Depois de um período de incerteza, finalmente temos o primeiro uso da franchise tag na temporada 2016. O Baltimore Ravens utilizou o instrumento da tag para que um dos melhores kickers da NFL nos últimos anos não chegue ao mercado de agentes livres: Justin Tucker ao menos por 2016 continuará vestindo roxo.
“Tivemos algumas discussões sobre o uso da tag se não conseguíssemos um contrato de longa duração com ele”, disse o general manager Ozzie Newsome, reputado como um dos melhores da liga. “Mesmo com a tag continuaremos a tentar um contrato de longa duração com ele”, completou.
A tag para kickers – média dos 5 maiores contratos da posição ou 120% do salário anterior, o que for maior – tem média estimada em 4,5 milhões de dólares de acordo com Albert Breer, da NFL Media. Tucker faz jus a ser um dos cinco melhores pagos: ano passado ele não errou nenhum extra point, mesmo com a nova distância.
Leia também: Os 5 maiores candidatos em receber a franchise tag em 2016
De toda sorte, houve uma queda de produtividade em chutes para mais de 50 jardas: seis de seus sete erros de field goals na temporada passada foram em chutes nessa distância. Com o uso da franchise tag em Tucker, o linha ofensiva Kelechi Osemele acabará provavelmente chegando ao mercado de agentes livres se Baltimore não renovar seu contrato.







