No último final de semana, a Alliance of American Football (AAF) começou. A primeira rodada de jogos empolgou muitos fãs de futebol americano aqui no Brasil, a ponto de vários perfis de torcidas serem criados no Twitter e em outras redes sociais. O apetite do público em relação à nova liga é tamanho que meu guia para você entender do que o rolê se trata teve mais de 7000 views – isso lhe coloca entre um dos textos mais lidos dos últimos seis meses.
Percebendo que a curiosidade do público está mais alta do que nunca, façamos aqui uma segunda parte desse guia. Como escrevo em meu livro, ter um time na NFL ajuda a gostar mais do esporte e se interessar por seus nuances. Eu mesmo ainda não tenho um time para torcer na AAF, então posso dizer que tê-lo me ajudaria a querer acompanhar mais a nova liga.

Assim sendo, perguntei aos meus seguidores no Twitter como eles haviam escolhido um time para torcer. As respostas foram bem interessantes e as agrupo aqui para que você tenha algumas ideias. Antes de mais nada, lembremos quais são as equipes.
São oito times divididos em duas conferências:
- Arizona Hotshots
- Memphis Express
- Orlando Apollos
- San Diego Fleet
- San Antonio Commanders
- Atlanta Legends
- Salt Lake Stallions
- Birmingham Iron
O “padrinho” da NFL
Como disse no guia, os 8 times da AAF formam uma liga que, embora não seja oficialmente chamada assim, deve ser usada como liga de desenvolvimento para a NFL. Afinal, além dos jogos estarem na NFL Network, há afiliações dos times. Isto é: 4 equipes da NFL apadrinham cada um dos 8 times – dando as 32 da NFL, claro. “Creio que será complementar à NFL”, disse Troy Polamalu, ex-safety do Pittsburgh Steelers e chefe de relacionamento entre a liga e seus jogadores.
De fato, não há contratos de longa duração e as temporadas acabam bem antes (abril) dos training camps da NFL (julho). Então a figura da afiliação é possível. Ela funciona da seguinte maneira: times da AAF só podem contratar ex-jogadores de equipes da NFL que lhes apadrinham. Então se você odeia um jogador de seu time da NFL, prepare-se para passar raiva com ele na AAF caso tenha escolhido a equipe apadrinhada para torcer.
Foi o caso de muitos que me responderam no twitter – a maioria, na verdade. Então para te ajudar, segue a afiliação de cada um dos 8 times.
Arizona Hotshots: Cardinals, 49ers, Bears, Ravens
Atlanta Legends: Jaguars, Panthers, Falcons, Redskins
Birmingham Iron: Patriots, Bills, Browns, Steelers
Memphis Express: Titans, Saints, Colts, Bengals
Orlando Apollos: Dolphins, Giants, Jets, Buccaneers
Salt Lake Stallions: Seahawks, Broncos, Vikings, Packers
San Antonio Commanders: Cowboys, Texans, Chiefs, Eagles
San Diego Fleet: Rams, Chargers (ironic…), Raiders, Lions

Roll Tide Roll, NBA, Cardinals/Titans/Falcons
Alabama é uma das equipes mais famosas do College Football aqui no Brasil e, naturalmente, uma das que têm mais torcida. Assim, vi alguns no twitter automaticamente dando seu voto de confiança ao Birmingham Iron pela proximidade da cidade em relação ao campus da Universidade de Alabama.
O mesmo vale para algumas pessoas que têm times da NBA em cidades que agora recebem a AAF. Torcedores do Utah Jazz já mostraram fidelidade ao Salt Lake Stallions pelo motivo “mesma cidade”. Idem para torcedores dos Spurs e dos Grizzlies em relação ao San Antonio Commanders e ao Memphis Express – que também apareceu no caso de torcedores do Tennessee Titans. Falando nisso, no caso de Cardinals e Falcons, alguns já aproveitaram que já torcem para o time da NFL que está na cidade e foram no embalo.
Mesmas cores que meu time na NFL
Muitos (mas muitos mesmo) torcedores do Arizona Hotshots acabaram escolhendo a equipe por conta do verde como cor predominante no uniforme. Essa resposta apareceu bastante porque os Packers são uma das maiores torcidas aqui no Brasil – então, faça as contas.
A semelhança de algumas coisas em relação à franquia escolhida na NFL acabou aparecendo bastante como motivo para escolher o time na AAF. Alguns torcedores dos Steelers escolheram o Iron por conta de… Bem, Steel = Aço, Iron = Ferro. Memphis e New Orleans são duas cidades com rica tradição musical, então isso apareceu como motivo.
Outros motivos e o Deivis causando
Meu querido colega de site, Deivis Chiodini, resolveu causar e dar um motivo um tanto quanto peculiar para escolher o Orlando Apollos.
Orlando, por que eles vão doutrinar: pic.twitter.com/SFSVQPLNop
— Deivis Chiodini (@deivischiodini) 12 de fevereiro de 2019
Enfim, outros motivos diferentes apareceram, como uniforme e/ou capacete bonito. Alguns simplesmente vão esperar, outros disseram com todas as letras que vão torcer para o time que estiver ganhando. Ah, ainda sobre Orlando, o fato da cidade ser muito visitada por brasileiros (Walt Disney World) ajudou na escolha também. Apollos é Brasil na Libertadores, digamos.
Ainda há nove semanas de jogos para você escolher seu time, então sem pressa.
Se não quiser escolher – eu ainda não senti nenhuma vontade, para ser sincero – também não tem problema. Como um seguidor me lembrou sobre a saga Harry Potter, não é você que escolhe a varinha, mas ela que te escolhe. No caso da NFL senti isso. Então pretendo fazer o mesmo com a AAF – embora o argumento do Deivis seja válido e o Apollo Creed seja um excelente motivo.
Leia também: Nos EUA, AAF supera audiência da NBA em rodada de estreia
SIGA-NOS!
Siga-nos no Instagram: @antonycurti
Inscreva-se em nosso canal do YouTube, vídeos novos toda semana.








