Poucas duplas são tão prolíficas na história como Bill Belichick e Tom Brady. O camisa 12 é o titular do New England Patriots desde a Semana 3 de 2001 – segunda temporada de Belichick no comando patriota. Naquele ano, Drew Bledsoe (que fora escolha de primeira rodada de New England na década de 1990) se machucou após sofrer tackle de Mo Lewis na Semana 2 contra os Jets. Brady entrou em campo para “nunca” mais sair. Pelo menos não no coração dos torcedores dos Patriots.
Naquele ano, Belichick foi incisivo ao anunciar que o desconhecido reserva, 199ª escolha do Draft no ano anterior, seria o titular da equipe – e que os Patriots trabalhariam como time. Deu certo. Em 2000, a equipe teve campanha de 5-11. No primeiro ano de Brady, 11-5 e a vitória como zebra ante o Greatest Show on Turf do St. Louis Rams no Super Bowl XXXVI.
“Você sabe… O melhor quarterback de todos os tempos”, disse Belichick. “Ele vem sendo um tremendo líder e jogador para nossa organização” completou o técnico a Mike Reiss, da ESPN.com. Brady entrou na liga dois anos depois de Peyton Manning e, em termos de estatísticas de temporada regular, dificilmente pode ultrapassar o ídolo de Denver e Indianapolis. No momento, Tom é o quinto em jardas passadas na carreira e o terceiro em passes para touchdown.
Mas os números de pós-temporada, quando o bicho pega, separam Tom Brady dos demais. Ele tem 22 vitórias em playoffs, de longe uma marca que lidera o ranking – e é mais do que muitas franquias da NFL em suas histórias. Além disso, Brady tem quatro títulos do Super Bowl e seis títulos da Conferência Americana. Desde que se tornou titular dos Patriots, o único ano no qual a equipe não foi campeã de divisão foi em 2002 – além de 2008, quando ele se machucou na primeira semana e ficou fora do resto da temporada.
É difícil apontar com unanimidade qual é o melhor quarterback de todos os tempos. Várias “bases de cálculo” poderiam ser utilizadas para argumentar. Joe Montana nunca perdeu um Super Bowl e sequer já foi interceptado numa final. Peyton Manning detém de longe os recordes estatísticos para a posição. Brady é o mais vencedor de todos. Como este texto tem caráter informativo, não vamos dar nosso pitaco. Mas e para você: quem é o maior de todos? Concorda com Belichick?





