1º de março chegou e com o início do mês, os burburinhos de mercado da NFL começam a criar volume. Será que seu time tem dinheiro para se reforçar? Será que dá para sonhar com mais peças rumo a um potencial Super Bowl? Alguém vai ter que se cortado para que a equipe esteja adequada ao teto salarial? São muitas perguntas que o torcedor mais atento pode começar a se fazer nesse período.
É o início de dois meses muito intensos. Tanto para as equipes da NFL quanto para nós, dado que o volume de cobertura se assemelha aos meses de temporada regular. Abril, mês de Draft e com análises da free agency, costuma ser o mês que mais produzimos aqui no ProFootball. Temos a produção de, em média, um livro de 300 páginas por mês. Não é por acaso: na offseason é que nascem os campeões. Veja no ano passado, por exemplo: foi nesse período que o Tampa Bay Buccaneers contratou Tom Brady, trocou por Rob Gronkowski e draftou Tristan Wirfs e Antoine Winfield Jr. Os 4 foram peças essenciais ao longo da temporada e no Super Bowl LV.
Poderíamos dar exemplos em outros anos ou em sequência de anos. Para além de draftar Josh Allen na primeira rodada do Draft de 2018, o Buffalo Bills fez seguidos investimentos para ajudar no desenvolvimento de seu quarterback. Trocou por Stefon Diggs, contratou Cole Beasley e draftou Gabriel Davis. Só aí temos três movimentos essenciais que ajudaram na evolução de Allen, hoje um dos melhores quarterbacks jovens da NFL.
Acompanhar a offseason (intertemporada) é essencial para quem quer de fato acompanhar seu time e saber o que esperar antes de cada temporada começar. Como dito acima, parte do Super Bowl é ganha entre março e abril de cada ano. Pensando nisso, seguimos com uma cobertura forte tal como em anos anteriores. Vamos conhecer o que vem por aí? Antes de mais nada, o calendário da intertemporada.
- 7 de fevereiro: Super Bowl LV
- 23 de fevereiro a 9 de março: Período que as franquias têm para colocar a franchise tag em um jogador, caso queiram. Neste texto, explico as três modalidades de tag e neste outro aqui o Deivis conta para você as consequências de colocar a franchise tag num jogador.
- 15 a 17 de março: Período de negociações aberto. Os times podem entrar em contato com os atletas cujos contratos expiraram e que contam com pelo menos quatro temporadas aferidas. É o início da free agency. Neste texto, te conto como ela funciona.
- 17 de março: Início do novo ano fiscal da NFL. Os times têm que estar adequados ao novo teto salarial (que deve ser de 180 milhões de dólares, 20 a menos do que 2020) e trocas podem ser oficializadas. Antes desse dia, portanto, pode acontecer de equipes cortarem salários pesados para se adequarem ao teto. Fizemos um texto de jogadores que podem ser cortados na Conferência Americana e também na Conferência Nacional.
- 5 de abril: Times com novos treinadores podem começar os trabalhos de intertemporada. No caso, Atlanta Falcons (Arthur Smith), Detroit Lions (Dan Campbell), Houston Texans (David Culley), Jacksonville Jaguars (Urban Meyer), Los Angeles Chargers (Brandon Staley), New York Jets (Robert Saleh) e Philadelphia (Nick Sirianni). Os demais treinadores reencontram seu time em 19 de abril.
- 29 de abril: Primeira Rodada do Draft 2021
- 30 de abril: Segunda e Terceiras Rodadas do Draft 2021
- 31 de abril: Quarta à Sétima Rodada do Draft 2021
Início de março: Franchise Tag
Nesta semana e na próxima, nosso foco é na franchise tag – recurso importante para os times não perderem peças essenciais em seu elenco, tal como o quarterback Dak Prescott no Dallas Cowboys. O período para que as franquias coloquem a tag (caso queiram, claro) vai até 9 de março. Quando ocorrer, você tem a análise sobre o movimento. Antes, de toda forma, já temos o panorama aqui no ProFootball com os dois textos abaixo.
5 jogadores que podem receber a Franchise Tag
Faca de dois gumes: O que acontece quando um jogador recebe a franchise tag?
Meio de março: Free Agency
Como tradicional aqui no site, nossa cobertura da Free Agency (mercado de vai e vem da NFL) é absurdamente completo. A novidade para 2021 é que vamos dar um foco extra na questão salarial, com uma análise mais ampla de quais times tem dinheiro para gastar e quais estão mais apertados. Como o leitor de longa data deve saber, temos um teto salarial rígido na liga. Os times não podem gastar mais num ano em jogadores (técnicos e staff não entram na conta) do que o estipulado pela liga. Esse teto salarial é em função do lucro do ano anterior. Como você deve imaginar, esse lucro caiu por conta da ausência de público nos estádios – assim, o teto cai também. A expectativa é que ele seja de 180 milhões de dólares – 20 a menos do que o ano passado. Como efeito, muitos times terão que fazer cortes para se adequarem a ele. Já falamos sobre isso aliás.
5 jogadores da AFC que podem ser cortados
5 jogadores da NFC que podem ser cortados
Mas, para além de questões contábeis, temos que falar dos jogadores em si e do mercado. Neste ano, voltamos com a já tradicional lista de top 30 melhores free agents disponíveis e ela será publicada nesta sexta, com o top 10 aberto e do 11 ao 30 exclusivo para os assinantes de nosso site. Outra novidade que estamos preparando é a lista de melhores free agents por posição – daremos à free agency o mesmo tratamento de prévias que o Draft tem.
