Mãos praticamente congeladas, um tapa de um lado do capacete e mais um tapa do outro. A cabeça do bloqueador virava um sino. Deacon Jones tocava-o rumo ao saque. Inventor da expressão “sack”, Deacon nunca teve a glória estatística que mereceu. Até hora. O ProFootballReference[foot]Em nada associado conosco, caso você tenha pensado[/foot] ampliou sua base estatística com base nos jogos pré-1982.
O que isso quer dizer? Sacks agora contam. A estatística começou a ser considerada oficialmente pela NFL nesse ano em questão, até pela expansão da importância do jogo aéreo e, por tabela, da contenção do quarterback por meio do pass rush. Assim, grandes do passado terão suas glórias devidamente computadas em números – uma ferramenta interessante se consideramos a comparação com outras lendas do esporte. Um dos grandes favorecidos desse bom revisionismo histórico é Deacon Jones.
Membro do Hall da Fama, Jones pulou para a terceira posição em mais sacks na história: 173,5. À sua frente, jogadores da Era “Padrão” das estatísticas, Reggie White (1985-2000) com 198 e Bruce Smith (1985-2003) com 200. Outros dois que entraram na tabela são Jack Youngblood com 151,5 (#6, 1971-1985) e Alan Page com 148,5 (1967-1981). Era uma omissão histórica relevante que agora deixa de existir.
Números quase sem comparação
O mais impressionante é que Deacon fez tudo isso jogando apenas em temporadas com 14 jogos. A liga expandiu seu calendário para 16 em 1978 e assim ficou até ano passado. Quer saber de mais números fora de série? Ele bateu pelo menos 15 sacks em seis temporadas – chegando a pelo menos 20 em três. Foram cinco anos liderando a NFL na estatística.
A título de comparação, o líder estatístico, Bruce Smith, nunca bateu 20 sacks numa temporada. Reggie White e Lawrence Taylor só o fizeram uma vez – os três, porém, em temporadas de 16 jogos. Mesmo com esses números impressionantes, Deacon não terá a estatística de mais sacks numa única temporada. Essa segue com Michael Strahan, que o fez em 2001 com 22,5 – 0,5 a mais do máximo que Jones conseguiu duas vezes, uma em 1964 e outra em 1968.
Para saber mais:
📰 Radar: Sherman ainda está “aberto” para voltar a Seattle – notícias da semana
🎙️ProFootball + | Carr, Garoppolo, Sherman: jogadores que entram contestados em 2021
Briga para ter de volta o dinheiro garantido, espaço na folha: o que acontece se Rodgers aposentar
Clowney é bust? 2021 é sua última chance para fugir do rótulo
