguars são os terceiros e Bears os quartos. Como você imaginou, na terceira rodada volta a ordem da primeira e na quarta, a da segunda. Colocaremos aqui apenas a primeira rodada. Clicando aqui você confere todas, na Wikipedia.
Equipes que não foram para os Playoffs 2016: sem cor
Equipes que foram eliminadas no Wild Card Round: vermelho
Equipes que foram eliminadas no Divisional Round: laranja
Equipes que foram eliminadas na Final de Conferência: verde
Equipes do Super Bowl LI: azul
- Cleveland Browns (1-15)
- San Francisco 49ers (2-14)
- Chicago Bears (3-13) (.522)
- Jacksonville Jaguars (3-13) (.528)
- Tennessee Titans (via LA Rams 4-12)
- New York Jets (5-11) (.518)
- Los Angeles Chargers (5-11) (.543)
- Carolina Panthers (6-10)
- Cincinnati Bengals (6-9-1)
- Buffalo Bills (7-9) (.482)
- New Orleans Saints (7-9) (.525)
- Cleveland Browns (via Eagles (7-9) (.559))
- Arizona Cardinals (7-8-1)
- Philadelphia Eagles (via Vikings (8-8))
- Indianapolis Colts (8-8, perdeu o cara-coroa para os Eagles)
- Baltimore Ravens (8-8) (.498)
- Washington (8-7-1)
- Tennessee Titans (9-7) (.465)
- Tampa Bay Buccaneers (9-7) (.492)
- Denver Broncos (9-7) (.549)
- Detroit Lions (9-7) (WC)
- Miami Dolphins (10-6) (WC)
- New York Giants (11-5) (WC)
- Oakland Raiders (12-4) (WC)
- Houston Texans (9-7) (DV)
- Seattle Seahawks (10-5-1) (DV)
- Kansas City Chiefs (12-4) (DV)
- Dallas Cowboys (13-3) (DV)
- Green Bay Packers (10-6) (CONF)
- Pittsburgh Steelers (11-5) (CONF)
- Atlanta Falcons (11-5) (Perdedor Super Bowl LI)
- New England Patriots (14-2) (Vencedor Super Bowl LI)
Comentários? Feedback? Siga-me no twitter em @CurtiAntony, ou nosso site em @profootballbr e curta-nos no Facebook.







