Na última sexta, como tradicionalmente fazemos aqui no site, tivemos a lista de top 1- Free Agents da NFL. Os 10 primeiros, como sempre, abertos para todos os leitores e do 11 ao 30, para nossos assinantes – não deixe de assinar nosso site e aproveitar a promoção de R$ 1,90 no primeiro mês, vai até amanhã.
Além desse texto, também fazemos tradicionalmente uma lista de nomes famosos que estão no mercado. Não necessariamente eles serão os melhores, mas são nomes conhecidos. Alguns, como Von Miller, estariam nas duas listas. Outros, como Rob Gronkowski, apenas figuram aqui na lista de nomes famosos. Então, para evitar duplicar, colocamos aqui apenas os famosos. Não teremos Davante Adams, Von Miller e Chandler Jones, já que eles estão na outra lista.
Sem mais delongas, vamos lá. Na lista, colocamos o nome, a posição, o time no ano passado e a idade do jogador na temporada 2022.
Tyrann Mathieu, S, Kansas City Chiefs, 30 anos: Texugão do Mel entrou na temida idade: 30 anos. Com cabelos brancos crescendo e a força física diminuindo – sei bem o que as três dezenas em cima do bolo de aniversário significam – jogadores que dependem de explosão muscular caem de produção e seus contratos caem junto. Não vejo uma volta para Kansas City, mas sendo uma peça versátil que é, pode até voltar ou mesmo ser bem utilizado fora do Missouri. Como os Chiefs usaram a franchise tag em Orlando Brown Jr, Mathieu provavelmente chegará ao mercado.
Jason Pierre-Paul, EDGE, Tampa Bay Buccaneers, 33 anos: Foram 12 jogos no ano passado e apenas 2,5 sacks – isso, depois do forte 2020, assustará qualquer time que quiser ter seus serviços. Como muito batemos na tecla, é difícil demais apostar um EDGE depois dos 30 anos. Ao contrário de Von Miller, que ainda teve flashes fortes de produção no ano passado, aqui temos uma forte incógnita. Até porque em 2019 o ex-Buccaneer também ficou fora de metade da temporada. É um exemplo parecido com o de Ndamukong Suh, que veremos daqui a pouco. Num time em que seja peça de rotação e entre em descidas óbvias de passe, pode render. Nada mais do que isso a meu ver.
Devin McCourty, S, New England Patriots, 35 anos: Mesmo com idade mais avançada, ainda um dos melhores safeties da NFL. McCourty começou a carreira como cornerback e em 2013 foi movido por Belichick para ser safety. Desde então, faz um trabalho sólido e a temporada passada não foi diferente, jogando todos os 17 jogos – não perde partida desde 2014 – e cedendo apenas 36% de passes lançados em sua direção[foot]via NFL Next Gen Stats[/foot]. Por um precinho baixo e para jogar numa secundária que lhe dê suporte, parece uma ideia interessante para 2022 (e nada além disso).
Joe Haden, CB, Pittburgh Steelers, 33 anos: Seu 2021 não foi bacana – tal como a maior parte das peças não chamadas T.J. Watt na defesa dos Steelers. Haden perdeu jogos e mesmo com partidas aa menos ainda tomou 5 touchdowns como o marcador mais próximo – foram 333 jardas cedidas nessa forma em 12 jogos[foot]via NFL Next Gen Stats[/foot]. Isso, somado à sua idade, faz com que nem de perto seja uma commodity procurada neste mês. Seu melhor ano recente foi em 2019 e agora a tendência é que o declínio se acentue.
Ndamukong Suh, iDL, Tampa Bay Buccaneers, 35 anos: Nessa altura do campeonato, é mais provável que Gronkowski volte para 2022 do que Suh. Um dos melhores prospectos da posição que vi e com uma carreira muito sólida, Suh hoje nada mais seria do que uma peça de rotação para uma linha defensiva já estabelecida. Nada mais do que isso, infelizmente – e acho difícil que chegue por mais de 5 milhões num contrato de um ano.
Dont’a Hightower, ILB, New England Patriots, 32 anos: Contratar Hightower pelo o jogador que é hoje me soa como uma das piores ideias possíveis que um time pode ter em 2022. Como o Deivis disse uma vez no podcast, ao final da temporada parecia que Hightower cobria de sideline a sideline com um saco de cimento nas costas. Infelizmente os dias de glória já passaram e isso ficou tremendamente evidente nas duas últimas partidas contra Buffalo no final da temporada passada.
Rob Gronkowski, TE, Tampa Bay Buccaneers, 33 anos: Já falamos sobre Gronkowski na lista de 5 melhores tight ends. A idade pesa bastante, mas não precisando ser o principal alvo de um ataque e num contrato curto e amigável, Gronk ainda pode jogar mais uma temporada. Apenas não conte que ele jogará todas as partidas. Uma adição em Cincinnati pode ser possível caso o time não retorne com C.J. Uzomah.
Patrick Peterson, CB, Minnesota Vikings, 32 anos: Quando houve a contratação, coçamos bastante a cabeça com a ideia de Minnesota. Vide o resultado, tá aí outro jogador que não achamos uma boa pedida. Já no final da passagem pelo Arizona, Peterson era queimado com frequência. Em 2021, tomou 481 jardas como defensor mais próximo[foot]via NFL Next Gen Stats[/foot] e três touchdowns cedidos. Não são números péssimos, mas bem abaixo do que o jogador que já foi.
JuJu Smith-Schuster, WR, Pittsburgh Steelers, 25 anos: Drop it like its hooooot. O que pega positivamente para JuJu é a idade, um dos free agents mais jovens da classe. Pesa de maneira negativa, porém, um monte de coisa. Não funciona como WR1, tem atitudes um tanto quanto imaturas fora de campo, perdeu jogos por lesão no ano passado, um festival de drops nas últimas temporadas e para coroar, a classe de wide receivers do Draft é a mais profunda entre todas as posições. Smith-Schuster provavelmente terá que aceitar um contrato como o do ano passado, de um ano para se provar.
Cam Newton, QB, Carolina Panthers, 33 anos: Acredito piamente que temos um multiverso onde Cam Newton nunca deixou o Carolina Panthers e mesmo assim é Free Agent em 2022. O estilo de jogo do QB era bastante ajudado quando ele tinha corpo para executá-lo. Ao mesmo tempo, ele foi forçado a jogar mais de dentro do pocket por conta disso e não rende nem de perto do que precisa um quarterback titular na NFL. Com 33 anos e visivelmente em declínio, acho difícil que algum time se interesse. No ano passado, só rolou alguém pelo clima de De Férias com o Ex: Charlotte.
Para saber mais:
5 jogadores que podem ser cortados na NFC
5 times possíveis para Saquon Barkley
Guia da Free Agency 2022: Top 10 jogadores no mercado e prós/contras
Melhor eu ir: É hora dos Cowboys trocarem Amari Cooper?






