Times já garantidos:
AFC: Baltimore Ravens (13-2), New England Patriots (12-3), Kansas City Chiefs (11-4), Buffalo Bills (10-5) e Houston Texans (10-5)
NFC: San Francisco 49ers (12-3), New Orleans Saints (12-3), Green Bay Packers (12-3), Seattle Seahawks (11-4) e Minnesota Vikings (10-5).
Times ainda na briga pela pós-temporada: Philadelphia Eagles (8-7), Dallas Cowboys (7-8), Tennessee Titans (8-7), Pittsburgh Steelers (8-7) e Oakland Raiders (7-8)
Conferência Americana
Título de divisão
AFC North: Baltimore Ravens (12-2) havia garantido o título de divisão há uma semana.
AFC South: Houston Texans (10-5) assegurou o título da AFC South com a vitória sobre o Tampa Bay Buccaneers e a derrota dos Titans (8-6) diante do New Orleans Saints.
AFC West: Kansas City Chiefs (11-4) já era o campeão da AFC West desde a semana 14.
AFC East: O triunfo do New England Patriots (12-3) sobre o Buffalo Bills (10-5) lhe rendeu o título divisional pela 11ª temporada consecutiva.
Seed #1 e folga na 1ª rodada dos playoffs
– Além da folga na rodada de wild card, Baltimore garantiu matematicamente a melhor campanha da conferência e o mando de campo nos playoffs com a vitória sobre o Cleveland Browns.
– A outra bye, destinada ao seed #2 da conferência, ficará com Patriots ou Chiefs. New England só depende de si, bastando uma vitória sobre o Miami Dolphins na semana 17.
– Já os Chiefs, além de vencerem seu compromisso diante do Los Angeles Chargers, dependem de uma derrota dos Patriots, pois assim empatariam o record e levariam vantagem no confronto direto. Por outro lado, um revés contra Los Angeles pode fazer a franquia terminar até com o seed #4, caso Houston vença – nesse cenário, são os Texans que ficam na frente por causa do confronto direto.
Wild Card
– Os Titans são os únicos que controlam o próprio destino na briga pela última vaga de wild card, dependendo apenas de uma vitória sobre os Texans para chegar aos playoffs.
– Pittsburgh precisa vencer os Ravens e ainda contar com um tropeço de Tennessee, pois, em caso de igualdade na campanha, ficarão atrás por conta da força das vitórias.
– Por fim, o Oakland Raiders (7-8) precisa de uma combinação de resultados bastante específica para ir aos playoffs:
- Vitória sobre o Denver Broncos
- Derrota dos Steelers para Baltimore
- Derrota dos Titans para Houston
- Vitória do Indianapolis Colts sobre o Jacksonville Jaguars
Esse cenário colocaria os Raiders na pós-temporada porque criaria um empate quádruplo entre quatro times 8-8, mas Indianapolis ficaria na frente de Tennessee baseado na campanha dentro da divisão, enquanto Oakland bateria Colts e Steelers respectivamente pelo confronto direto e força das vitórias.
Conferência Nacional
Título de divisão
NFC North: Green Bay Packers (12-3) conquistou a NFC North com o triunfo por 23 a 10 sobre o Minnesota Vikings (10-5) no último Monday Night Football.
NFC South: New Orleans Saints (12-3) já é campeão de divisão há bastante tempo.
NFC West: É simples: quem vencer o duelo entre San Francisco 49ers (12-3) e Seattle Seahawks (11-4) no próximo Sunday Night Football conquista a divisão e o privilégio de, no mínimo, estrear nos playoffs em casa. Em caso de vitória, Seattle terá vantagem pelo confronto direto.
NFC East: Philadelphia Eagles (8-7) precisa de apenas um triunfo contra o New York Giants para assegurar o título. O Dallas Cowboys (7-8), por sua vez, necessita de uma vitória sobre o Washington Redskins e uma derrota do rival (Dallas ficaria na frente por ter uma campanha melhor dentro da divisão).
Seed #1 e folga na 1ª rodada dos playoffs
– No momento, apenas San Francisco controla a própria sorte para ser o seed #1 da NFC, isso porque eles levam vantagem no confronto direto sobre Saints e Packers. Uma vitória sobre Seattle garantirá a melhor campanha da Conferência Nacional, enquanto uma derrota resultará na perda do título de divisão e no seed #5.
– Green Bay, por sua vez, depende apenas de uma vitória e uma derrota de San Francisco para conseguir a melhor campanha da NFC, pois se terminar empatado com os Saints, ficará na frente pelo número de vitórias dentro da conferência.
– Já New Orleans, por consequência, necessita de uma vitória e tropeços de 49ers e Packers para ficar com o seed #1.
-Por fim, Seattle também tem chances de ficar com a melhor campanha da NFC, embora elas sejam remotas. Os Seahawks precisam vencer San Francisco e torcer por derrotas de Packers e Saints. Neste cenário, haveria um empate entre quatro times 12-4, no qual Seattle levaria vantagem sobre os 49ers no confronto direto, sobre Green Bay na porcentagem de vitórias contra adversários comuns e sobre New Orleans pelo número de vitórias dentro da conferência.
Wild Card
– Um dos wild cards será 49ers ou Seahawks. Resta apenas definir quem será o campeão de divisão para sabermos quem irá à repescagem.
– O outro é o Minnesota Vikings (10-5). A franquia, inclusive, já está definida como o seed #6 da Conferência Nacional, pois, mesmo se empatar com os Seahawks no record, terminará atrás pela desvantagem no confronto direto.