Final de março: Análise da Free Agency
Será que seu time foi bem ou foi mal nas contratações? Alguém pagou mais do que deveria? Quais as barganhas? Ainda tem alguém bom disponível para contratar? As perguntas seguem para serem respondidas por nosso site no final deste mês. As duas últimas semanas de março são voltadas para arredondarmos as arestas quanto à free agency e para analisar os principais movimentos e, principalmente, como os times ficam após as contratações ou cortes.
Essa é outra novidade para este ano, um período mais redondo para nos dedicarmos com força total a essas análises.
Abril: Cobertura Total do Draft 2021
Sim, parece nome de programa da Globo dos anos 1990, mas é isso mesmo: Cobertura Total. Ainda não podemos dar todos os detalhes sobre, mas espere neste ano a melhor cobertura que já fizemos para o Draft da NFL. Você chegará no final de abril sabendo tudo o que precisa para acompanhar o Draft e saber exatamente o que esperar antes de cada escolha. Quais trocas são possíveis? Haverá uma corrida por quarterbacks no topo da primeira rodada? Quais classes estão fortes e quais estão fracas? E os encaixes, será que há algum em especial que é mais interessante?
Enfim, tem muita coisa para falarmos sobre esse momento tão especial de quem gosta e acompanha a intertemporada da NFL. De antemão, podemos anunciar que voltamos com a lista de 50 melhores prospectos para o Draft – tal como fizemos nos últimos anos, assinada por mim e Deivis Chiodini. Falando nele, não preciso nem dizer que seguiremos com os Drafts Simulados (Mock Draft) para você ter uma ideia do que esperar na primeira rodada.
Maio: Revisão do Draft da NFL
Como disse acima, encaixes são importantes. Não é todo quarterback com foco em spread offense que vai se dar bem num ataque mais fechado e voltado para passes com dois wide receivers em campo e pacotes carregados de tight ends. Será que o running back escolhido na segunda rodada tem uma boa linha ofensiva para trabalhar e continuar brilhando como o fizera no college? Quais times melhoraram e quais não fizeram boas escolhas, pegando prospectos antes do que deveriam?
Teremos nas duas primeiras semanas de maio muita coisa para conversar sobre o Draft, tanto em textos como em vídeos e é claro, em nosso podcast. O que me lembra que temos que falar sobre ele.
Podcast: Novo nome, nova imagem.
Estamos unificando nossas plataformas para que todas levem o mesmo nome, ProFootball. Então assim chamaremos nosso podcast daqui para frente. Ele teve a identidade visual repaginada, com um tom mais sóbrio e destaque para nosso tema, a NFL. Ainda estamos de férias do podcast aberto, mas semanalmente já voltamos a produzir conteúdos para nossos assinantes. No final do texto te contamos como faz para você assinar o podcast e já voltar a ouvir com conteúdo da franchise tag e free agency.
Todos os conteúdos acima – análise, previsão e todo o mais – também é coberto pelo podcast, comigo e Deivis Chiodini. O podcast aberto a todos volta dia 10 de março revendo os principais pontos da franchise tag. Já se inscreva nos principais feeds abaixo!
Spotify | iTunes/Apple Podcasts | Google Podcasts
Colunas seguem nesta intertemporada
5 Lições da Franchise Tag/Free Agency/Draft, 5 Vencedores (Bulio), 4 Descidas (eu) seguem nesta intertemporada como meio de manter todos vocês o mais informado o possível. Essas colunas todas são abertas ao público em geral. É uma cobertura densa que nunca fizemos aqui no site e esperamos que vocês gostem. Ainda, haverá Power Ranking dos 32 times em momentos importantes, como o pós free agency e o pós Draft. Aliás, tanto o Power Ranking como os Drafts Simulados serão textos abertos a todos.
Tem mais?
Sim, tem mais. Vídeos que farei no YouTube são postados para ilustrar os textos aqui – sabemos que muitos de vocês preferem consumir nosso conteúdo em vídeos e em podcasts em vez de textos. Ademais, temos as redes sociais do site, que serão alimentadas cada vez mais com estatísticas e fatos bacanas sobre os jogos que aconteceram e acontecerão. Siga nosso Instagram em @profootballbrasil, nosso Twitter em @profootballbr e entre gratuitamente em nosso canal do Telegram em @nflprofootball.
Você pode se inscrever no meu canal do YouTube clicando aqui – e também estou no Twitter em @curtiantony, no Instagram em @antonycurti e no Telegram em @curtiantony também.
É só isso? Claro que não. Haverá ainda outros textos pontuais na medida em que forem necessários – em especial com as trocas, claro. Orgulhosamente, digo que isso nunca foi feito em nosso site e é algo que vai ser muito, muito legal. A melhor cobertura da NFL abaixo do Trópico de Capricórnio está aqui.
Para ter acesso a todo esse conteúdo, você pode assinar nosso site clicando aqui. Basta fazer um cadastro bem rápido e depois escolher o plano – ou o Mensal, custando R$ 4,00 por semana no primeiro mês (mega barganha para você experimentar isso tudo) ou o Anual em 10x sem juros com 35% de desconto. Te esperamos.
Antony Curti
Editor-Chefe, ProFootball






