Como há muito dissemos aqui no site, pagar caro em running backs é uma missão arriscada. Na maior parte das vezes – Todd Gurley, Christian McCaffrey, Ezekiel Elliott – o investimento acaba indo por água abaixo por queda de desempenho ou lesões que são quase que previsíveis para atletas da posição com volume alto. Assim, a alternativa encontrada por muitos times é a de não renovar o vínculo e substituir o corredor por outro mais novo, potencialmente mais durável e certamente mais barato por estar em contrato de calouro.
É o que o Denver Broncos deve fazer com Melvin Gordon, um dos nomes da lista. O time escolheu Javonte Williams no Draft do ano passado e ele deve ser o cara no Colorado quando o assunto é jogo terrestre em 2022. Gordon, por sua vez, chega ao mercado. Sem mais delongas, vamos à lista de 5 melhores running backs no mercado nesta temporada. Os valores de mercado são via Spotrac. Excepcionalmente nesta lista, vamos colocar a idade porque é um fator importante para corredores na free agency.
5- Rashaad Penny, Seattle Seahawks (26)
Uma surpresa e tanto na nossa lista, considerando que Penny foi uma das piores escolhas de primeira rodada nos últimos Drafts e uma das frequentes críticas que fazemos a Pete Carroll na gestão recente dos Seahawks. Penny, porém, jogou tão bem como qualquer running back no final da temporada. Foram quatro jogos com mais de 100 jardas depois da semana 13. O problema?
Ele vive lesionado e demorou bastante para ganhar espaço em Seattle. Por outro lado, tem apenas 26 anos; Colocamos Penny aqui como uma grande exceção e frisando que a ideia interessante seria um contrato de um ano ou dois no máximo, com o dinheiro garantido vindo em bônus de snaps e produção. É um risco e uma aposta, mas se ele jogar como no final de 2021, pode ser um bilhete premiado.
Valor anual de mercado: 3 a 4 milhões de dólares[foot]O Spotrac não tem estimativa para Penny, então nós mesmos estipulamos em meio aos seus pares, com base na idade, histórico de lesão e etc[/foot].
4- James Conner, Arizona Cardinals (27)
Uma das provas de que a linha ofensiva do Pittsburgh Steelers passou longe de ser grande coisa nos últimos anos foi a altíssima produção de Conner na red zone no ano passado, já nos Cardinals. Conner teve impressionantes 15 touchdowns corridos no ano passado e literalmente todos foram produzidos com a linha de scrimmage estando nas 20 jardas finais do campo. Ele foi importante como finalizador de campanhas e assim pode ser visto na free agency. Por outro lado, passou longe de ser um cara explosivo, sendo apenas o 34º da liga em corridas para mais de 10 jardas.
Valor anual de mercado: 5.9 milhões de dólares.
3- Marlon Mack, Indianapolis Colts (26)
Muito foi falado sobre Mack ser trocado, dado que virou uma enorme carta fora do baralho de Frank Reich em meio à ascensão de Jonathan Taylor como senhor soberano do backfield. Isso acabou até sendo bom em certa medida para Mack. Ele teve apenas 59 snaps na temporada passada e terá 26 anos na temporada 2022. Entre os jovens, excelente aposta – até porque seria uma aposta baixa, ele apareceu pouco na liga nos últimos anos e isso obviamente lhe tira valor de mercado.
Mack, contudo, tem seu valor. Sua média de jardas/carregada na carreira é de 4,38, número que não é excelente mas não seria nada mal considerando seu valor baixo de mercado. Não lhe vejo como um carregador de piano, mas pode ser parte importante de um backfield em que haja um comitê de running backs.
Valor anual de mercado: 2,5 milhões de dólares.
2- Melvin Gordon, Denver Broncos (29)
Aqui, a idade é um fator. Gordon é o jogador mais velho de nossa lista, mas em contrapartida foi top 15 da NFL em várias estatísticas mesmo vendo Javonte Williams ganhar cada vez mais espaço em Denver. Ele foi 11º em jardas corridas, 10º em touchdowns corridos e 13º em corridas para mais de 10 jardas.
Seu contrato nesta free agency deve ser semelhante àquele que os Broncos lhe deram. Dois anos e com o dinheiro garantido mais forte no primeiro ano. Contudo, o mundo gira e a Lusitânia roda. Os anos passaram e os 8 milhões de média que ele teve no último contrato devem sofrer um duro golpe. Acho difícil que a marca passe de 6,5 milhões de média. Tampouco vejo um time precisando de carregador de piano com Gordon em 2022. Ele deve ir ou para um time que está bem e precisa de reforço terrestre ou para ser um running back tampão enquanto o time aposta num calouro.
Valor anual de mercado: 5,2 milhões de dólares.
1- Leonard Fournette, Tampa Bay Buccaneers (28)
Fournette foi o dono do backfield de Tampa Bay no ano passado, tendo 80 carregadas a mais que Ronald Jones (que também é free agent). A média de jardas por carregada de Fournette em 2021 foi a melhor de sua carreira, com 4,51 – ainda somando 8 touchdowns e tendo sua segunda melhor temporada como recebedor. Se por um lado foi um dos nomes que sustentou o argumento “não se escolhe running back no top 10 do Draft”, Fournette teve seu valor para o título de Tampa Bay em 2020 e ainda foi peça importante ano passado.
Valor, aliás, é a chave aqui. Assim como ter lhe escolhido tão alto no Draft foi um erro, também o seria se o time que contar com seus serviços em 2022 dê um contrato gordo e longo. Fournette terá 28 anos em setembro, entrando no crepúsculo de sua carreira. Um contrato de 2 anos, com o dinheiro garantido mais no primeiro e com o valor de mercado do Spotrac, porém, me soa interessante – especialmente se for num time que compete pelo título e que tenha um quarterback acima da média para lhe abrir espaço indiretamente.
Valor anual de mercado: 6,1 milhões de dólares.
Menções honrosas:
- Cordarelle Patterson, Atlanta
- Jalen Richard, Las Vegas
- Raheem Mostert, San Francisco
- James White, New England
- Sony Michel, Los Angeles Rams
Para saber mais:
Garoppolo vale menos que o imaginado e San Francisco precisará de paciência
Free Agency 2022: 5 melhores wide receivers
🎥 Curti: Raiders precisam renovar com Derek Carr – qual é a outra alternativa?
Curti: Brady nos 49ers em 2022 é um sonho de uma noite de verão







