Kansas City não possui o status de superfavorito de outras temporadas, mas se depender do talento de Patrick Mahomes, esse time é candidato ao Super Bowl pelo quarto ano consecutivo. O quarterback dos Chiefs mostrou na rodada de Wild Card que, mesmo no mata-mata, pode superar inícios ruins e acabar com qualquer adversário quando pega fogo e entra na partida.
O ataque dos Chiefs demorou bastante pra entrar no jogo contra o Pittsburgh Steelers, uma equipe bastante inferior e que pouco ameaçava quando tinha a bola. Quando entrou, ficou impossível de parar – cinco touchdowns em dez minutos de cronômetro e uma partida que já estava definida a partir dali. Se Kansas City tropeçou mais vezes em 2021 do que nos outros anos, ainda é um time imparável quando Mahomes está no modo turbo.
Ataque pegando fogo de novo – e Mahomes na sua melhor fase
O início 3-4 dos comandados de Andy Reid é uma memória distante agora. Esqueça todo aquele papo de “os Chiefs não são favoritos esse ano” – já são 10 vitórias nos últimos 11 jogos, e nas últimas seis exibições, o menor número de pontos marcados foi 28. O ataque está no nível daquele que disputou os dois últimos Super Bowls.
O Kansas City Chiefs que vai enfrentar o Buffalo Bills na semifinal de conferência não tem quase nada a ver com o time que enfrentou os mesmos Bills na semana 5. Nas últimas semanas, o poderio ofensivo esteve em total evidência: Tyreek Hill e Travis Kelce deixaram sua marca sobre os Steelers, Byron Pringle foi uma grata ascensão ao assumir uma porcentagem maior de snaps ao custo de Mecole Hardman, e o jogo terrestre voltou a ser eficiente como consequência.
Evidentemente, tudo isso só acontece porque o quarterback se afastou do péssimo momento vivido em setembro e outubro. Quando um jogador do nível de Mahomes volta a ser consistente no que faz, é muito difícil pará-lo. O plano defensivo de fechar o fundo do campo e forçar os Chiefs a correr com a bola não está mais dando tão certo para os adversários, porque Patrick está satisfeito em aceitar os passes curtos no meio do campo e mover as correntes. Se a explosividade diminuiu, a eficiência veio por outros métodos.
Mencionei acima que, desde a semana 14, os Chiefs anotaram pelo menos 28 pontos em todos os jogos. A média de pontos nesse período é de incríveis 36,5. O ataque move a bola com facilidade, Kelce voltou a encontrar espaços na zona intermediária e parou de dropar bolas fáceis, Hill está sendo movido ainda mais na linha de scrimmage para facilitar os confrontos individuais dentre uma jogada e Mahomes está preciso e tomando boas decisões com a bola novamente.





