A relação tóxica de Brandon Aiyuk e o San Francisco 49ers finalmente está chegando em seu fim. Nesta sexta-feira, a repórter Dianna Russini, do The Athletic, revelou que os dois lados estão muito perto de um divórcio, que deve acontecer logo após o fim da temporada de 2025. Apesar da esperança dos torcedores da volta de Aiyuk durante o ano, os bastidores revelam que a frustração era muito maior. É difícil imaginar uma volta.
De acordo com Russini, Aiyuk, que assinou um contrato de 4 anos e 120 milhões de dólares em 2024, tem faltado a treinos, não participou de outras atividades da franquia e cortou a comunicação de forma regular. Como resultado, os 49ers retiraram as garantias contratuais que existiam para a temporada de 2026, justificando que o recebedor não está cumprindo suas obrigações contratuais. Aiyuk não quer nem ao menos brigar para manter as garantias, o que mostra o quão ruim a relação ficou: ele só quer estar longe de San Francisco o mais rápido possível.
Assinaram, mas não tava tudo bem
Há alguns meses, rola uma história de que os 49ers tinham acertado termos de troca com algumas equipes da NFL durante as negociações de contrato do recebedor, mas que ele recusava ir para outros times que não fossem o Pittsburgh Steelers. Até que, quando San Francisco finalmente cansou das atitudes do recebedor e decidiu aceitar a proposta de Pittsburgh que estava na mesa, ele novamente mudou de ideia e assinou contrato com o time de Kyle Shananan—cuja proposta já estava na mesa há algum tempo.
O texto de Russini traz essa mesma história, razão pela qual a incluímos aqui (assim como não falamos sobre ela antes pela ausência de fontes oficiais). A coleção de incidentes desde então não parou e, em resumo, nem mesmo o dinheiro pingando na conta deixou o wide receiver menos “insatisfeito” com a situação dele na franquia. Perder a offseason também foi um grave erro: Aiyuk se mostrou fora de forma durante o período de 2024 onde esteve saudável, e em uma partida da temporada regular, sofreu uma grave lesão no joelho que lhe tirou de ação desde então.
A expectativa era de que ele pudesse voltar a campo ainda em 2025 para contribuir com o time, mas o fato dele nem ao menos pedir para a NFLPA brigar pelas garantias retiradas de seu contrato mostra o clima amistoso e, francamente, talvez seja até melhor. Voltando de lesão grave, o impacto não seria nem de perto o do auge de Brandon Aiyuk, ao passo que a frustração da franquia também não contribuiria. No geral, é um divórcio honesto.
Agora, é preciso ser justo: os 49ers estão com total razão nas frustrações aqui.
Os 49ers fizeram a proposta de renovação de contrato. Quando ele pediu por mais dinheiro, os 49ers aumentaram a oferta até o limite (que era justamente os 30M/ano que ele assinou). Quando ele pediu para ser trocado, os 49ers encontraram parceiros. Quando ele insistiu para ir para um time em específico, os 49ers, desgostosos, decidiram aceitar a proposta daquele time, até que ele assinou o acordo.
O retorno em campo foi horrível, as atitudes de Aiyuk desde a assinatura em nada ajudaram a melhorar a relação e agora vão perder um ativo que tinha alto valor há pouco tempo por nada. Não dá mesmo pra achar que os 49ers fizeram algo de errado aqui.
Tem lição para os 49ers tirarem também
Não é um caso aplicável aqui porque, como dito acima, a proposta dos 49ers foi feita muito tempo antes de Aiyuk oficialmente assinar o contrato e encerrar o hold-in de 2024 (algo que também fez parte das distrações da franquia). Mas é justo discutir se a estratégia de postergar algumas das renovações de contrato ao máximo é a mais inteligente.
Você pode dizer que, no fim das contas, o que importa é a caneta no papel. Funcionou com Deebo Samuel (que saiu pela porta da frente em 2025), funcionou com Brock Purdy e funcionou com Nick Bosa. A questão é que o peso da distração não é necessário e não faz bem para a franquia. Acelerar essas renovações de contrato pode ser uma mudança a se considerar. Seria importante.
Para saber mais:
Não é apenas sorte: o Chicago Bears está no caminho certo
5 candidatos ao prêmio de Jogador Defensivo do Ano em 2025
5 candidatos ao prêmio de Jogador Ofensivo do Ano em 2025
Brasil vai receber jogo de College Football em 2026
Quer ter todo conteúdo do ProFootball rapidinho em seu celular ou computador sem perder tempo?
Acesse nossos grupos no WhatsApp ou no Telegram e receba tudo assim que for para o ar.







