O futebol americano é feito de times e especialmente de quarterbacks: nesta altura do campeonato você deve ter percebido isso. Mas ele também é feito de duelos individuais que podem mudar o fluxo de uma partida. Há várias camadas que transformam jogos nos quais favoritos viram presas e ou mesmo nos quais favoritos amassam os adversários.
Na semana passada, por exemplo, falamos muito sobre como a defesa terrestre do New York Giants era uma presa fácil para o ataque do Philadelphia Eagles. Ou sobre como os Cowboys precisavam buscar o fundo do campo de alguma forma, dado que essa era uma das poucas possibilidades de ferir a defesa de San Francisco de alguma forma.
Falando neles e para além deles, vamos aqui separar seis duelos que, pendendo para um lado ou outro, podem mudar o fluxo das duas finais de conferência deste domingo e decidir os participantes do Super Bowl como campeão da AFC e NFC.
Travis Kelce vs LBs dos Bengals: Logan Wilson fez uma temporada muito acima da média e a tendência é que seja peça fundamental contra Kelce neste domingo. Os Bengals são meio de tabela porcentagem de marcação em zona ou individual neste ano, então espera-se um fluxo híbrido nisso. Kelce está listado como questionável com lesão nas costas, mas vem de um jogo formidável de 14 recepções. Como a defesa dos Bengals marca tight ends? 3 touchdowns e 4 interceptações neste ano quando jogadores da posição são alvo.
Chris Jones vs iOL dos Bengals: Alex Cappa já está fora e Jonah Williams também. Sem eles, essa linha fez um jogo muito sólido na semana passada, mas vale lembrar que agora vão enfrentar o melhor iDL da liga neste ano. Como Burrow vem sendo um dos quarterbacks que mais solta rápido a bola, Jones pode ter um papel fundamental desviando passes, algo que foi fator contra Burrow em algumas partidas desta temporada.
Ja’Marr Chase vs CBs dos Chiefs: 2023, ano da tecnologia, você já está careca de saber que a defesa dos Chiefs é uma calamidade contra o passe em profundidade. Chase e Burrow são os dois com mais touchdowns conectados em bolas longas desde o início da temporada passada. Adicionalmente, Steve Spagnuolo ama mandar uma blitz e vale lembrar que Joe Burrow é o terceiro QB com mais TDs contra a blitz neste ano.

Brock Purdy vs Pressão dos Eagles: Philadelphia teve 70 sacks na temporada regular, 15 a mais do que o segundo colocado. Purdy, por sua vez, foi um dos cinco melhores quarterbacks da NFL em rating quando pressionado mas na última partida contra os Cowboys, de acordo com o NFL Next Gen Stats, sofreu bastante: 3-10 para menos de 30 jardas quando pressão. Ele precisa jogar o fino contra os Eagles neste domingo.
George Kittle vs LBs de Philadelphia: Parece reprise do que disse acima, mas vale lembrar que Kittle é um excelente tight end tanto quando Kelce e se houver uma potencial fragilidade nesse time dos Eagles, talvez sejam os inside linebackers. A produção de Kittle com Purdy aumentou bastante, especialmente em touchdowns. Os Eagles são o décimo time com pior aproveitamento de passes completos para tight ends. Olho nesse duelo, pode ser um desafogo imenso para Purdy.
A.J. Brown vs Secundária dos 49ers: Nenhum quarterback teve mais passes para TD em bolas que viajaram pelo menos 20 jardas do que Jalen Hurts: foram 12. Muitos deles para A.J. Brown, que já mostrava esse talento em Tennessee. A secundária de San Francisco foi uma das 5 piores em rating cedido e em touchdowns cedidos em bolas assim. Esse é um duelo pra lá de importante domingo.
Para saber mais:
🔒5 coisas que Dallas pode fazer para ajudar Prescott
🔒Bengals jogam para provar que vitória de 2021 não foi exceção e que podem fazer frente aos Chiefs
🔒 Análise tática: Você verá essa jogada nas finais de conferência
🔒 Em Buffalo, ninguém tem mais culpa que McDermott e seus assistentes







