Curti: Brady de Volta ao Lar e mais 4 coisas que você precisa saber da Semana 4

Tem "homecoming" de Tom Brady nesta semana, com seu primeiro jogo em Foxboro desde a saída em março de 2020. Mas também temos outras histórias muito importantes para ficarmos de olho, como Broncos & Raiders buscando afirmação e o duelo de invictos em Arizona x Los Angeles

Mais uma semana chegou e é hora de falarmos das histórias principais para a Semana 4. Já? Pois é, passou voando. Temos até eleitos os jogadores do mês, com destaque para Von Miller e Derek Carr na AFC – ambos têm duelos duros nesta semana e falaremos dos dois logo menos aqui na coluna. Sem mais delongas, vamos às histórias e às cinco coisas que você precisa saber para a Semana 4.

1- SpiderBrady: Homecoming

A NFL é quarterbackcêntrica e todos nós sabemos disso. Quando um quarterback faz pirotecnias que dão certo, colocamos o jogador num pedestal. Quando há problemas, raramente nos perguntamos: e o elenco de apoio? E os treinadores? Afinal de contas, raramente temos apenas um motivo para o sucesso e apenas um motivo para a falha.

New England pode começar num buraco que seria difícil de se recuperar para atingir o possível sonho de pós-temporada. Esse sonho nasceu na Free Agency, em março, quando os Patriots gastaram mais de 100 milhões de dólares em dinheiro garantido. Depois, ficou solidificado com um quarterback que tem mais a “cara” do sistema patriota, quando na 15ª escolha geral, New England escolheu Mac Jones.

Do outro lado, Tom Brady e seu esquadrão bucaneiro chegam no Gillette Stadium com muito a provar. O time perdeu a “primeira colocação” da NFL ao ser derrotado na semana passada pelo Los Angeles Rams. Continuar forte aqui, dado que temos apenas uma folga por conferência nos playoffs, é missão importante. Provar a Bill Belichick que ainda há gasolina no tanque, ainda mais. Possivelmente afundar a temporada de Belichick? Conhecendo Tom Brady, isso pode ter um sabor a mais depois do divórcio.

Bill Belichick não começa uma temporada com campanha 1-3 desde 2001 – exatamente depois de uma derrota no segundo jogo de Tom Brady como titular dos Patriots. Depois da derrota na semana 3 contra Miami, New England perderia apenas mais dois jogos naquela temporada e venceria a divisão com 11-5 – eventualmente vencendo também o Super Bowl daquela temporada. Ou seja: há precedente de recuperação, mas não é como se fosse fácil nessa AFC East. Então, o time precisa de ajuda – especialmente no ataque. Veremos o que rola no Gillette Stadium com Tom Brady de volta ao lar.

2- Raiders e Broncos nos confrontos decisivos por respeito

Dois times invictos mas que não figuram em praticamente nenhum top 5 nos Power Rankings que vemos na internet. Não é o caso aqui no ProFootball também, aliás. Mas é justo que assim ainda não seja: os power rankings não começam do zero, há de se considerar como os times terminaram no ano passado, quem eles enfrentaram e todo o mais. Os Broncos ainda não venceram um adversário… Que venceu em 2021. O calendário foi muito amigável com Giants, Jets e Jaguars. De toda forma, em anos anteriores esse time poderia ter perdido um dos jogos e isso não aconteceu. Agora temos os Ravens pela frente, equipe que divide a liderança da AFC North. É um confronto de respeito. No ano passado, Denver teve seus problemas aqui e acolá contendo quarterbacks fora do pocket, então olho em Lamar.

Agora os Raiders: eles tiveram vitórias contra Steelers, Ravens, Dolphins. Por um lado, vimos que os Steelers têm um dos piores ataques da liga, então a vitória ficou “menos forte”. O mesmo vale para os Dolphins sem Tua – e os Raiders acabaram ficando atrás no placar por 14 a 0 no início. Mas tudo isso tem ainda um lado bom. Primeiro que não tropeçaram em jogos contra adversários que em tese estão na mesma prateleira que Las Vegas. Segundo que no caso de Miami, é uma boa defesa do outro lado e o time teve a resiliência para se recuperar. Terceiro que os problemas que poderiam afundar o time desde o início, como a nova linha ofensiva ou Gus Bradley no comando de uma defesa que não parecia ter talento para jogar melhor do que o ano passado… Bem, não estão sendo problemas. Derek Carr nunca foi o problema desse time – eram outros. Com as coisas funcionando nos arredores, ele está brilhando. Agora é vencer os Chargers para assumir o posto de desafiante a Kansas City na AFC West.

Vale lembrar, os Raiders venceram os Chiefs fora de casa no ano passado e quase venceram em casa no Sunday Night Football também. De repente, a AFC West virou a divisão mais interessante da liga, hein?

