É um momento diferente em Minnesota. As lesões de Kirk Cousins e Justin Jefferson dinamitaram o 2023 da equipe e fizeram com que os Vikings dessem prosseguimento ao processo de reformulação que se iniciou desde a chegada de Kevin O’Connell no ano anterior. É nesta temporada, contudo, que a franquia dá seu passo crucial.
Os Vikings se desprenderam de Cousins e decidiram buscar um quarterback calouro para moldar seu futuro. Como a posição da equipe não era das melhores, “sobrou” J. J. McCarthy, um prospecto com gigantesco ponto de interrogação sobre sua cabeça. O atual campeão universitário por Michigan possuía opiniões polarizantes no processo pré-Draft, com alguns questionamentos sobre seu potencial de liderar uma franquia.
Com um elenco em reformulação e essa dúvida na posição mais importante do jogo, Minnesota acabou sendo jogado de escanteio quando pensamos em equipes que farão boas campanhas ao longo de 2024. Hoje, a equipe é, por muito, a considerada com menor probabilidade de vencer sua divisão, segundo as casas de aposta. Estariam os Vikings sendo subestimados?
Poderio ofensivo impressionante
A campanha decepcionante de 2023 fez com que nos esquecêssemos do poderio ofensivo que a equipe de Minnesota pode apresentar. Estamos falando de um ataque que possui muita explosão em suas armas ofensivas e que agora possui a certeza de que contará com Justin Jefferson por muitos e muitos anos.
Jordan Addison e T. J. Hockenson caíram como uma luva no sistema de O’Connell, trazendo versatilidade e explosão para o grupo, podendo atacar todas as faixas do campo. A chegada de Aaron Jones como corredor mantém essa agressividade em alta também pelo chão, a qual já contava com uma boa segunda cabeça em Ty Chandler. Some isso ao melhor recebedor da NFL e uma linha ofensiva forte e temos um dos grupos mais completos da liga, comandado por um excelente treinador.
É claro que a peça mais importante é, justamente, a maior dúvida da equipe. Não à toa, a franquia trouxe Sam Darnold como suplente – ou até mesmo quarterback-ponte – imediato, pois sabe da possibilidade de que McCarthy necessite de um ano no banco para ser mais bem desenvolvido.
Cenário ideal para desenvolver McCarthy
O cenário mais recente pode nos fazer esquecer do passado próximo. Em 2022, quando Cousins esteve saudável, Minnesota ganhou 13 jogos na temporada, ficando em terceiro lugar na conferência e conquistando a NFC North. O’Connell – conjuntamente ao seu coordenador ofensivo, Wes Phillips – vem da árvore de Sean McVay, sendo um excelente arquiteto ofensivo. Seu sistema é “simples”, mas extremamente eficiente: usa e abusa de jogo terrestre + play-action, aproveita-se de movimentação pré-snap e ama explorar as faixas intermediárias do campo.
Não existe cenário melhor para um passador novato: um grupo talentoso e um sistema ofensivo afável. Para a execução do sistema de O’Connell, McCarthy é um bom prospecto. Ele lida bem com passes rápidos, é inteligente para aprender rapidamente as fórmulas ofensivas e ainda oferece versatilidade com as pernas, a qual o treinador saberá utilizar.
Hoje, subestima-se muito Minnesota pela desconfiança acerca do potencial de seu mais novo quarterback de adentrar os gramados e assumir a bronca da titularidade. O cenário, porém, é extremamente favorável para que a franquia seja bem competitiva na NFC. É óbvio que não é um roteiro para disputar títulos, mas de um grupo que possui boa estrutura para fazer um ano excelente, competindo de igual para igual com seus adversários.
Por mais que as prospecções não sejam das melhores, é um terreno bem mais fértil do que se pode aparentar. Os Vikings possuem uma boa fórmula para fazer bonito já em 2024. Essa não é uma equipe que pensa apenas no futuro.
Para saber mais:
Justin Jefferson confirma nova era de contratos para wide receivers
5 times que podem adicionar Stephon Gilmore
Podcast ProFootball: Perguntas dos assinantes
5 nomes que podem aposentar depois de 2024
Quer ter todo conteúdo do ProFootball rapidinho em seu celular ou computador sem perder tempo? Acesse nosso grupo no WhatsApp e receba tudo assim que for para o ar. Só clicar aqui!
