A exemplo do que acontece nos discursos anuais do “Estado da União” por parte do presidente dos EUA, faremos aqui um especial com 8 “Estados das Divisões” da NFL.
Textos com a classificação da divisão até agora, o favorito para o título, o desafiante (pode ser mais de um), a grata surpresa até agora, a maior decepção, o MVP e o melhor calouro.
NFC East
- Washington Redskins 6-4
- Dallas Cowboys 5-5
- Philadelphia Eagles 4-6
- New York Giants 3-7
O favorito para ganhar a divisão:
Dallas Cowboys
Não, você não leu errado. Não, eu não fiquei maluco. Este mesmo redator que criticou até não poder mais as decisões de Jerry Jones no comando do Dallas Cowboys agora aponta o time como favorito.

Antes que você venha tacar pedras, lembro uma frase de Kant: “o sábio pode mudar de opinião. O idiota, nunca”.
Mudar de opinião é o correto se as coisas mudam também. As coisas mudaram. Ezekiel Elliott finalmente está sendo melhor utilizado. A defesa aérea dos Cowboys é a melhor da divisão – com destaque para os linebackers.
Isso obviamente é fruto da enxurrada de críticas que o time sofreu e pelo fato de que Jason Garrett (finalmente) se colocou em situação de perder o emprego. Ante essa situação, fez mudanças – notoriamente o maior volume para Zeke.
Os Cowboys não são uma potência na NFC e a NFC East é a pior divisão da NFL. Mas considerando o calendário restante, a lesão de Alex Smith e o jogo contra os Eagles em casa, uma confluência de fatores faz com que a equipe torne-se a favorita numa divisão fraca e nivelada por baixo.
Garrett não deveria treinar o time na próxima temporada, mas para o azar do torcedor, vem aí uma vitória pírrica. Aquela vitória amarga, que no médio prazo significa derrota. Ganhar a divisão blinda Garrett de uma demissão que já deveria ter acontecido. O elenco é bom, como se mostra agora. Poderia mais.
Ah, e o “fato novo” na demissão do técnico de linha ofensiva ajudou também. Além dos motivos acima, o calendário ajuda, como disse. Redskins (sem Alex Smith) em casa no Thanksgiving. Saints em casa (uh, ai não conto com vitória). Na sequência, Eagles (4-6) em casa, Colts (5-5) fora de casa, Buccaneers (3-7) em casa, Giants (3-7) fora. Dos seis jogos restantes, 4 são plenamente ganháveis. Com 9-7, a divisão estaria nas mãos de Jerry Jones.
O desafiante ao favorito
??????. Se este texto fosse escrito há uma semana, eu teria colocado o Washington Redskins como favorito e o Philadelphia Eagles como desafiante. Os Redskins terão Colt McCoy como quarterback até o final da temporada e isso, somadas as lesões na linha ofensiva, lhes impõe um teto de produção.
O Philadephia Eagles tomou a PIOR derrota da história dos campeões do Super Bowl. Os 41 pontos de diferença contra os Saints foram a maior diferença de pontos numa derrota de quem defende o título na temporada posterior a ele. Já falo mais sobre.
Quanto ao New York Giants, bem, seria um milagre e matematicamente é possível. Mas não vejo acontecer. A equipe vem de duas vitórias, é verdade – mas contra adversários bem limitados.
A grata surpresa até agora
Adrian Peterson. Eu critiquei bastante a contratação e não retiro o que disse, porque era a análise mais racional possível. Peterson vinha de temporadas horríveis e o histórico de running backs com mais de 30 anos não é bom. Aliás, é péssimo.
Seja como for, num backfield cheio de lesões do Washington Redskins, ele está produzindo mais do que eu esperava. Oscila de produção, é bem verdade, mas está eficiente na red zone e tem 6 touchdowns na temporada. De toda forma, sem empolgou: são 4 jogos com menos de 3,5 jardas por carregada neste ano.
A maior decepção até agora
Philadelphia Eagles. É completamente impossível não colocar o atual campeão aqui. De melhor equipe da NFL na temporada passada, temos um time à deriva com problemas em várias áreas. Nem Carson Wentz escapa, embora há alguns jogos ele estivesse bem.
Na última partida contra os Saints, Wentz lançou 9 passes em janelas estreitas, completando apenas um. Em profundidade, para mais de 15 yds, 0-6 e três interceptações.
A equipe não tem condições de competir em 2018. Não vou entrar em muitos detalhes porque o Bulio vai redigir um extenso texto sobre o assunto, mas boa parte das coisas que fizeram o time dominar a NFL no ano passado foram por água abaixo em 2018.
Pressão cedida ao quarterback, queda de produção em passes longos e terceiras descidas, uma secundária várzea, poucos tackles para perda de jarda do adversário em primeira descida e inexistência de jogo terrestre são alguns dos culpados.
Outros textos de Estados da Divisão:
Estado das Divisões: AFC West é dos Chiefs ou Chargers podem aprontar?
Estado das Divisões: AFC South virou terra de ninguém – ou é dos Texans?
Estado das Divisões: AFC East segue com a Dinastia no comando
Estado das Divisões: Será a hora de um novo campeão na AFC North?
O MVP
Sei lá. É sério, essa é a divisão mais difícil de se achar um MVP.
Vou colocar Ezekiel Elliott mais como previsão do que qualquer outra coisa. Todas as partidas nas quais Elliott teve mais de 20 tentativas de corrida resultaram em vitória de Dallas. Foi assim nos dois últimos jogos, aliás.
O Calouro do Ano
Saquon Bar… Nah. Seria óbvio demais falar isso. Vou dar uma leve ousada e colocar Leighton Vander Esch, linebacker dos Cowboys aqui.
É público e notório que a defesa dos Cowboys desmontava a qualquer momento que Sean Lee saísse por inevitável lesão. Em 2018 isso aconteceu e, adivinhe, não desmontou. Um dos responsáveis por isso é Vander Esch.
Embora a análise “de momento” faça com que coloquemos ele “lá em cima” após duas maravilhosas atuações contra Eagles e Falcons, a verdade é que ele vem sendo peça essencial numa unidade que só melhora a cada dia quando consideramos a defesa contra o passe. Não seria absurdo colocá-lo como candidato a calouro defensivo do ano na NFL toda, aliás.
Exclusivo de nossos assinantes – assine agora e aproveite 7 dias de teste grátis
🏈 PRO! | Em terra de ataques, por que não a defesa dos Bears?
🏈 PRO! | Steelers mostram poder de superação e solidificam-se como favoritos na AFC
🏈 PRO! | A lesão de Alex Smith ameaça gravemente a temporada de Washington, mesmo na liderança da divisão
🏈 PRO! | Mesmo que soe como decisão impopular, os Cowboys deveriam fazer de Prescott seu quarterback do futuro

[divider]SIGA-NOS![/divider]
Siga-nos no Instagram: @antonycurti
Inscreva-se em nosso canal do YouTube, vídeos novos toda semana.







