Uma das mais longas novelas extra-campo que a NFL já presenciou teve seu final ontem, 15 de novembro. O running back do Dallas Cowoboys, Ezekiel Elliott, anunciou que não irá mais recorrer na justiça comum e que cumprirá a suspensão de seis (agora cinco) jogos já na temporada regular de 2017.
Por meio de seus agentes, Elliott disse que desistir de apelar “de forma alguma é uma confissão de que fez algo errado”. O jogador teria uma audiência no dia 1 de dezembro – já com quatro jogos cumpridos da suspensão – numa corte federal de apelações.

A novela foi longa
Foram 96 capítulos, por assim dizer. Do dia que o comissário da NFL, Roger Goodell, anunciou a suspensão, noventa e seis dias passaram com idas e vindas, com apelações das apelações que suspenderam o efeito suspensivo da suspensão – é, o Direito é mágico, né?. Ao todo, os advogados de Elliott tinham conseguido três liminares que “levantaram” provisoriamente a aplicação da suspensão. Contudo, a última decisão da justiça comum foi de não dar uma liminar e ele já começou a cumprir os seis jogos na Semana 10.
O primeiro jogo cumprido veio no último domingo, fora de casa contra o Atlanta Falcons – que resultou em derrota por 27-7. Agora, faltam cinco jogos a serem cumpridos. Com isso, Elliott estaria elegível para voltar na Semana 16 contra o Seattle Seahawks (24/12). Ele ainda teria outro jogo na temporada regular, contra o Philadelphia Eagles (31/12), na Semana 17.
Falando em Eagles, os Cowboys estão três jogos atrás na classificação da divisão e jogam contra Philadelphia neste domingo, no Sunday Night Football. O time não contará com Elliott e também não contará com o líder defensivo do time, o linebacker Sean Lee.
Entenda o caso:
Em seu segundo ano na NFL, Elliott foi punido com seis jogos de suspensão após ser investigado por mais de um ano pela liga. Os achados da NFL, segundo a mesma, indicaria que Elliott praticou atos de violência doméstica com uma antiga namorada.
Leia também:
Quanto a suspensão de Ezekiel Elliott atrapalha o Dallas Cowboys?
6 jogos: Ezekiel Elliott recebe suspensão por caso de violência doméstica
Embora não tenha sido o suficiente para que o Estado de Ohio levasse a frente a persecução criminal – a qual necessita de provas mais contundentes e concretas – os achados foram o suficiente para que a liga aplicasse a punição. Explicando novamente, na área trabalhista/cível, as provas não precisam ser tão “pesadas” quanto as necessárias para uma condenação criminal.
Daí a “discrepância” de tutelas entre a NFL e a justiça comum. “[Havia] provas substanciais e persuasivas que apoiavam a acusação de que houve violência doméstica em múltiplas ocasiões durante a semana do dia 16 de julho de 2016”, disse a NFL em comunicado. Ezekiel nega todas as acusações.
Mais Semana 11:
Tabela da Semana 11: Eagles e Cowboys enfrentam-se valendo o destino da NFC East
Ausência de Tyron Smith foi determinante na proteção de Dak e na derrota dos Cowboys
Comentários? Feedback? Siga-me no twitter em @CurtiAntony ou no facebook – e ainda, nosso site em @profootballbr e curta-nos no Facebook.







