Curti: Rodgers, Mahomes os sobreviventes na corrida ao MVP

Ainda há Josh Allen querendo voltar para a conversa e um Derrick Henry que pode dinamitar tudo, mas a briga pelo jogador mais valioso parece ficar entre Aaron Rodgers e Patrick Mahomes II

O que você precisa saber:
Quem é favorito?
Rodgers, Mahomes
Quem pode despontar?
Derrick Henry se continuar tendo esses jogos absurdos de 200 jardas
Quem demorou para aquecer de novo:
Josh Allen
Quem já está praticamente fora
Russell Wilson

Passadas 14 semanas, podemos enfim afunilar uma briga que já dura alguns meses e que já teve vários protagonistas. Tal como ano passado, Russell Wilson disparou na frente na disputa pelo prêmio de jogador mais valioso – MVP, Most Valuable Player. Também como em 2019, ele foi perdendo força. Mas a narrativa se dividiu em dois jogadores em vez de focar numa novidade como Lamar Jackson o era: Patrick Mahomes II e Aaron Rodgers, dois quarterbacks de gerações diferentes mas de talentos similares, são os candidatos.

Há alguns pressupostos para o prêmio. Salvo raríssimas exceções quase inviáveis, como um defensor com 25 sacks ou um running back com 2000 jardas terrestres, o prêmio tende a ir para um quarterback. Ainda, estatísticas pesam bastante – a campanha, idem. Deshaun Watson chegou a ter uma sequência em novembro que seria digna de um MVP. Mas com Houston praticamente eliminado naquele momento, em pouco contou.

Então é isso: faltam três jogos para cada um desses abaixo. Os dois primeiros estão pau a pau. Do terceiro em diante, milagres vão ter que acontecer para que o MVP venha.

1- Aaron Rodgers, quarterback, Green Bay Packers
69,6%, 3685 jardas, 39-4, 84.9 QBR 

Rodgers não tem nenhum jogo ruim desde aquela partida do meio do campeonato contra o Tampa Bay Buccaneers (0-2 em touchdowns e interceptações). Desde então, Rodgers tem apenas duas interceptações somadas no campeonato inteiro e está há três jogos sem ser interceptado. Ao mesmo tempo, é o líder em passes para touchdown e enfrenta no sábado uma defesa frágil em Carolina. O sonho dos 50 touchdowns, embora difícil, não é impossível: ele precisa ter dois jogos com três touchdowns e um com quatro. Se chegar lá, fica quase impossível tirar o MVP de Rodgers.

2- Patrick Mahomes, quarterback, Kansas City Chiefs
68,4%, 4208 jardas, 33-5, 84,7 QBR

Mahomes não tinha tido nenhum jogo realmente ruim como esse de Aaron contra o Tampa Bay Buccaneers. É verdade que ele sofreu contra o Las Vegas Raiders (na única derrota até agora) e contra o Los Angeles Chargers, mas não foram jogos propriamente ruins. Nesta semana, porém, vieram interceptações à rodo. Mahomes tinha duas na temporada e teve três contra Miami no último domingo. Saiu com a vitória, mas apareceu o arranhão na briga pelo MVP. Faltam três jogos: a dura defesa dos Saints e depois várzeas defensivas contra Falcons e Chargers – ainda é possível voltar à frente de Rodgers.

3- Josh Allen, quarterback, Buffalo Bills 
68,6%, 3641 jardas, 28-9, 76,0 QBR

Josh Allen poderia ter roubado o MVP no meio da temporada com o argumento da “novidade”, coisa que por vezes pesa nesse tipo de prêmio; Não foi o que aconteceu. Na sequência Titans-Chiefs-Jets, Allen teve 4 touchdowns e 3 interceptações; Dois jogos duros, nos quais Allen tinha que aparecer para ser MVP e ele não jogou bem. Um jogo fácil contra os Jets no qual ele sumiu. Acabou complicando o caso do quarterback de Buffalo para ser o jogador mais valioso da liga. É verdade que ele se recuperou e está numa boa sequência que lhe catapulta para o pódio – vejamos os três jogos finais.

4- Derrick Henry, running back, Tennessee Titans
1532 jardas corridas, 5,16 jardas por carregada, 14 TDs

Máquina de jogos de 200 jardas e touchdowns, Henry carrega o ataque dos Titans nas costas e mesmo as defesas sabendo que ele vai correr, ele vem. O início da temporada não foi dos melhores em termos de jardas por carregada, 3,74 contra os Broncos e 3,36 contra os Jaguars nas duas primeiras semanas. Como comparativo, 8.27 na última semana – e essa não foi sequer a melhor partida dele no quesito, a melhor foram 9,64 contra Houston na Semana 6. Henry lidera a liga em jardas corridas – 1532 – e está no passo para ter 1859 jardas corridas neste ano – menos da marca de 2000 que “precisamos” para colocar um running back realmente nessa briga.

5- Russell Wilson, quarterback, Seattle Seahawks
70,4%, 3685 jardas, 36-12, 71,5 QBR

Favorito na primeira metade da temporada, Wilson perdeu força mais uma vez. A sequência com dois jogos de duas interceptações e duas derrotas contra Buffalo e Los Angeles Rams atrapalhou. Depois, veio a derrota contra o New York Giants, jogo no qual Wilson teve seu pior rating na temporada e saiu com apenas um touchdown – somando ainda mais uma interceptação. A partida contra os Giants, na prática, sepultou as chances de Wilson ser MVP e provavelmente ele terá mais um ano sem nenhum voto.

Agora, voltamos após a Semana 17 com o último update dessa briga. Até lá.

Mais NFL:
🎙️ 250, Prévia Wk 15: Para Nova York, é vencer ou vencer
5 Perguntas, wk 15: Tua está pronto para Belichick?
Rivera coloca Washington nos trilhos
Playoffs do College: quais times estarão lá
4 Descidas, Curti: Hurts pode salvar os Eagles

“odds