A vingança é plena: Seahawks vencem Patriots no Super Bowl LX

A defesa dominou Drake Maye o tempo inteiro, enquanto o ataque fez o dever de casa. Uma década depois, a revanche veio e Seattle conquista o tão sonhado bicampeonato.

O Super Bowl LX já entrou para os anais da NFL. O Seattle Seahawks venceu o New England Patriots por 29 a 13. Onze anos depois, a revanche de Seattle veio: tal como o tão sonhado bicampeonato.

Não foi um jogo onde os ataques tomaram conta. Muito pelo contrário: foram as defesas que brilharam do início ao fim. (O Bad Bunny também) No último quarto, quem brilhou mais foi a defesa dos Seahawks. Com três turnovers forçados e seis sacks em cima de Drake Maye, a unidade mostrou suas credenciais.

Em 2013/14, a Legion of Boom fez história. Domingo, foi a DarkSide escrever seu nome na eternidade.

Quem piscou primeiro, dançou

Se você esperava ataques explosivos logo no início, você certamente se decepcionou. Os dois primeiros quartos foram dominados pelas defesas. Especialmente a de Seattle, que amassou Drake Maye o primeiro tempo todo. Já Sam Darnold e amigos tiveram um pouco mais de sucesso, embora as campanhas terminaram em field goals. Tanto que a primeira etapa terminou 9×0 para Seattle, por exemplo.

O terceiro quarto começou na mesma toada. O ataque dos Seahawks chegou na redzone, mas morreu na praia e se contentou com o field goal. O dos Patriots, nem na praia chegou. Até o final do terceiro quarto, foram apenas duas terceiras descidas convertidas. Drake Maye, uma máquina durante a temporada regular, foi dominado pela defesa o jogo inteiro. Jaxon Smith-Njigba saiu no meio do terceiro quarto por concussão.

Porém, a defesa apareceu no momento mais crucial. Em uma terceira descida, Derick Hall força o fumble em Drake Maye e Byron Murphy recupera a bola. Logo em seguida, o ataque finalmente fez seu dever de casa – e anotou o touchdown com AJ Barner. 19×0 no placar e a vitória parecia encaminhada.

Só que o ataque dos Patriots também apareceu. Maye começou a correr melhor com a bola e encontrar seus recebedores. Resultado: um touchdown absurdo do Mack Hollins. Com mais um three and out de Seattle, a maré parecia (momentaneamente) sorrir mais para os coringas de Mike Vrabel.

Mas como diria tio Ben: “grandes poderes, grandes responsabilidades”. Drake Maye forçou o braço e lançou a interceptação no colo de Julian Love. Depois, veio mais um fumble forçado por Devon Witherspoon e recuperado por Uchenna Nwosu, que correu até a endzone. Seattle 29×7 e o tão sonhado bicampeonato já estava encaminhado.

Uma nova era vitoriosa no Seattle Seahawks

Durante a última semana, escrevemos sobre a caminhada de ambos os times até Santa Clara. O Betinho, em especial, escreveu acerca dos bons drafts dos Seahawks sob o comando de John Schneider. No início da década passada, o general manager montou ao lado de Pete Carroll a Legion of Boom e o ataque com Russell Wilson, Marshawn Lynch e companhia. Em 2022, o time trocou Wilson e começou a remontar a sua base.

Pois então: o resultado está aí para todos verem.

Charles Cross, Boye Mafe, Kenneth Walker III (o MVP do Super Bowl), Abraham Lucas, Coby Bryant, Tariq Woolen, Devon Witherspoon, Jaxon Smith-Njigba, Derick Hall, Zach Charbonnet, Anthony Bradford, Byron Murphy II, AJ Barner, Grey Zabel e Nick Emmanwori. Todos esses nomes foram draftados de 2022 para cá. Isso sem contar com free agents cruciais, como o próprio Sam Darnold e DeMarcus Lawrence.

Quando os Seahawks foram atrás de Mike Macdonald em 2024, o objetivo era um só: recolocar a franquia de volta na disputa pelo topo. Quase dois anos depois, o objetivo foi alcançado com a maior das glórias.

Comemore, torcedor. Uma nova era começou.

SUPER BOWL LX NO PRO FOOTBALL
5 momentos marcantes da temporada dos Seahawks
5 momentos marcantes da temporada dos Patriots
Drake Maye: expectativas quebradas, o céu não é mais o limite
Sam Darnold: A carreira que ninguém acreditava
EP 18, temp 2025: Prévia do Super Bowl LX
3 heróis improváveis que podem decidir o Super Bowl para os Seahawks
3 heróis improváveis que podem decidir o Super Bowl para os Patriots
Onde assistir o Super Bowl LX?
5 jogadores que podem trocar de time após o Super Bowl LX
O impressionante trabalho de Mike Vrabel em 2025
Como os bons Drafts levaram Seattle ao Super Bowl

Quer ter todo conteúdo do ProFootball rapidinho em seu celular ou computador sem perder tempo?

Acesse nossos grupos no WhatsApp ou no Telegram e receba tudo assim que for para o ar.

“odds