Cravar um 20-0 dos Chiefs: não dá para fazer isso nessa AFC

Tyreek Hill flertou com essa possibilidade, mas mirar uma temporada invicta com título de Super Bowl não é algo que só aconteceu uma vez na história por acaso. Cravar isso é algo bem difícil e há armadilhas no caminho dos Chiefs

Tyreek Hill está mirando alto. Um dos melhores recebedores da NFL, Hill deu declarações sobre uma potencial temporada invicta do Kansas City Chiefs em 2021. Uma barra alta, considerando que o time não venceu o título no ano passado, invicto ou não. Barra mais alta ainda considerando que temos apenas uma temporada de título de Super Bowl e nenhuma derrota. Miami Dolphins de 1972.

Claro que Hill pode sonhar com isso e, ja tendo sido campeão uma vez, mirar em voos mais altos é um método interessante para se motivar. Mas analisando de maneira fria, sem empolgações ou ausências de pauta na intertemporada, é difícil de vislumbrar isso. Vejamos três motivos para tanto.

Contexto histórico é importante

Como dito, temos apenas uma temporada invicta na história do Super Bowl, os Dolphins de 1972. Com uma fortíssima defesa e vencendo vários jogos pra lá de parelhos, Miami tinha em Don Shula um dos melhores treinadores da liga e, bem, foram apenas 14 jogos da temporada regular – 17 ao todo. A barra era consideravelmente mais baixa. Os Dolphins têm méritos, óbvio – mas a temporada invicta é um feito mais difícil hoje do que anteriormente. O plano de jogo daquele time era mais sustentável em alto nível. A NFL era basicamente terrestre, vale lembrar.

O mais perto que um time chegou foi em 2007, com um jogo a menos na temporada regular. E mesmo com um ataque potente – Tom Brady com 14 anos de idade (ou tipo isso), Randy Moss, Wes Welker, uma sólida linha ofensiva e uma defesa consideravelmente melhor do que a dos Chiefs. Naquele ano, New England cedeu 17 pontos por jogo, quarta melhor marca da liga. No ano passado, Kansas City cedeu 22,6. Não é a mesma coisa, ainda mais considerando que linebacker e cornerback é um risco nessa unidade.

AFC não virou uma várzea do dia pra noite

“Tem que respeitar”. Acho que essa é frase que define a situação da Conferência Americana. O Buffalo Bills investiu em pass rush e Josh Allen entra o ano brigando por MVP. A AFC North tem três times fortes em Pittsburgh, Baltimore e Cleveland. Por mais que sejam três times que não tenham mostrado força contra os Chiefs no passado recente  – tampouco Buffalo, que perdeu dois jogos para Kansas City no ano passado – não é como se fossem times que não têm condições de vencer Mahomes & Cia. Os Chiefs entram como favoritos em todas essas quatro potenciais partidas? Sim. Mas garantir vitória fica difícil. Isso porque ainda temos um jogo contra os Packers neste ano e, com Aaron Rodgers, não tem como garantir nada em função dos Chiefs.

Ademais, a própria AFC West não é uma várzea suprema. O Los Angeles Chargers promete vir com uma defesa mais bem treinada nesta temporada e uma linha ofensiva melhor. Justin Herbert é o atual calouro ofensivo do ano, lembramos. Os Raiders quase venceram dois jogos contra os Chiefs no ano passado – tendo um trunfo nos Arrowhead Stadium na primeira metade da temporada.

***

Até poderia acontecer, porque com Patrick Mahomes no comando tudo é possível. Ainda mais considerando que ele está mais bem protegido do que estava no Super Bowl em fevereiro. Mas por mais que ter um quarterback de elite seja boa parte do caminho para sonhar com algo assim, há muitas armadilhas no caminho dos Chiefs antes de se considerar uma chance real de temporada invicta. Hoje, não dá nem para garantir que o time com certeza representará a AFC no Super Bowl. Chegar lá de maneira invicta é mais difícil ainda de garantirmos.

Para saber mais: 
Draft: Chiefs seguem na missão de proteger Mahomes
Troca por Orlando Brown é boa tanto para Chiefs como para Ravens
5 favoritos para a temporada 2021 do College Football
Lamar precisa assumir as rédeas: chegou a hora da verdade
Processo é longo e intenso: Como funciona o Recrutamento das Universidades
5 Times com Calendários mais difíceis em 2021

“odds