Após 13 temporadas, o cornerback Charles Tillman se aposenta

cornerback Charles Tillman anunciou hoje que está oficialmente aposentado da NFL após 13 temporadas. Escolhido na segunda rodada do Draft de 2003 pelo Chicago Bears, Tillman foi indiscutivelmente um dos líderes de Chicago em uma unidade defensiva que carregou o time até o Super Bowl XLI em 2006.


A sequência que dava orgulho ao cornerback – ao menos 14 jogos nos quais ele foi titular, de 2005 a 2012 – chegou a um fim nos últimos anos: “Peanut”, como fora apelidado, perdeu diversas partidas em suas últimas temporadas com Chicago e também perdeu jogos no ano passado com o Carolina Panthers. Foram quatro jogos fora por lesão em 2015 por conta de um ligamento anterior cruzado do joelho (ACL) rompido.

Por mais que tenha sofrido com lesões no ano passado, Tillman foi um sólido contribuinte na defesa majoritariamente em zona dos Panthers. Em realidade, essa foi sua maior virtude durante a carreira – marcação e zona e ser físico no contato contra o recebedor, costumeiramente forçando fumbles – com um soco, o chamado “Peanut Punch”. Foram 44 deles forçados na carreira, apenas atrás de Robert Mathis (que é pass rusher, não defensive back) desde que entrou na NFL.

Leia também: Relembre os principais nomes que se aposentaram da NFL nesta intertemporada

Tillman foi duas vezes ao Pro Bowl (2011, 2012) e também em 2012, ainda com o Chicago Bears, foi eleito para a seleção de melhores jogadores da NFL (escolhida pela imprensa especializada, os All-Pro). No ano seguinte, venceu o Walter Payton Man of The Year – prêmio dado ao jogador que mais se destaca em atividades sociais fora do campo. Através de sua Cornerstone Foundation, Tillman ajudou milhares de crianças com doenças crônicas. Mais do que qualquer feito dentro de campo, isto, indiscutivelmente, é digno de aplausos.

“odds