O uso da palavra “era”, tal qual várias outras palavras, ficou bastante banalizado nos tempos da internet. Mas no caso de Aaron Donald, fica difícil argumentar contra os últimos dez anos sendo sua própria era na NFL – e esta chegou ao fim nesta sexta-feira, já que o defensor do Los Angeles Rams anunciou sua aposentadoria da liga.
Dominante desde seu primeiro dia na liga, Aaron Donald teve uma carreira de 10 anos. Em todos eles esteve no Pro Bowl, em oito foi eleito para o First-Team All-Pro, em três foi eleito o melhor jogador defensivo do ano. O impacto que ele podia causar num jogo deixava coordenadores ofensivos tendo pesadelos durante a noite, e colocar apenas um jogador para bloqueá-lo era trabalhar ativamente contra seu próprio ataque.
Valor posicional à parte, Donald faz parte das discussões de melhores jogadores da liga há pelo menos 5 anos. Nenhum jogador, com exceção de quarterbacks, recebia tanta atenção dos treinadores adversários na semana anterior ao confronto. Nenhum jogador é capaz de produzir tanto mesmo com um plano de jogo moldado especificamente para pará-lo.
Semana sim, semana também, ele estava liderando a defesa do Los Angeles Rams de forma consistente e magistral, não importa o que os ataques adversários atirassem contra ele num domingo qualquer. Foram anos de excelência e, como seu próprio treinador disse uma vez, não precisa de motivação extra pra isso. “Donald é o jogador mais consistente que eu já vi, não só pela forma que ele joga mas pela forma que ele se dedica todos os dias. É por isso que ele é o melhor do mundo”, comentou Sean McVay numa entrevista antes da temporada em que foram campeões.
Ele liderou a NFL em sacks em 2018, um feito raríssimo pra um jogador que atua pelo interior da linha defensiva e não como EDGE. Ele foi parte do All-Decade Team. Ele fez praticamente tudo que deveria fazer para ser lembrado como uma lenda, e assim o será daqui pra frente.
A perda do Los Angeles Rams é imensurável – dentro e fora de campo, Donald liderou o time. A NFL perde muito sem ele em campo.
Para saber mais:
5 melhores contratos da free agency 2024
Podcast ProFootball +: Os desdobramentos da free agency no Draft
Enquanto uns choram, outros vêm e os devoram
Eagles fazem aposta arriscada com contrato de Saquon Barkley
Quer ter todo conteúdo do ProFootball rapidinho em seu celular ou computador sem perder tempo? Acesse nosso grupo no WhatsApp e receba tudo assim que for para o ar. Só clicar aqui!
Prefere o Telegram? Não tem problema! Acesse nosso canal aqui e receba todo conteúdo por lá!
