DRAFT: BURROW X TUA-LSU X ALABAMA NO GRANDE JOGO DE 2019

Duelo de quarterbacks marca a partida mais esperada do College até agora

Depois de uma semana com poucos times ranqueados jogando, essa semana nós teremos a melhor partida da temporada regular acontecendo em Tuscaloosa, onde LSU enfrentará os atuais vice-campeões. Além disso, temos muitos disputas com consequências muito relevantes dentro das conferências.

LSU #2 at Alabama #3 – 17:30 – sábado 

O jogo mais esperado da temporada regular chegou! LSU x Alabama é o melhor confronto do calendário da temporada regular e terá severas implicações nos playoffs. Tua Tagovailoa ainda não foi confirmado como titular na partida – mas já está treinando normalmente nesta semana e a especulação é que ele deve ir para o jogo.

Mesmo sem ter a clareza em relação a Tagovailoa, Alabama abriu nas casas de apostas sendo favorito por 6 pontos. O favoritismo é compreensível: Alabama está acostumada com esse tipo de confronto e apesar de LSU enfrentar grandes times toda temporada, há algum tempo que não estão tão altos no ranking, portanto a pressão é toda dos Tigers.

O destaque fica para a posição de quarterback, embora tenhamos duas boas defesas. O duelo entre Joe Burrow e Tua Tagovailoa possivelmente será a melhor partida entre QBs desta classe. Muito tem se falado como o signal caller de Alabama ser a primeira escolha geral, mas não podemos ignorar a evolução fantástica de Burrow. Havendo vitória de LSU com ele jogando bem podemos até cogitar uma chance dele passar na frente do Tua, principalmente por Tagovailoa ter alguns problemas de lesões e ser canhoto – algo que pode incomodar general managers mais conservadores.

Os dois times estão ranqueados dentro do top-5 em pontos e jardas por jogada – além de, neste momento, serem semifinalistas no ranking inicial do CFP. Ainda, vale lembrar, o primeiro critério de desempate na SEC West é, como você imagina, confronto direto. Se as duas equipes terminarem com uma derrota em 2019 valerá este jogo como o fiel da balança. A peleja é simplesmente imperdível e exige você desmarcar qualquer compromisso que tenha para assistir ao jogo.

Principais prospectos de Alabama: Tua Tagovailoa (quarterback), Jerry Jeudy (wide receiver), Henry Ruggs (wide receiver).
Principais prospectos de LSU: Joe Burrow (quarterback), Grant Delpit (safety), Kristian Fulton (cornerback).

Prospectos para ficar de olho

Darius Stills – defensive lineman – West Virginia

Após a primeira campanha de Baylor, Darius Stills chegou na repórter de campo e pediu pra ela reportar que a linha ofensiva adversária era muito mole. West Virginia não conseguiu sair vitorioso, mas Stills provou ser melhor do que seus adversários, finalizando o jogo com 3 sacks e 10 tackles. Nessa temporada, o defensive lineman dos Mountaineers já acumula 6 sacks, 9 tackles for loss e 19 tackles.

Como ainda é um terceiranista, ainda teremos que aguardá-lo se declarar para o Draft, pois não havia nenhuma expectativa em relação a isso antes da temporada iniciar por não ser visto como um grande jogador ao início do processo. A clara evolução se deve ao fato da mudança de posição, já que os treinadores lhe mudaram de nose tackle para 3 technique. Matt Rhule, head coach de Baylor fez questão de dar os créditos após a partida na entrevista coletiva. “Stills é um dos melhores jogadores contra quem nós já jogamos. Ele é tudo que nós achamos que ele seria.”

https://twitter.com/WVUfootball/status/1191097720804532224

A conferência Big 12 não é conhecida por revelar muitos bons jogadores defensivos. Mas Darius Stills parece ser uma exceção até o momento.

Brycen Hopkins – tight end – Purdue

A classe de tight ends não é das mais animadoras para 2020, mas se tem alguém que pode entrar na beirada da primeira rodada, Brycen Hopkins é essa pessoa. O tight end de Purdue provou ser o melhor da sua posição por mais uma semana seguida: ele terminou o jogo com 8 recepções e 97 jardas. Além dos bons números, uma das recepções foi em um momento crítico da partida que precisava da conversão de descida para matar o confronto.

O produto dos Boilermakers mostra uma explosão muito boa e uma ameaça vertical em rotas seam, graças a aceleração e saber atacar bem a bola no ponto alto mostrando mãos naturais. Também consegue mudar bem de direção, o que o ajuda bastante em jardas depois da recepção. O maior problema de Hopkins nesse momento é como bloqueador e ele ainda precisa de bastante trabalho na área. Hoje, Hopkins é visto como um prospecto de segunda rodada.

Ranking dos playoffs liberado

O primeiro ranking oficial do comitê do College foi lançado nesta semana. A maior surpresa foi Clemson estar fora do top-4, com Penn State ocupando a quarta vaga. Mesmo invicto, o time ainda não conseguiu ter a dominância imaginada na temporada até agora.

