No final da partida valendo o título da Conferência Americana da temporada 2018, Dee Ford ainda era jogador do Kansas City Chiefs. Hoje, está no San Francisco 49ers – adversários dos Chiefs no Super Bowl LIV. Digamos que o substituto de Ford nos Chiefs não mediu palavras para descrever um lance que complicou a vida da equipe naquele jogo contra os Patriots. “Não sei nada sobre ele”, disse Frank Clark nesta terça. “Não sei suas estatísticas, para qual faculdade ele foi. Só sei que ele alinhou offside e todo mundo que alinha desse jeito num momento com aquele comete uma falta burra. Tenho certeza que ele sente-se da mesma forma”, falou.
Clark chegou em Kansas City nesta temporada, em meio a uma mudança de esquema defensivo na chegada do coordenador Steve Spagnuolo. Veio em troca com o Seattle Seahawks, time que originalmente havia lhe draftado – Dee Ford, por sua vez, foi trocado para San Francisco e reforçou uma já sólida rotação de linha defensiva. “Pessoalmente, eu já cometi essa falta, mas não numa situação como aquela… É algo que não poderia acontecer”.
Não dá para dizer que a falta de Dee Ford custou, por si, a classificação de Kansas City. Seria tirar o mérito do New England Patriots no final da partida com a nova chance adquirida. De toda forma, é inegável que ajudou. Ford alinhou além da linha de scrimmage (offside) numa jogada que terminaria com interceptação em Tom Brady. Como houve a falta, a interceptação voltou e a vitória não foi assegurada. New England acabou fazendo um touchdown na campanha e venceria o título da AFC na prorrogação.
Do lado de Ford, as palavras foram mais brandas antes do confronto de domingo. Sobre o fato de enfrentar seu ex-time no Super Bowl, suas palavras foram “inacreditável” e “surreal”. Mas fez questão de manter o profissionalismo e não quis dar motivação extra para o adversário. “No final das contas, você segue em frente como organização e como jogador (…) não foi algo pessoal”. Sobre a falta ter sido “burra”, ele concordou com seu colega de posição e substituto em KC. “Ele está certo, é inexcusável”.
O Kansas City Chiefs enfrenta o San Francisco 49ers no domingo, 20:30. A partida tem transmissão no Brasil na ESPN e nos cinemas (acesse cinelive.com.br para ver as salas participantes).







