Curti: Com mérito, defesa dos Buccaneers anulou Rodgers

Mas mais do que criticar o ataque de Green Bay no apagão de ontem, é preciso salientar quão bem a defesa de Tampa Bay foi na partida.

Palavras fortes no título do texto. Mas acaba sendo a realidade.

Quando a gente vê um ataque jogando tão mal como o do Green Bay Packers na tarde do último domingo, a primeira coisa que pensamos é: cara, como jogaram mal! Raramente pensamos ou falamos: a defesa jogou muito bem e, de maneira ativa, forçou isso. Pois é. Mas foi o caso ontem. Claro que faltou muita coisa em Green Bay, mas vejo a partida e seu resultado mais em função de mérito da unidade de Todd Bowles do que qualquer outra coisa.

Não é passar pano para Aaron Rodgers, é apenas a realidade. Essa é a forma pela qual você combate quarterbacks de elite: pressão. Isso aconteceu na semana passada com a defesa dos Raiders atordoando Patrick Mahomes e nesta semana o mesmo com a defesa dos Buccaneers contra Aaron Rodgers – e não é nenhum absurdo ou mesmo demérito dizer que ele foi anulado.

Rodgers sofreu quatro sacks na partida – ele tinha sofrido três o ano inteiro. Foram 12 pressões da defesa de Tampa Bay, 8 só no primeiro tempo – Rodgers tinha sofrido no máximo 8 numa partida de 2020. Sob pressão, aí temos que colocar culpa no camisa 12: 2-7 para apenas 10 jardas, números irrisórios para um quarterback de seu calibre que teve uma tarde apagada.

Como Tampa Bay soltou a pressão?

Sendo Tampa Bay. Ou seja, com a mesma identidade que já sabíamos que os Buccaneers tinham: mandar blitz. Os Buccaneers entraram na partida como segundo time que mais mandava blitz na temporada – 41% dos snaps, apenas os Steelers mandam mais. Contra a blitz – situação na qual cinco ou mais homens vão para cima do quarterback – Rodgers tinha duas jardas a menos por tentativa de passe e não havia sido interceptado ainda.

Ainda. Foram duas interceptações nas 17 blitzes que Tampa Bay mandou contra o quarterback dos Packers. O desempenho foi bem abaixo: 5-14 (além das duas interceptações).

Claro que o ataque de Tampa Bay tem seus méritos: partida muito sólida de Tom Brady e o melhor jogo de Rob Gronkowski no ano. Ronald Jones bateu seu terceiro jogo seguido para 100 jardas corridas. Mas mais do que criticar o ataque de Green Bay no apagão de ontem, é preciso salientar quão bem a defesa de Tampa Bay foi na partida.

Mais NFL: 
Derrick Henry e outros 4 vencedores da semana 6
A defesa dos Steelers está em outro patamar e mais 4 lições da semana 6

“odds