Porém, a torcida dos Tigers não deve se preocupar com o ranking inicial. O calendário restante da temporada regular é bastante acessível e provavelmente Clemson terminará invicto, algo que não podemos dizer dos adversários ranqueados acima deles. Neste sábado já teremos o segundo ranqueado (LSU) jogando contra o terceiro (Alabama) e daqui duas semanas, o primeiro (Ohio State) enfrenta o quarto (Penn State), então naturalmente Clemson assumirá uma vaga dentro do top-4 como potencial campeão de sua divisão e da ACC. Para Dabo Swinney, estar em quinto deve ter sido bastante satisfatório, pois ele conseguirá criar uma narrativa dentro do vestiário de “nós contra eles” e isso deve ficar evidente neste sábado contra N.C. State. Pobre Wolfpack.

Confira o ranking completo:

Ohio State lidera o ranking mas o torcedores mais supersticiosos não devem estar muito felizes com isso. Desde o primeiro ranking, em 2014,  nenhum time em primeiro do ranking inaugural terminou como campeão nacional – o primeiro, Mississippi State de Dak Prescott, foi explodido por Alabama. Apesar do calendário mais complicado que os dos adversários próximos, Ohio State ainda passará pela parte mais difícil no final do mês contra Penn State e Michigan.

Penn State #4 at Minnesota #17 – sábado – 14:00

Como se não bastasse LSU contra Alabama, temos outro confronto entre times invictos neste sábado. Penn State começa a ingrata jornada do calendário para tentar se manter dentro do top-4 e ir para os playoffs. O time tem como força principal uma forte defesa – sobretudo na linha defensiva. Sobre isso, a prova dessa força reside no fato dos Nittany Lions estarem ranqueados em segundo em pontos cedidos e jardas terrestres cedidas por jogo. Quanto a jogadores, a dupla de edge rushers Yetur Gross-Mattos e Shaka Toney é o destaque: eles estão cotados para serem selecionados dentro do top-100 no Draft, principalmente Gross-Mattos, que pode sair na segunda rodada.

Os Golden Gophers precisarão que o running back Rodney Smith, que já possui 889 jardas terrestres e 7 touchdowns, consiga produzir mesmo contra a ótima linha defensiva adversária. Caso isso não aconteça, muita pressão será colocada nos ombros do quarterback Tanner Morgan. Apesar de fazer uma boa temporada (18 touchdowns e apenas 4 interceptações), Minnesota precisará de um jogo impecável para sairem vitoriosos.

Uma derrota poderá abrir a disputa da Big Ten West para o vencedor de Iowa-Wisconsin, pois ambos ainda enfrentam Minnesota neste final de temporada.

Principais prospectos de Minnesota: Tyler Johnson (wide receiver), Carter Coughlin (edge rusher).
Principais prospectos de Penn State: K.J. Hamler (wide receiver), Yetur Gross-Matos (edge rusher) e Shaka Toney (edge rusher)

Iowa #18 @ Wisconsin #13 – sábado – 18:00

Este jogo terá sérias implicações na Big Ten, pois com Minnesota enfrentando Penn State, é provável que a conferência fique aberta mais uma vez. Ambos os times possuem excelentes defesas e estão dentro do top-5 em pontos cedidos na FBS.

Wisconsin possui uma estratégia de jogo bastante conhecida ao deixar Jonathan Taylor como o ponto focal do ataque. Mesmo com Iowa tendo uma boa defesa terrestre, não espere um plano diferente de Wisconsin. Mas para isso funcionar, é preciso que a linha ofensiva dos Badgers façam um trabalho melhor do que foi feito contra Ohio State, pois Jonathan Taylor foi encostado atrás da linha de scrimmage pelo adversário em 55% das corridas. Dessa forma, Taylor foi dominado e a vitória caminhou fácil para os Buckeyes. Embora a linha defensiva de Iowa não possui tanto talento quanto a de Ohio State, ainda assim é uma poderosa unidade liderada pelo edge rusher A.J. Epenesa, cotado para sair na primeira rodada.

Do outro lado da bola, os Hawkeyes também dependem bastante do jogo terrestre, mas com um comitê de três running backs dividindo as carregadas. O quarterback Nate Stanley causou um certo burburinho de Draft na temporada passada, mas resolveu retornar para o último ano e não tem feito um bom ano. Foram apenas 10 touchdowns e 5 interceptações, por isso, é esperado uma partida com poucos pontos e quem parar o jogo terrestre deve sair com a vitória.

Principais prospectos de Iowa: Tristan Wirfs (offensive tackle), A.J. Epenesa (edge rusher), Alaric Jackson (offensive tackle).
Principais prospectos de Wisconsin: Jonathan Taylor (running back), Tyler Biadasz (center), Zack Baun (edge rusher).

“odds