Quem viu o jogo entre New England Patriots e Buffalo Bills no Monday Night Football sabe que a partida foi completamente atípica. Por conta do forte vento que se fez presente no estádio, passar a bola não era uma opção assim tão fácil.
O plano de jogo ofensivo dos Patriots teve de ser totalmente adaptado para a ocasião e deu certo. Mac Jones lançou somente três passes durante todo o jogo, a menor marca de uma equipe da liga desde que o Buffalo Bills de 1974 lançou a bola duas vezes num jogo contra o New York Jets. Mesmo assim, New England saiu vencedor por dominar as trincheiras durante a partida, em mais uma prova de que esse é um time completo.
Vitória na marra
New England poderia, sim, ter passado mais a bola. Não é como se aquele fosse o primeiro jogo da história da NFL em que o vento forte estava presente em Buffalo. Só que o plano de jogo não deixa de ser bom por causa disso: os Patriots claramente eram um time mais forte nas linhas e estavam jogando em território hostil contra uma boa equipe, então era importante controlar as trincheiras.
New England teve 49 jogadas ofensivas e 46 dessas foram corridas. A mais eficiente e decisiva foi quando um toss perfeitamente bloqueado deu a Damien Harris campo livre para chegar até a end zone e anotar um touchdown de 64 jardas, porém, por grande parte do confronto, a defesa de Buffalo sofreu em conseguir penetração no backfield dos Patriots.
Claro que nem toda corrida foi uma grande explosão, até porque quando você sabe o que está vindo, fica mais fácil de lotar o box e se defender. Só que os Patriots não estavam nem aí se estavam previsíveis ou não, o que eles queriam eram dominar as linhas. Tirar a bola das mãos de Mac Jones, que terminou com 2 passes completos e 19 jardas, foi um plano de jogo entendível, especialmente para evitar interceptações e melhor posição de campo para os Bills. Como Jones não tem o braço mais forte do mundo, passar muito a bola numa partida com tanto vento seria um risco enorme.
Parece que é forçação de barra dizer que os Patriots dominaram numa partida em que anotaram 14 pontos e venceram por uma posse. Mas acredite, foi exatamente isso o que aconteceu. O time tinha um plano de jogar de forma física, controlar as ações por meio do jogo terrestre e da defesa e limitar o impacto do vento. Tudo isso deu certo. É o estilo de jogo que Bill Belichick certamente ama, e a satisfação dele ao vencer um jogo importantíssimo dessa forma é provavelmente indescritível.