3- Kupp & Stafford, Murray & Hopkins

DeAndre Hopkins não treinou nesta quarta por conta de lesão na costela, mas acredito que ele vá para o jogo. Indo, seu duelo contra Jalen Ramsey, que deve flutuar no campo em oposição ao melhor recebedor de Arizona, é algo que merece destaque nesta semana. O ataque dos Cardinals está mais equilibrado na distribuição de bolas, aliás – tanto que Hopkins teve apenas 21 jardas recebidas na semana passada. De toda forma, sua sintonia com Kyler Murray, que é candidato ao MVP embora ainda não seja favorito, é um “must watch tv” desta Semana.

A parte boa é que falando em sintonia, do outro lado temos uma que parece vir de outras vidas. Cooper Kupp foi o jogador ofensivo do mês de setembro e com méritos. Ele lidera a NFL em jardas recebidas, são mais de 300 após três semanas. In dubio pro Kupp é o Princípio de Stafford nesta temporada. Na dúvida e se vier a blitz, ele vai procurar seu principal recebedor nesta temporada. Kupp ainda soma cinco touchdowns. Seu marcador, em tese, deve ser Byron Murphy, que faz um bom início de temporada. Promete ser um jogo eletrizante e te espero, comento a partida no Fox Sports neste domingo.

4- Duelo de Forças

Todos nós já sabemos da força do ataque do Dallas Cowboys, com um corpo de recebedores excelente e que agora tem Dalton Schultz como tight end em ascensão. A partida deste domingo é um termômetro interessante para a unidade ofensiva de Dallas mas também para o outro lado: a forte defesa do Carolina Panthers. O quão forte a unidade é? Afinal, vem sendo dominante – o que é seu mérito, frise-se, porque não permitir refúgio a adversários mais fracos é uma demonstração de força – contra times mais fracos, como New York Jets e Houston Texans. Ter a octanagem ofensiva dos Cowboys do outro lado para medir forças é uma história para ficarmos de olho nesta semana.

Os Cowboys são 8º em pontos por jogo, 5º em jardas por jogo e 4º em conversão de terceira descida. Do outro lado, Carolina está com uma atuação defensiva fantástica. O time é top 5 em pontos cedidos por jogo, jardas por passe, corrida, jogada, pressões, sacks por recuo de passe e conversões de primeira descida. A única fraqueza aparente da unidade vem sendo a red zone, onde é a terceira pior da liga. Quando Dallas chegar no fundo do campo, é algo para você não tirar os olhos da tela.

5- Duelo de jovens quarterbacks e Trevor Lawrence querendo sua primeira vitória

Primeira escolha geral do Draft de 2021, o quarterback do Jacksonville Jaguars já levanta desconfiança de algumas pessoas. Chegando com empolgação e expectativas altas na NFL, Lawrence viveu com o peso nos ombros de “estar pronto faz tempo” e ter sido campeão do College Football já como calouro. 150 dias depois do Draft e da escolha, Lawrence enfrenta dores duras de crescimento na NFL: junto de Zach Wilson, lidera a liga em interceptações, com 7 – sendo mais passes interceptados do que touchdowns.

Nesta quinta, Lawrence enfrenta Joe Burrow, seu algoz da final de 2019. Burrow levou a melhor na ocasião e tem tudo para fazer o mesmo nesta quinta. O time dos Bengals é muito melhor. A defesa está jogando melhor do que no ano passado e, embora ainda haja problemas no miolo da proteção do segundanista, a linha ofensiva não é a pior da liga. Favorito no momento ao prêmio de Calouro Ofensivo do Ano, Ja’Marr Chase já tem quatro touchdowns nesta temporada – olho nele e na dimensão de verticalidade que ele trouxe para os Bengals.

Transmissões da Semana 4

Quinta, 21:20: Jaguars @ Bengals, ESPN

Domingo
14h, Chiefs @ Eagles, ESPN
14h, Panthers @ Cowboys, ESPN2
17:05 Cardinals @ Rams, Fox Sports «
17:25 Steelers @ Packers, ESPN
21:15 Buccaneers @ Patriots, ESPN

Segunda, 21:15: Raiders @ Chargers

» É o jogo que comento nesta semana. Te esperamos!

Para saber mais:
🎙️ProFootball + | Ep 29: Prévia Semana 4
História: Há 15 anos, Saints e New Orleans renasciam após Furacão Katrina
Análise Tática: Seahawks seguem com erros antigos e teimosia custa caro
Curti: Mac Jones é parte do problema, mas McDaniels precisa ajudar seu calouro
3-0 dos Broncos são frutos de seus acertos e não apenas do calendário

“odds