Com 10 jogos importantes no Watch ESPN, College tem “melhor semana 1 da história”

O College Football Playoff gerou uma situação interessante no médio/longo prazo: agora não adianta muito que os programas de conferências mais fortes marquem partidas com cupcakes ao início do calendário. No College, o calendário de partidas fora da conferência pode ser “marcado” de maneira mais livre – ele não tem uma fórmula restrita como na NFL.


O problema é que são apenas quatro vagas para o College Football Playoff e suas semifinais, as quais em 2016 vão para o terceiro ano. E não adianta nada jogar com equipes fracas e massacrá-las ao início da tabela – é ganhando de times fortes que o comitê que ranqueia os 25 melhores times (considerando que os quatro primeiros brigam pelo título) fica impressionado. Claro: vencer uma das conferências Power 5 (Big Ten, Big XII, ACC, Pac 12 e SEC) é meio caminho andado. Mas são 4 vagas para 5 conferências – alguma eventualmente pode ficar de fora. Foi o caso da Pac 12 no ano passado por exemplo.

Pensando nisso, as primeiras semanas agora deixam de ser aquele tédio absurdo com placares ao estilo Alabama 67 vs 6 South Fulanatown State (acabei de inventar esta, mas não duvido que exista). As universidades estão comprometidas em marcar jogos importantes contra potências de outras conferências e não contra times fracos da FCS – com efeito, uma vitória pode acabar ajudando no “desempate” do comitê do CFP ao final da temporada.

Sábado começa logo de manhã, por conta do fuso, em partida entre Georgia Tech e Boston College. São dois programas que vem de temporadas “complicadas” e buscam se reerguer. Os Yellow Jackets, para você ter uma ideia, tiveram 16 jogadores perdendo partidas por lesão. No lado dos Eagles, o grande problema foi o ataque inepto – a defesa, porém, foi uma virtude em 2015 e retorna oito titulares para esta temporada.


Ao início da tarde, Michigan joga contra Hawaii – que vem de derrota na semana passada contra Cal. Para Jim Harbaugh, a expectativa é alta. Em seu segundo ano, o outrora quarterback de Michigan tem como aspiração nada menos do que o CFP e o título da Big Ten. No mesmo horário, um jogo que pode ser a vitória ou a derrota que tiraram um time do CFP ou de um Bowl de Ano Novo: Houston, a favorita das universidades “não-Power 5” (ou Group of 5, se você preferir) joga contra a favorita ao título da Big XII, Oklahoma. O jogo é importante porque os Cougars querem receber um convite para eventualmente se juntar à própria Big XII – então uma vitória aqui contaria pontos. Falando especificamente em nomes para ficar de olho, o quarterback dos Sooners, Baker Mayfield, não pode faltar. No ano passado ele ficou em quarto na briga pelo Heisman e teve estatísticas sólidas – mesmo se considerarmos a bagunça que são as defesas da Big XII: foram 3700 jardas aéreas e 36 touchdowns.

A noite termina com o que concorre para ser o jogo mais bacana de assistir neste final de semana. Alabama nunca perdeu uma abertura de temporada com Nick Saban de treinador e não quer que essa hora chegue agora. Contra a #20 USC – que busca recuperar os tempos de glórias da década passada – Saban pretende manter o time em primeiro. É justamente onde terminou no ano passado, a Crimson Tide é a atual campeã nacional.

Tanto Alabama como USC têm novos quarterbacks em campo para esta temporada. Max Browne tem a tarefa de substituir Cody Kessler (um dos muitos nomes neste texto que foi para a NFL) e tem contra si a inexperiência. Browne tem apenas 19 tentativas de passe em nove jogos. Alabama, por sua vez, faz mistério sobre quem é o titular de fato. Saban ainda não apontou, mas fica entre o terceiranista Cooper Bateman ou o calouro redshirt Blake Barnett. Curioso que não é a primeira vez que isso acontece. No passado recente, Blake Sims e Jake Coker tiveram que duelar pela titularidade pós-McCarron – Coker foi o “vencedor” e conduziu o time ao título.

Como história acessória, USC é o ex-time de Lane Kiffin. Outrora head coach em Los Angeles, Kifffin atualmente é coordenador ofensivo de Alabama. “Não é sobre mim (…) Não é sobre o coach (Saban) quando vamos jogar contra LSU (ex-time de Saban). É sobre nossos jogadores”, disse Kiffin.

Monday Night College

O possível melhor jogo pode ter ramificações fortíssimas ao longo da temporada. Não é por acaso que a ESPN americana o colocou em seu horário mais nobre para o futebol americano – a segunda-feira a noite, que a partir da outra semana é ocupada pelo Monday Night Football da NFL. #11 Ole Miss joga contra #4 Florida State em “campo neutro”, na cidade de Orlando. A equipe da SEC, os Rebels, perderam peças importantíssimas para o Draft da NFL – o left tackle Laremy Tunsil, o wide receiver Laquon Treadwell e o defensive tackle Robert Nkemdiche; todos na primeira rodada. Um índice bastante interessante para “prever” uma temporada de uma dada equipe no College é justamente este: quantos titulares retornam para o ano seguinte. No caso de Ole Miss, a perda de três fortes peças de sua equipe preocupa. Agora, os Rebels precisam contar com Chad Kelly – sobrinho de Jim, quarterback no Hall da Gama – e esperar que ele faça jus a expectativa de ser um dos primeiros quarterbacks a ser selecionado no Draft do ano que vem.

Acha que manja de College? Participe de nosso Bolão e concorra a vários prêmios – semanais, mensais e ao final da temporada! 😀

Do outro lado, os Seminoles de Florida State tem um candidato – mesmo que correndo por fora – ao Heisman no running back Dalvin Cook. Ele ficou um pouco ofuscado no ano passado pelo fato de Leonard Fournette, Christian McCaffrey e Derrick Henry terem implodido estatísticas terrestres. Mas não se engane: ele é um running back acima da média e pode ajudar os Seminoles a controlar a partida contra a defesa de Ole Miss. Falando em defesa, Jalen Ramsey saiu – mas Florida State ainda conta com um nome de peso na secundária em Derwin James (camisa 3, na foto que ilustra o post).

Abaixo, as partidas e os horários para você assistir (todas no Watch ESPN, em inglês; não há transmissão para a TV nesta semana).

Sábado, 03 de setembro

8:30 – Georgia Tech vs Boston College

13:00 – Hawaii vs #7 Michigan

13:00 – #3 Oklahoma vs #15 Houston

16:30 – #5 LSU vs # Wisconsin

16:30 – Miami (Ohio) vs #17 Iowa

18:30 – #18 Georgia vs #22 North Carolina

21:07 – #20 USC vs #1 Alabama

22:00 – #2 Clemson vs Auburn

Domingo, 04 de setembro

20:37 – #10 Notre Dame vs TExas

Segunda, 05 de setembro

21:00 – #11 Ole Miss vs # 4 Florida State

Comentários? Feedback? Siga-me no twitter em @CurtiAntony, ou nosso site em @profootballbr e curta-nos no Facebook.

“odds