DRAFT: JOE BURROW É QUARTERBACK DE PRIMEIRA RODADA?

O avanço do quarterback de uma temporada para outra tem sido notável, mas será o suficiente para uma escolha alta?

Mudanças no top-4! O time de Georgia foi surpreendido por South Carolina e perdeu um jogo que… Eles também não queriam vencer, mas conseguiram. Em um jogo ruim das duas equipes, os Gamecocks se deram melhor e saíram vitoriosos mesmo perdendo o quarterback Ryan Hilinski durante a partida. Quem agradece é LSU, que está dentro da classificação dos playoffs pela primeira vez na temporada depois de uma vitória contundente em cima dos Gators. A partir de agora, todas as semanas teremos jogos entre times altos no ranking, então prepare a pipoca que começou a melhor fase do College Football!

Destaques da semana:

Joe Burrow – quarterback – LSU

Mais uma vez Joe Burrow (foto acima) está na lista de destaques da semana. A partida contra o Florida Gators era um ótimo teste para sabermos se ele era capaz de subir mais um degrau. A defesa dos Gators era uma das que menos sofria pontos por jogo (apenas 9,5 de média) e cedia em média apenas 183 jardas por jogo. Burrow destrinchou com facilidade acertando 21 de 24 passes para 293 jardas e 3 touchdowns, além de ter corrido para 43 jardas terrestres.

Há algumas semanas temos comentado sobre a ascensão do quarterback e de como ele se colocou em posição para ser uma escolha de primeira rodada. Após a partida contra os Gators, alguns analistas começaram a colocá-lo em disputa para a posição de QB2 da classe junto com Justin Herbert – o 1, lembrando, deve ser Tua Tagovailoa (Alabama). E é bem possível de termos essa discussão por todo o processo, pois Burrow consegue mostrar atitude e liderança com os seus companheiros, algo bastante criticado no jogador de Oregon. Se no início do processo, acreditávamos que a briga seria entre Tua Tagovailoa e Justin Herbert, mas o quarterback de LSU se meteu no meio e será uma variável importante no Draft de 2020 – enquanto isso, Jake Fromm saiu da briga.

Cee Dee Lamb – wide receiver – Oklahoma

No Red River Showdown, Cee Dee Lamb provou mais uma vez que é um dos principais wide receivers da classe. O quarterback Jalen Hurts teve um jogo bem abaixo do que estávamos acostumados a ver, mas isso não foi o suficiente para limitar o jogo de Lamb. O wide receiver de Oklahoma chegou a ser questionado sobre a produção inconstante na temporada, mas na partida mais difícil da temporada até aqui, Lamb teve 10 recepções, 171 jardas aéreas e 3 touchdowns.

Em um touchdown de 51 jardas, o produto de Oklahoma mostrou novamente a mentalidade de playmaker ao tentar ganhar o máximo de jardas possível em todas as jogadas. Mesmo cercado por 5 jogadores, ainda assim ele consegue quebrar os tackles (ou tentativas) e ir para a endzone.

No terceiro touchdown de Oklahoma, Lamb novamente maltrata os defensores de Texas escapando dos tackles e entrando na endzone. Certamente os Longhorns precisam fazer um trabalho melhor tackleando, mas muitos wide receivers na posição que estava Lamb se contentariam com a recepção e não conseguiriam ganhar o tanto de jardas e nem os touchdowns que conseguiu. ­

https://twitter.com/CFBONFOX/status/1183095544463405058

Brandon Aiyuk, wide receiver, Arizona State Sun Devils

O recebedor de Arizona State já esteve na coluna quando eu o destaquei nos jogos da semana, mas dessa vez, ele merece um espaço à parte, pois Brandon Aiyuk teve o melhor jogo da temporada. Foram 7 recepções para 196 jardas e 3 touchdowns contra Washington State, além da vitória no bolso em cima do rival de conferência.

https://twitter.com/FOXSPORTSAZ/status/1183118075454865408

Aiyuk se transferiu para os Sun Devils na temporada passada, mas ficou ofuscado pelo talento de N’Keal Harry – primeira escolha dos Patriots no Draft 2019. Após a saída de Harry para o Draft, Aiyuk se tornou o principal recebedor do time e tem conseguido produzir tanto quanto o ex-companheiro do time. Washington State não parecia estar preparado para a velocidade dele e sofreu repetidas vezes em jogadas parecidas. No segundo touchdown, o wide receiver ganhou 86 jardas após receber o passe em uma slant e ganhar o restante das jardas depois da recepção. Algum tempo depois e a dose se repetiu. Novamente em uma slant e Aiyuk foi para a endzone em um touchdown de 33 jardas. Difícil de imaginar que Arizona State terá dois recebedores escolhidos no topo do Draft em cada ano, mas ele tem potencial sim para ser uma escolha bastante interessante dentro do top-100.

