Curti: 5 opções de quarterbacks veteranos para os Patriots

Não há tantas opções no mercado e o time ainda pode buscar alguém via Draft – mas tentamos elaborar uma lista de possibilidades de novos quarterbacks nos Patriots após o fracasso da experiência com Cam Newton

Tentar prever movimentações de Bill Belichick é complicado e virtualmente quase impossível. De toda forma, tentaremos. Depois da experiência Cam Newton em 2020 ter dado bastante errado e o New England Patriots não ter ido para a pós-temporada pela primeira vez desde 2008, novos ares são necessários em Foxboro.

Com a 15ª escolha geral do Draft, é possível que Belichick busque uma opção para quarterback com um calouro. De toda forma, não coloquemos o carro na frente dos bois: primeiro em março temos a free agency e vamos tratar dos veteranos. No momento, os Patriots têm contrato com Jarrett Stidham – caso cortado, apenas 300 mil reais ficam presos no teto salarial de 2021. O time tem 68 milhões [foot]via Spotrac[/foot] de dólares disponíveis no teto, aliás, então há espaço para muitas ideias.

Dak Prescott? Já vamos endereçar o elefante na sala. O Dallas Cowboys deve colocar a franchise tag em Prescott e retirá-lo do mercado. Mesmo que isso não aconteça, acho um tanto quanto difícil que Dak escolha ir para New England com o corpo de recebedores que lá teria à disposição. Então, dito isso, vamos às alternativas. Algumas alternativas são via troca, outras são agentes livres – em cada caso, colocarei aqui.

1- Jacoby Brissett, free agent

Hoje, seria minha aposta – não minha opção, como você verá abaixo. Brissett foi escolha de terceira rodada em 2016 pela atual diretoria/comissão técnica de New England e chegou a entrar em campo ainda naquela temporada, num Thursday Night Football contra Houston – Tom Brady estava suspenso e Jimmy Garoppolo, num presságio do que viria em sua carreira, havia se machucado. Brissett basicamente rodou read-option naquele jogo mas o importante é que os Patriots venceram os Texans. A vida passou, ele foi trocado para o Indianapolis Colts onde teve uma oportunidade após a aposentadoria de Andrew Luck em 2019. Foram 15 jogos e 18 touchdowns e 6 interceptações. O ponto alto foi a vitória em Kansas City contra Patrick Mahomes & Amigos.

De toda forma, ficou claro que Brissett tinha certas limitações. Ainda tem, para ser honesto. Tanto que os Colts não pensaram duas vezes em ir atrás de Philip Rivers mesmo que Brissett tivesse cap hit de 18,5 milhões de dólares em 2020. Sem espaço em Indianapolis e com a chegada de Carson Wentz, agora ele é free agent. Considerando os laços com a comissão técnica de New England e, honestamente, a falta de opções e momento de reestruturação em Foxboro, pode ser que ele seja a ponte durante esse momento de entressafra nos Patriots.

2- Ryan Fitzpatrick, free agent

Depois de uma pra lá de digna temporada por Miami no ano passado – com destaque para a virada heróica contra o Las Vegas Raiders fora de casa no final do ano, que manteve o sonho de playoff vivo – agora chegou a missão de encontrar um novo time. Como disse acima, o momento é de reestruturação em New England. Nada melhor do que o alumin de Harvard voltar para casa. Fitzpatrick já jogou em todos os times da AFC East… Menos os Patriots. Será que agora é hora?

Eu sinceramente prefiro Fitzpatrick a Brissett, mas aí fica a questão: Brissett terá 29 anos na temporada 2021 – Ryan terá 39. Então fica muito a questão do que New England faria. A exemplo de Miami, poderia ser interessante ter Fitzpatrick à disposição e um calouro sendo escolhido no Draft.

3- Jimmy Garoppolo, via troca com San Francisco

2,8 milhões de dólares: esse é o “peso morto” caso Jimmy Garoppolo seja trocado ou cortado por San Francisco. Considerando que o time chegou a sondar por Matthew Stafford, a tendência é que Jimmy G não seja mais tão bem quisto em Santa Clara. Trocado por uma escolha de segunda rodada em 2017 justamente pelos Patriots, será que o bom filho à casa torna? Não sei até que ponto Belichick acharia isso interessante. Honestamente? Eu não acharia. Garoppolo já mostrou suas limitações e não mostra ser o futuro para uma franquia. Sem contar a quantidade de jogos que perdeu por lesão – como você viu acima, até pelos Patriots ele chegou a perder jogos lá atrás em 2016.

Ainda tem o BO de Garoppolo ter cláusula veto no contrato: com ele podendo vetar uma troca, na prática, escolhe para onde e se quer ir. Isso limita o escopo. Será que ele toparia voltar para Foxboro?

4- Marcus Mariota, via troca com Las Vegas

Reserva no Las Vegas Raiders no ano passado, Mariota entrou apenas em uma ocasião na temporada passada, na semana 15 contra Justin Herbert e os Chargers. Um touchdown e uma interceptação e surpreendentes 8.07 jardas por tentativa: foi um jogo bem interessante e resultou em rating de 98,1 (de 100 possíveis. Claro que o espaço amostral é pequeno, mas pode ser o suficiente para que algum time empolgue em pegar Mariota como um projeto a se arrumar. O custo, considerando que Mariota é reserva, não deve ser alto. Pode ser uma alternativa interessante – embora não tem como sabermos se vai dar certo ou não apenas por metade de um jogo em que substituiu Derek Carr, lesionado.

5- Teddy Bridgewater, via troca com Carolina

Com contrato barato e um piso alto de produção, Bridgewater não parece estar no futuro do Carolina Panthers. Com uma escolha top 10 no Draft, Zach Wilson e Trey Lance estão no radar nos Panthers e Teddy tem prazo de validade em Charlotte. Inclusive, como é a tendência nessa nossa geração millennial maravilhosa, resolveu apagar fotos com o uniforme do time e deu unfollow em geral no Instagram. Tá na pista pra negócio, então.

Não é como se Teddy fosse um grande quarterback, mas para o momento dos Patriots, pode ser o ideal como quarterback-ponte – a saga da vida dele, do sobrenome aos contratos. O que pode complicar aqui é que o dead cap (dinheiro que ficaria na folha dos Panthers em caso de troca) é de 10 milhões – para corte, seria 20.

Mais NFL:
5 jogadores que podem receber a Franchise Tag
🎙️ ProClub: Panorama da Franchise Tag e quem deve recebê-la
Hurts é a resposta nos Eagles?
Calendário da Intertemporada 2021: Tag, Free Agency, Draft e quando acontecem

“odds