Neste momento, apenas um milagre salva Daniel Jones de um destino que é implacável para quarterbacks escolhidos no Top 10 do Draft e que não performam o suficiente para fazer jus ao investimento. Entre 2017 e 2019, todos os quarterbacks top 10 do Draft que não renderam já não estão com seus times. Sam Darnold, Mitchell Trubisky, Josh Rosen, os exemplos são alguns. Quanto mais alta a expectativa não correspondida, maior o efeito rebote.
O título faz referência a uma história do Antigo Testamento, também aproveitado para ser nome de uma música da Legião Urbana. Daniel Jones, hoje, está na cova dos leões e tal como seu homônimo bíblico, precisará de um milagre pra ter a carreira salva. Apenas um milagre.
Todos já estão carecas de saber uma estatística imutável da NFL: desde que entrou na liga, em 2019, ninguém tem mais turnovers do que Daniel Jones. Hoje, são 49. Ou, se preferir, 1,3 por jogo. Sob qualquer uma das óticas, ele é um amargo líder para ambos. Jones foi atrapalhado por comissões técnicas, é verdade, mas entra técnico, sai técnico, entra coordenador, sai coordenador, o problema segue. Será que não é hora de apontar de vez que o problema não é o mundo e sim ele?
Sim, Jones esteve numa cova de leões durante três longas temporadas, com a terceira e derradeira a ser completada em janeiro. Mas aparte dos leões, ele precisava também se ajudar. Com essa miríade de turnovers, mais se atrapalhou do que qualquer outra coisa. É uma virtude do quarterback melhorar os arredores, maquiar os problemas. Os grandes fazem isso. Com todo respeito, mas Jones não o fez.
Argumentam: mas ele tem flashes, tem bons jogos – como foi o caso contra New Orleans neste ano, várias vezes contra Washington e na sua estreia em 2019 contra Tampa Bay. Respondo: mas essa não é justamente a essência de um quarterback reserva, que levanta a bola e o amor no coração do torcedor para frustrá-lo na semana seguinte? A grande e dura realidade é que o New York Giants tem um quarterback reserva operando como titular há dois anos e meio. E precisa se livrar disso. De Daniel e também dos leões ao seu redor.
