É impossível fazer qualquer previsão sobre Bill Belichick em North Carolina

O lendário treinador embarcou numa nova aventura no College Football - e a única coisa que sabemos até o momento é que não sabemos nada

Belichick

Bill Belichick está de volta – ou quase. O treinador com mais títulos de Super Bowl no currículo embarcou numa nova aventura fora do esperado e se tornou o novo treinador da universidade de North Carolina, assumindo pela primeira vez na carreira o posto de treinador no College Football num contrato de três anos e 30 milhões.

É um passo bastante curioso por uma porção de razões. Belichick, com 72 anos de idade, deu uma guinada na carreira indo para um lugar onde seu pai já foi treinador assistente e, ao que alguns boatos indicam, pode também servir de linha de sucessão para seu filho, Stephen Belichick, que atualmente comanda a defesa de Washington. Vai dar certo? É impossível prever.

Contratação de Belichick tem questões válidas…

Futebol americano é futebol americano em todo lugar e isso é inegável – o tipo de futebol americano é que muda. O College Football transicionou muito sua forma de existir nos últimos cinco anos, e o pedigree de Belichick, sozinho, não vai ser suficiente para levar a universidade ao sucesso.

Existem alguns pontos que naturalmente vão levantar dúvidas. Com 72 anos de idade, as viagens para recrutamento e como Belichick vai lidar com os famosos acordos de NIL, que agora permitem que os jogadores sejam pagos no nível universitário, estão entre os principais. Atrair talento para a universidade requer esforço e criação de boas relações; sabemos que esses não são os pontos mais fortes do treinador.

Outro ponto a ser discutido está justamente com relação a idade do treinador. Pode ser que nem ele e nem a universidade estejam preocupados com relação ao longo prazo do projeto, mas como isso pode garantir a atração de bons jogadores para o programa? Quem garante que Belichick não vai deixar North Carolina após um único ano se algo mais interessante surgir na NFL? Será que o suposto plano de sucessão com seu filho vai ser suficiente?

A lista de treinadores que rumaram da NFL para o College conta com vários nomes cuja empreitada não funcionou, incluindo alguns dos próprios assistentes de Belichick no período em que ele comandava o New England Patriots. É um universo completamente diferente em vários quesitos e, até que se prove em campo, toda dúvida é justa: nome não ganha jogo.

…Mas o pedigree é interessante

O ambiente é totalmente diferente e os seis títulos do treinador não vão entrar em campo junto com ele, tal qual não entraram nos últimos anos em que treinou os Patriots. O que ninguém pode negar é que, quando o assunto é ensinar futebol americano, dá pra contar nos dedos de uma mão quais treinadores possuem tanto conhecimento e qualidade quanto o novo manda-chuva em North Carolina.

A universidade acabou de sair de um treinador também veterano e com histórico de campeão para chegar em Belichick como seu novo líder. Pode fazer bem, especialmente com o ponto em que promete fazer de North Carolina um ponto de preparação direta para a NFL em todos os sentidos. Os Tar Heels não foram uma tragédia com Mack Brown, só que, assim como a contratação pode dar terrivelmente errado, o conhecimento do novo líder pode dar aquele gás a mais para o time.

Para o bem ou para o mal, os dois lados estão apostando todas suas fichas.

Para saber mais:
Panorama dos playoffs: As chances de cada equipe antes da semana 15
Derrick Henry, Saquon Barkley e a nova discussão sobre pagar running backs na free agency
Vencer jogos por uma posse não é um problema para os Chiefs
Podcast ProFootball +: 5 questões espinhosas que respondemos sobre a NFL

Quer ter todo conteúdo do ProFootball rapidinho em seu celular ou computador sem perder tempo? Acesse nosso grupo no WhatsApp e receba tudo assim que for para o ar. Só clicar aqui!

“odds