Draft 2019: Os 5 melhores Quarterbacks

Coragem, General Manager! A Classe de Quarterbacks não é muito boa. Passa o Haskins. Deixa quarterback para depois. Drafta sem medo… Como old school.

Bom, é meio isso que temos neste ano, só que não. Todo ano a gente vê algo do gênero, com o argumento que “a classe do ano que vem” é boa e que dá para passar. 2017 foi assim com Patrick Mahomes e Deshaun Watson; A classe de 2018 realmente era profunda, mas não tinha por que Chiefs e Texans passarem uma chance em ambos – e subiram o Draft para tal – só para esperar o ano seguinte.

Dwayne Haskins pode não ser o quarterback mais experiente do mundo – tem apenas um ano de titular em Ohio State – mas passá-lo com esse argumento é tolice. Sua evolução no ano passado foi notória. Aos que querem um quarterback com teto alto e potencial de atear fogo na NFL, Kyler Murray é outro nome a se considerar. Não o escolheria se fosse o Arizona Cardinals, mas cada um pensa de alguma forma e até compreendo que apertassem o gatilho para que o sistema de Kliff Kingsbury tivesse um motor de acordo com o chassi, assim digamos.

O resto da classe é composto por incógnitas. Daniel Jones tem um braço fraco; Will Grier segura demais a bola; Drew Lock é inconsistente e pouco evolução no ano passado, quando estava no grande palco.

1- Dwayne Haskins, QB, Ohio State

Ponto Forte: Evolução em apenas um ano como titular; Precisão, é capaz de fazer todos os lançamentos; Força no braço; Mecânica de passe excelente, com torque adequado e giro de quadril; Presença de pocket acima da média enquanto escaneia o campo.
Ponto Fraco: Trabalho de pernas e dropbacks, visto que jogou pouco em under center; inexperiência (apenas um ano como titular); Hesita em profundidade por conta das raízes do sistema de Urban Meyer
Onde deve sair no Draft 2019? Top 10

Resumo: Melhor quarterback da classe, Haskins teve uma evolução meteórica em seu único ano como titular. Isso, aliás, é uma faca de dois gumes. A posição de quarterback é uma das que mais necessita dessa repetição e de experiência contra defesas em jogos competitivos. Por outro lado, a evolução que teve ao longo da temporada é notória. No início do ano, contra Penn State, foi travado no segundo tempo e, no segundo, esquematicamente Urban Meyer lhe ajudou. No último jogo da temporada, contra Michigan, foi praticamente o Exterminador do Futuro em campo – a evolução na postura de pocket, progressão e leituras era notória.



2- Kyler Murray, QB, Oklahoma

Ponto Forte: Braço forte, muito veloz e capaz de estender as jogadas
Ponto fraco: Trabalho nas progressões e presença de pocket
Onde deve sair no Draft 2019? Top 10 – possivelmente na #1

Resumo: O vencedor do último Heisman chega para o Draft recheado de expectativas e também de desconfianças. Com braço muito forte e preciso, consegue fazer todos lançamentos necessários para NFL. Sua velocidade será uma grande arma ganhando jardas com as pernas. Por outro lado sua altura de 1,78m é o limite mínimo que os olheiros procuram e ainda giram algumas dúvidas sobre seu peso. O processamento mental também deixa dúvidas, com o trabalhos nas progressões de rotas precisando de trabalho. Lá em Las Vegas e em qualquer site de apostas brasileiro, Murray é cotado como a primeira escolha geral do Draft.

3- Will Grier, QB, West Virginia

Ponto Forte: Competitividade; Braço capaz de fazer os lançamentos que a NFL exige; Ameaça dupla;
Ponto fraco: Números preocupantes contra times mais fortes; Mecânica hororrosa; Falta de senso de urgência no pocket; Segura demais a bola;
Onde deve sair no Draft 2019? Terceira Rodada

Resumo: Um coringa nessa classe e que precisa cair no lugar certo e na hora certa. Para mim, honestamente, tem piso de reserva – mas a comissão técnica correta pode maquiar seus problemas ou mesmo consertá-los, como o caso de segurar demais a bola e de ter uma mecânica horrorosa – que sequer tem torque gerado pelo quadril muitas vezes. A competitividade – destaque para o jogo contra Texas – me agrada, mas a grande verdade é que hoje Will Grier é um projeto.

4- Daniel Jones, QB, Duke

Ponto Forte: Leitura antes do snap; Não é veloz, mas estende jogada com as pernas; Mecânica rápida de lançamento
Ponto fraco: Leitura de disfarces defensivos; Um dos braços mais fracos da classe em termos de velocidade; Trabalho ruim de pés
Onde deve sair no Draft 2019? Primeira Rodada– possivelmente na #6

Resumo: Um piso mais alto do que o de Grier, mas um teto consideravelmente menor. Jones jogou em um esquema tático amigável a quarterbacks e cujo treinador tem os irmãos Manning no currículo. As semelhanças mais fortes param ai – tudo o que Jones faz, Eli e Peyton faziam melhor. É um quarterback com bom processamento mental antes do snap, mas houve várias vezes nas quais as defesas conseguiram lhe enganar com disfarces. Eles devem acontecer com mais frequência na NFL, então isso preocupa. No final das contas, Jones é um cara que não em empolga. Pode evoluir se tiver um Sean McVay da vida lhe ajudando, mas no momento é uma comida sem tempero.



5- Drew Lock, QB, Missouri

Ponto Forte: Altura e peso ideal para a posição; Um dos braços mais fortes da classe;  Playmaker; Trabalho no pocket quando os pés estão corretamente alinhados;
Ponto fraco: Trabalho nas progressões, encara o mesmo alvo por muito tempo; inconsistência; não evoluiu em 2018; Jogos
Onde deve sair no Draft 2019? Top 15 – possivelmente na #10 ou nos Raiders subindo para a 8

Resumo: Drew Lock é um prospecto polarizante e antes da temporada passada começar era para ser o principal nome desta classe. Com a ida de Murray e Haskins para a NFL, ele acabou caindo – e suas atuações contestadas na temporada passada, sobretudo contra adversários mais fortes, fazem com que ele seja uma grande dúvida para a NFL. O lado positivo são as ferramentas atléticas: o braço forte está lá. Quem ele lembra e que até os mesmos problemas teve em sua conferência no college? Jay Cutler.

***

Fizemos um texto desses para cada uma das principais posições do Draft. Este, de quarterbacks, é aberto – os demais são exclusivos de nossos assinantes. Confira abaixo e assine agora, teste grátis por 7 dias ou assine com 30% de desconto

🏈 PRO! | Draft 2019: Os 5 melhores TEs
🏈 PRO! | Draft 2019: Os 5 melhores OTs
🏈 PRO! | Draft 2019: Os 5 melhores WRs
🏈 PRO! | Draft 2019: Os 5 melhores Guards/Centers
🏈 PRO! | Draft 2019: Os 5 melhores RBs
🏈 PRO! | Draft 2019: Os 5 melhores CBs
🏈 PRO! | Draft 2019: Os 5 melhores Safeties
🏈 PRO! | Draft 2019: Os 5 melhores iDL
🏈 PRO! | Draft 2019: Os 5 melhores EDGEs

 

“odds