Uns odeiam. Outros não ligam. Eu, pessoalmente, acho um período interessante. A intertemporada da NFL tem seu início no dia seguinte ao Super Bowl e dura longos seis meses. Nesse período, há uma série de eventos importantes que mudam os rumos da próxima temporada. Por exemplo: após ser uma montanha-russa com Tim Tebow em 2011, o Denver Broncos adquiriu Peyton Manning em março de 2012 – colocando a pedra fundamental do que seria uma nova unidade ofensiva. Em abril de 2016, o Dallas Cowboys conseguiu via Draft os calouros Dak Prescott e Ezekiel Elliott – igualmente pedras fundamentais, ainda mais quando Tony Romo se machucou.
Pode parecer inútil, mas não é. Acompanhar de perto a intertemporada te dá uma boa noção de como as coisas serão ou podem ser na temporada seguinte. Basicamente, há um evento importante por mês. Para entender cada um deles, é só clicar no link que coloquei. Fevereiro temos a alocação de franchise tag e o Combine para o Draft. Março é o mês das movimentações e contratações na free agency. Ao final de abril temos o Draft. Maio, novas regras são formuladas (e mudanças de cidades por franquias, vai saber). Junho é um mar de nada – e em julho temos o início dos treinamentos rumo à temporada 2017. Agosto a pré-temporada e no dia 7 de setembro você mata a saudade da NFL, com a partida que inaugura a temporada regular (o New England Patriots, campeão da temporada 2016, recebe algum time ainda não definido – provavelmente o Atlanta Falcons, visto que ambos se enfrentaram no Super Bowl LI e o expediente foi usado no Kickoff 2016 com Broncos e Panthers).
Sem mais delongas, confira as 30 datas mais importantes para você se programar. Não precisamos nem dizer que todas terão cobertura aqui.
5 de fevereiro, 1 da manhã: final do Super Bowl LI (sim, aqui é final mesmo, porque o jogo acabou). Começa a intertemporada.
6 de fevereiro: Começa o sistema de waivers para a temporada 2017. Equipes podem cortar jogadores.
11 de fevereiro: Combines Regionais da NFL
14 de fevereiro: A partir de 12 ET (15h, horário de Brasília), equipes da NFL podem assinar com jogadores da CFL (Canadian Football League) cujos contratos terminaram. Jogadores com contrato para a temporada 2017 da CFL (ou com opção de 2017) não estão elegíveis.
15 de fevereiro: Primeiro dia para as equipes da NFL designarem sua franchise tag, caso aplicável.
18 de fevereiro: Combines Regionais da NFL; Acaba o horário de verão no Brasil (ficamos a 2 horas à frente de Nova York, então)
25-26 de fevereiro: Combines Regionais da NFL (foco em kicker e punter)
28 de fevereiro a 6 de março: Combine Geral para o Draft – Lucas Oil Stadium, Indianapolis, Indiana
1º de março: 4 ET (18h, horário de Brasília) é o limite para que as equipes aloquem suas franchise tags
4 de março: Combines Regionais da NFL
7 a 9 de março: Equipes têm permissão para contactar e entrar em negociação com jogadores que irão se tornar free agents irrestritos. O contrato destes jogadores, caso 2016 seja o último ano de contrato, acaba às 4 ET (18h, Brasília). O contrato não pode ser executado com um novo clube antes desse prazo.
9 de março, às 18h (Brasília), abre o mercado da NFL para free agents.
– Antes das 18h, os times têm de exercer a opção contratual de 2017, caso queiram, para os jogadores com esse tipo de contrato
– Antes das 18h, times têm que dar seus “lances” para free agents restritos caso queiram mantê-los
– Antes das 18h, times têm que estar abaixo do teto salarial de 2017.
– 18h: Jogadores cujos contratos acabam em 2016 tornam-se livres para assinar com qualquer clube (caso sejam free agents irrestritos, claro)
– 18h: Começa oficialmente a temporada 2017 da NFL (ao menos para fins orçamentários)
– 18h01h: Começa oficialmente o período de trocas; Jogadores sob contrato para 2017 em diante (olá, Garoppolo) podem ser trocados por outros jogadores e/ou escolhas no Draft 2017/2018 em diante.
11 de março: Combines Regionais da NFL
12 de março: Começa o horário de verão nos EUA (é importante colocar aqui por conta de prazos; ficamos 1 hora à frente de Nova York)
26 de março a 29 de março: Reunião Anual dos Donos de Franquias da NFL (olá, Las Vegas Raiders?) – Phoenix, Arizona
3 de abril: Equipes que contrataram um head coach para a temporada de 2017 podem começar seus trabalhos de preparação física/de campo para a temporada
17 de abril: Idem acima, mas para equipes com o mesmo head coach de 2016 voltando para 2017
Meio de abril: A NFL “libera” o calendário para a temporada 2017
21 de abril: Prazo final para que free agents restritos assinem seus contratos para 2017
27 de abril (quinta, 1ª rodada), 28 de abril (sexta, 2ª e 3ª rodada) e 29 de abril (sábado, 4ª à 7ª rodada): 2017 NFL Draft, Philadelphia, Pennsylvania
5 a 8 de maio: Equipes podem eleger se irão ou não fazer um minicamp para os novos calouros (sexta até domingo ou sábado até segunda)
12 a 15 de maio: Clubes podem fazer o minicamp dito acima, caso queiram
18 a 21 de maio: Congresso do Sindicato de Jogadores da NFL (NFLPA); Calouros convidados (primeira e segunda rodada, geralmente) precisam de autorização dos times para participar. Tais jogadores não estarão disponíveis para treinos e etc durante esse período.
22 a 24 de maio: Reunião de Primavera (é sério, o nome é esse, Spring League Meeting) dos Donos de Franquias. Normalmente, novas regras são aprovadas neste período.
Final de junho (datas variam): Programas de Adaptação dos Calouros, sediada especificamente em cada uma das 32 franquias. Presença obrigatória dos calouros.
15 de julho: 17h (Brasília) é o prazo máximo para que jogadores com franchise tag assinem contratos de múltiplos anos. Após esta data, o jogador só pode assinar um contrato de um ano, válido apenas para a temporada 2017 (e tal contrato não pode se estendido antes do último jogo da temporada).
Meio de julho (datas variam): Times podem começar os Training Camps para calouros – sete dias antes do início do camp dos veteranos.
– Veteranos (isto é, aquele com pelo menos uma temporada aferida) fora quarterbacks ou jogadores machucados podem começar os camps não antes de 15 dias antes do primeiro jogo de pré-temporada daquela franquia (ou 15 de julho, o que for mais tarde).
– Quarterbacks veteranos e jogadores machucados não podem ir para os camps antes de 5 dias do início dos camps dos demais veteranos
3 de agosto – “Semana 0” da Pré-temporada, com o Hall of Fame Game, em Canton, Ohio
5 de agosto – Cerimônia de Inserção da Classe de 2017 no Hall da Fama do Futebol Americano Profissional
7 de setembro, quinta – Kickoff da Temporada 2017 da NFL – “Time a ser Definido” @ New England Patriots, 21:20h no horário de Brasília.
Comentários? Feedback? Siga-me no twitter em @CurtiAntony, ou nosso site em @profootballbr e curta-nos no Facebook.