https://twitter.com/ASUFootball/status/1183124240452616192

Jogos da semana:

Oregon #12 @ Washington #25 – sábado – 16:30

Justin Herbert terá mais uma oportunidade de mostrar aos analistas de Draft que possui capacidade para liderar um time da NFL. As preocupações aumentam quando lembramos que o último quarterback de primeira rodada saindo da universidade de Oregon recebia exatamente os mesmos questionamentos e o fracasso de Marcus Mariota na liga deve atrapalhar bastante Herbert nesse quesito. Ainda que o time dos Huskies não seja tão ameaçador quanto o início da temporada indicava, Washington ainda possui uma boa defesa terrestre e um ataque liderado pelo transferido Jacob Eason com boas armas como o tight end Hunter Bryant e o wide receiver Aaron Fuller., além é claro, da rivalidade que aproxima a qualidade dos times.

O head coach de Washington, Chris Petersen, tem encontrado dificuldades em se ajustar depois das campanhas iniciais. Se no primeiro quarto, os Huskies marcaram 90 pontos e sofreram apenas 6, no restante da partida parecem sucumbir nos dois lados da bola. Por isso, se os Huskies quiserem ainda ter uma chance de disputar o título da conferência, terão que corrigir os erros e se concentrar durante a partida inteira.

Principais prospectos de Oregon: Justin Herbert (quarterback), Calvin Throckmorton (offensive tackle), Jacob Breeland (tight end).
Principais prospectos de Washington: Jacob Eason (quarterback), Hunter Bryant (tight end), Aaron Fuller (wide receiver).

Arizona State #17 @ Utah #13 – sábado – 19:00

Mais um jogador entre times da Pac-12 na lista para assistir. Se em Oregon e Washington teremos dois quarterbacks para prestarmos atenção, essa partida será das defesas. Utah iniciou a temporada como o verdadeiro adversário para tirar o título de Oregon e apesar de ter tido um começo um pouco decepcionante ofensivamente, os Utes conseguiram se encontrar após a derrota para USC. Na linha defensiva, diversos nomes são elegíveis para o Draft e terão espaço para serem selecionados dentro do top-100. A batalha das trincheiras geralmente é vencida por Utah, pois nenhum time conseguiu correr para mais de 100 jardas nessa temporada contra eles. Sem nenhuma surpresa, os Utes lideram a conferência em defesa terrestre e é a segunda melhor do país.

Contando com a forte defesa terrestre, o running back Eno Benjamin deve encontrar dificuldades e será a vez do wide receiver Brandon Aiyuk novamente se destacar, mas dessa vez, ele terá um desafio muito maior, pois jogará contra o cornerback Jaylon Johnson, um dos melhores cornerbacks do país.

Principais prospectos de Arizona State: Eno Benjamin (running back) e Brandon Aiyuk (wide receiver)
Principais prospectos de Utah: Bradlee Anae (edge rusher), Jaylon Johnson (cornerback), Zack Moss (running back)

Michigan #16 @ Penn State #7 – sábado – 20:30

Silenciosamente, Penn State venceu todas as partidas e está ranqueada na 7ª posição. Depois de enfrentar Iowa, o primeiro adversário ranqueado da temporada no calendário, os Nittany Lions possuem outro desafio duro nesse sábado. Como todos sabemos, Michigan tem sido uma decepção ofensiva, já que o coordenador ofensivo Josh Gattis não conseguiu entregar a promessa de um ataque mais moderno, mesmo tendo uma boa linha ofensiva e um trio de wide receivers de calibre da NFL. O quarterback Shea Patterson tem produzido menos do que ano passado em todas estatísticas – isso não é bom – e a parte complicada do calendário ainda está por vir, pois Penn State, Notre Dame, Michigan State e Ohio State são adversários nas próximas semanas.

Pelo lado defensivo de Penn State, o destaque fica para o edge rusher Yetur Gross-Mattos. O jogador dos Nittany Lions era considerado um dos principais pass rushers antes da temporada começar e até então, seus números embasam esse argumento. Com 5,5 sacks, Gross-Matos é o sexto na conferência em sacks e possui atleticismo suficiente para fazerem os general managers salivarem.

Principais prospectos de Penn State: Yetur Gross-Mattos (edge rusher), K.J. Hamler (wide receiver), Tariq Castro-Fields (cornerback)

Principais prospectos de Michigan: Donovan Peoples-Jones (wide receiver), Joshua Uche (edge rusher), Kwity Paye (edge rusher)

“odds