Crônica: A Maturidade que fez Geno Smith um QB top 5 em 2022

Geno de fato, como profeticamente disse antes da Semana 1, agora era um quarterback mais inteligente, mais maduro - mas sem deixar de tomar riscos calculados

Se eu te dissesse antes da temporada começar que Geno Smith seria um quarterback top 5 da NFL nesta temporada, provavelmente você acharia que eu fiquei maluco, que quero engajamento no post ou talvez que só quero causar.

Muita gente achou isso na primeira opinião que dei sobre ele. Ou sobre sua escolha, na segunda rodada do Draft pelos Jets em 2012. Dei nota zero para a escolha. A ideia não era causar, não era engajar, eu só era jovem, tinha 21 anos, era imaturo e naturalmente jovens são mais intensos em suas opiniões. Ainda sou assertivo como essência, claro. Mas hoje não teria feito isso. Ele era um prospecto de segunda rodada e que foi escolhido nela.

Meu caminho não voltou a cruzar, profissionalmente, com o dele. Até este ano. A viagem para o Monday Night Football da Semana 1, como qualquer viagem profissional, não foi algo que soube com tanta antecedência. Confirmou-se enquanto Geno batalhava com Drew Lock pela titularidade. “Primeira transmissão in loco? Nossa, legal, mas bem que podia ser um jogo melhor, né? Geno Smith é osso”. Perdi as contas de quanto ouvi isso.

No final das contas, foi um grande jogo. Na semana da partida, tive a oportunidade de pessoalmente perguntar a Geno Smith sobre o que mudou do Geno de 2012 para o Geno de 2022. Dos Jets para os Seahawks. “Sou mais maduro agora, tenho mais de 30 anos, pego o que a defesa me dá em vez de forçar as coisas o tempo todo”. Óbvio que ele não tinha ideia disso, mas me identifiquei profissionalmente com a resposta.

Era exatamente o que eu sentia com aquela viagem e com meus últimos anos. O processo de amadurecimento é algo normal do ser humano. Aconteceu com ele. E como. Geno de fato, como profeticamente disse, agora era um quarterback mais inteligente, mais maduro – mas sem deixar de tomar riscos calculados. Sob qualquer ótica, após 8 semanas, Geno é um quarterback top 5 da temporada 2022. Touchdowns, menos interceptações, rating, ele está entre os cinco melhores em todas essas estatísticas. Se você rejeitar números, basta assistir aos jogos que, honestamente, ele parece um top 5 de 2022 nos passes, nas decisões, na maneira pela qual o time lhe respeita e lhe tem como líder.

A maturidade, que muitos não tem a sorte de experimentar porque são cortados e expurgados do mundo da NFL, deu a Geno uma oportunidade. Ele agarrou e fez o melhor dela. Quando perguntado sobre críticos disse que não escreveu de volta. Aqui, tomo a humildade de escrever de volta para e sobre ele. Nunca imaginaria que nossos caminhos profissionais se cruzariam de novo. Menos ainda que nossas jornadas seriam tão parecidas.

Para saber mais:
📺 Transmissões da Semana 9 da NFL na ESPN e Star+
Bills jogam xadrez defensivo e controlam ataque dos Packers
5 lições: Não dá mais para desconfiar dos Cowboys
Curti: Lawrence precisa ser cobrado, turnovers estúpidos matam Jacksonville
Curti: Broncos melhoram na red zone, Wilson tem lampejos e temporada segue viva

“odds