Depois de acertar os três palpites dos jogos do Thanksgiving, #empolgamos e agora teremos palpites também do Thursday Night Football nessa reta final da temporada. Ou seja, teremos nossas apostas para todos os jogos de cada rodada até o Super Bowl! A propósito, tivemos uma excelente semana em termos de acertos, com respeitáveis 11 acertos e apenas 3 erros, sendo os erros nas derrotas de Redskins, Dolphins e Eagles. Sem mais explicações, segue nossa análise do jogo de quinta-feira.
E que jogo sensacional para a quinta-feira (e que missão complicada prever o vencedor)! Os Chiefs são fortíssimos jogando em casa: antes da derrota para os Buccaneers duas semanas atrás, era a maior série de jogos sem perder em casa na NFL. Enquanto isso, os Raiders estão invictos quando jogando fora de casa, com cinco vitórias; além de vir de seis vitórias seguidas. A cereja do bolo? Dois rivais de divisão, sendo que os donos da casa tem uma derrota a menos e venceram o primeiro duelo entre as equipes, realizado na Califórnia. Tudo isso significa que há um ar de revanche, sendo que a vitória representará a liderança na divisão e, possivelmente, uma folga na primeira semana dos Playoffs. Com certeza teremos uma partida bastante quente, diferente do que se viu em vários jogos de quinta-feira.
Os Raiders certamente tem um dos ataques mais explosivos da NFL, como analisamos recentemente ao falar especificamente de Michael Crabtree. Os 28.8 pontos por partida os colocam como o terceiro maior pontuador, e muito se deve ao dinamismo da unidade e capacidade da linha ofensiva. O jogo terrestre funciona (7º da NFL) e Derek Carr tem tempo para pensar, achar seus alvos e conquistar muitas jardas (4º da NFL). A ressalva aqui é o fato do quarterback ter feito sua pior partida na temporada justamente contra Kansas na semana 6, quando saiu derrotado por 26 a 10. De qualquer maneira, será bem interessante ver como a ofensiva produzirá contra a sólida defesa adversária; para sair com a vitória, será fundamental anotar mais que 21 pontos (o que aconteceu apenas uma vez na temporada nas partidas no Arrowhead Stadium) e proteger a bola. Já a defesa não mantém o mesmo nível do ataque, e precisa aparecer ao menos limitando um pouco o jogo terrestre, já que o adversário é apenas o 26º da NFL em jardas corridas. Oakland é o sexto time que melhor segura terceiras descidas, e quebrar o ritmo de Alex Smith será importante.
Falando dos Chiefs, digamos que a estratégia é basicamente a mesma que resultou na vitória na semana 6 (o mesmo padrão de sempre): defesa forte que força turnovers e um ataque funcional que protege a bola, controla o relógio e vence jogos. É simples demais citar, mas a verdade é exatamente essa. A defesa é a nona que menos cede pontos na liga (20.2), mas é a que proporcionalmente mais força interceptações e tem o maior número de turnovers forçados da NFL. Essa fórmula permite que o ataque possa pontuar pouco – apenas 23.4 pontos por jogo – e vença seus jogos (são 9 vitórias até aqui). Vencendo a batalha dos turnovers – como fez no primeiro jogo, quando não cometeu nenhum e forçou dois – a vitória fica encaminhada, já que a defesa adversária é fraca.
Enfim, jogo bastante difícil de prever, ainda mais com o menor tempo de preparação. Acredito que a “eficiência” dos donos da casa prevalecerá, sendo uma equipe fortíssima quando jogando em casa. Apesar do favoritismo de 3 pontos, acredito em uma partida bastante apertada, com a vitória podendo ser decidida em um field-goal de Cairo Santos; e se depender do brasileiro, as chances são boas, como escrevemos aqui.

- Em itálico, nosso palpite para o jogo.
- Campanha até a semana 13: 45-26
Comentários? Feedback? Siga-nos no twitter em @profootballbr e curta-nos no Facebook.







